Médico otorrinolaringologista

Prepare-se com questões de Médico otorrinolaringologista

01

(FGV - 2015 - Prefeitura de  Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Em uma cidade chamada Faz de Conta, nasce, em média, uma criança a cada 3 horas e morrem 3 pessoas por dia. Em um ano, a população dessa cidade aumenta em, aproximadamente,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37429Ca
02

(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - Faringotonsilites é um tema imenso dentro da otorrinolaringologia e, na realidade, uma fração considerável de atendimentos. Entre elas, a faringotonsilite estreptocócica é a que mais preocupa o médico. Sobre esse tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As faringotonsilites estreptocócicas, que somam ao redor de 20% das faringotonsilites de crianças e adolescentes, são de fácil diagnóstico clínico, dispensando os exames laboratoriais na vasta maioria dos casos.

( ) O primeiro determinante da patogenicidade estreptocócica é uma proteína antigênica (chamada proteína M, um imunomediador).

( ) Além de imunomediadores, a infecção estreptocócica produz toxinas eritrogênicas.

( ) É o Streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A o causador da faringotonsilite estreptocócica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23592Ca
03

(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - Sobre a responsabilidade do servidor público, caso exerça irregularmente suas atribuições, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23573Ca
04

(UNAMA - 2007 - Santa Casa/PA - Médico otorrinolaringologista) - A uvulite é um processo inflamatório agudo da úvula, que adquire volume exagerado, podendo até dificultar mecanicamente a deglutição. As prováveis causas são:

I- alérgicas.

II- bacterianas.

III- fúngicas.

IV- virais.

O correto está apenas em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14111Ca
05

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico otorrinolaringologista) - Em relação à rinossinusite crônica com polipose, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23606Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(UNAMA - 2007 - Santa Casa/PA - Médico otorrinolaringologista) - A respeito das seguintes passagens do texto é correto afirmar:

1- Em: “Outrora, não haveria motivos de discussão. Durante todo o século XX e nos primeiros anos deste, nem um pingo de dúvida. Brasil X Chile? Ah, Brasil favorito, e fim de papo. Não precisava fazer escalação. Agora são outros tempos: é a nova Era Dunga.” os termos em negrito são elementos coesivos que indicam progressão seqüencial.

2- Em: “Menos mal é que outra notícia diz que a seleção brasileira está preocupada com a (sua) falta de gol.”, o pronome possessivo entre parênteses foi um recurso usado pelo autor para evitar ambigüidade.

3- Em: “... é que outra notícia diz que a seleção brasileira está preocupada...”, o “que”, nas duas ocorrências, é pronome relativo.

4- Em: “Bem, pelo menos parece ...” a palavra em destaque, mantendo o mesmo sentido que tem nesse contexto, funcionaria como antônimo de “mal” em “Menos mal é que ...”.

O correto está em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14087Ca
07

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico otorrinolaringologista) - Qual o agente etiológico e o tratamento mais indicados na epiglotite aguda?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23603Ca
08

(FGV - 2015 - Prefeitura de  Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - O Ministério da Saúde recomenda que a terapêutica antirretroviral inicial contemple a combinação de três drogas: dois inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos, associados a um inibidor da transcriptase reversa não análogo de nucleosídeo ou a um inibidor de protease reforçado com ritonavir.

Assinale a opção que apresenta o esquema que atende a essa diretriz terapêutica.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37399Ca
09

(UNAMA - 2007 - Santa Casa/PA - Médico otorrinolaringologista) - No tratamento da blastomicose da laringe, deve ser utilizada:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14115Ca
10

(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - Trata-se de um tumor benigno que acomete apenas glândulas parótidas, incidindo principalmente em homens (25:1) em sua quinta e sexta décadas de vida, e de evolução bastante lenta, podendo ser uni ou bilateral. É o segundo tumor benigno mais comum nessa glândula. É um adenoma constituído por oncócitos formando cistos ou estruturas papilíferas em camadas duplas, com células colunares e basaloides em estroma rico em tecido linfoide contendo folículos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse tumor.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23599Ca

Especial PRF

Veja mais »