Médico oncologista

Prepare-se com questões de Médico oncologista

01

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Médico oncologista) - “Estamos naturalizando o superencarceramento no Brasil e isso é preocupante. Prendemos muito e errado. O sistema não consegue se concentrar nos crimes contra a vida”, diz o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Renato de Vitto. A história do publicitário gaúcho Alexandre Thomaz é um exemplo desse rigor excessivo. Em 2002, ele descobriu um câncer na garganta. Deixou de sentir sabores, perdeu a fome e massa corporal. Por conselho médico, descobriu na internet que a maconha estimula o apetite. Plantou pés de cannabis em um sítio. Em 2009, graças a uma denúncia anônima, foi preso como traficante. Está em liberdade, mas responde a processo por tráfico e pode pegar de 5 a 15 anos de prisão. “Os cidadãos não sabem o que é tráfico. Têm uma imagem a respeito, mas não sabem o que se encarcera como tráfico no Brasil”, explica Salo de Carvalho, professor de Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em criminologia, que ainda completa: “O aumento do encarceramento aumenta a violência, todos os estudos mostram isso.”

(Adaptado de: http://www.cartacapital.com.br/revista/838/se-cadeia-resolvesse-4312.html.)

Acerca do tema, escreve V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A despesa média com cada preso situa-se entre 2,5 mil e 3 mil reais por mês, valor aproximado do investimento anual com alunos da rede pública.

( ) Dois em cada três detentos são brancos, e metade da população prisional frequentou ou possui Ensino Fundamental completo.

( ) Cerca de quatro em cada dez presos ainda não passaram por julgamento.

( ) Com investimento de R$ 36 milhões, a Penitenciária Industrial de Blumenau foi inaugurada em janeiro.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q41517Ca
02

(FUNCAB - 2016 - Prefeitura de Itabuna/BA - Médico oncologista) - Em relação ao uso de vemurafenibe no melanoma metastático:

Código da questão
Q21729Ca
03

(FUNCAB - 2016 - Prefeitura de Itabuna/BA - Médico oncologista) - Pacientes com diagnóstico de câncer de cólon que se encontram em uso de irinotecano podem apresentar diarreia. É necessário redução da dose do irinotecano em pacientes que são:

Código da questão
Q21727Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2016 - Prefeitura de Itabuna/BA - Médico oncologista) - Sobre os elementos destacados do fragmento “Contém Chernoviz, dizem os entendidos, muitos erros, muita lacuna, muita coisa inútil e até disparatada.”, leia as afirmativas.

I. A palavra MUITA, nas duas ocorrências, é advérbio de intensidade.

II. OS ENTENDIDOS é sujeito da oração a que pertence.

III. O vocábuloATÉ indica inclusão.

Está correto apenas o que se afirma em:

Código da questão
Q21692Ca
05

(FUNCAB - 2016 - Prefeitura de Itabuna/BA - Médico oncologista) - Um senhor de 80 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica grave há muitos anos. No momento, queixa-se de dispneia, que piora ao deitar em decúbito dorsal. O nome técnico para este sintoma é:

Código da questão
Q21715Ca
06

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Médico oncologista) - Sobre a dor neuropática nos pacientes com câncer, é correto afirmar:

Código da questão
Q41536Ca
07

(FJPF - 2007 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Médico oncologista) - À Direção Nacional do SUS compete exclusivamente:

Código da questão
Q14691Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FJPF - 2007 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Médico oncologista) - “Até em torno dos 30 anos, desenvolvemos ossos de maneira muito eficiente.”

Dentre as modificações impostas abaixo a essa frase do texto, a que lhe modifica significativamente o sentido original é:

Código da questão
Q14664Ca
09

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Médico oncologista) - Blumenau conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) para assistência e acompanhamento das alterações iniciais ou potencialmente precursoras do câncer do colo de útero, vagina e vulva. O Centro também presta atendimento por meio do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), permanecendo como referência para os casos dentro das 72 horas do ocorrido.

(Fonte: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-saude/pagina/estrutura-semus//centro-atencao-integral-saude-mulher.)

Segundo informações do SAVS, em 2014, o serviço atendeu 98 novos casos de violência sexual; já em 2015, até a segunda quinzena de agosto, foram contabilizados 80 novos atendimentos até aquele momento. Acerca do tema e em coerência à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, analise as afirmativas a seguir e escreva V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A violência sexual é um dos principais indicadores da discriminação de gênero contra a mulher.

( ) A violência sexual e doméstica é um grave problema de saúde pública.

( ) São imprescindíveis, nos serviços do SUS, próprios, contratados e conveniados, a oferta e a realização de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Código da questão
Q41526Ca
10

(FUNCAB - 2016 - Prefeitura de Itabuna/BA - Médico oncologista) - O funcionário público que deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, incorrerá na prática do crime de:

Código da questão
Q21708Ca