Médico patologista

Prepare-se com questões de Médico patologista

(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Médico patologista) - A biópsia é frequentemente realizada durante a avaliação das hepatites crônicas, podendo auxiliar na definição da etiologia e/ou na graduação/estadiamento das lesões. Nas biópsias de hepatites crônicas,

Código da questão
Q33254Ca

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - Um homem de 61 anos é encaminhado para um centro de cirurgia geral de um hospital regional, por apresentar colelitíase sintomática. Nesse centro, o paciente acabou sendo submetido a uma cirurgia videolaparoscópica, que se deu sem intercorrências. Por ocasião da alta, o cirurgião emite uma nota em que constam informações sobre os cuidados a serem seguidos no período pós-operatório e um plano terapêutico sugerido para ser seguido pela equipe de saúde. O princípio do Sistema Único de Saúde contemplado nesse caso foi:

Código da questão
Q39451Ca

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - RDA, masculino, 25 anos, comparece à consulta para mostrar os resultados de seus exames, incluindo um teste Elisa anti-HIV, que resultou positivo. A interpretação correta desse resultado deve considerar:

Código da questão
Q39454Ca

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - Sobre a oncogênese, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q34412Ca

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico patologista) - Sobre a sífilis congênita, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A sífilis congênita se origina da disseminação hematogênica das espiroquetas entre os estágios primário e secundário da infecção materna, ocorrendo preferencialmente no segundo ou terceiro trimestre de gravidez.

( ) Quando a transmissão se dá no segundo trimestre gestacional, muitas vezes resulta em feto morto.

( ) Os nascidos vivos podem apresentar hepatoesplenomegalia, rinite hemorrágica, fissura labial, icterícia, lesões cutâneas e ósseas.

( ) Macroscopicamente, a placenta é volumosa, pesada e pálida. Microscopicamente, observa-se vilosite crônica e a demonstração de espiroquetas na placenta é possível na maioria dos casos.

Assinale a sequência CORRETA.

Código da questão
Q45091Ca

(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - A respeito da relação dígrafo e fonema, é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q14527Ca

(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - A respeito do Leiomioma uterino, é CORRETO afirmar:

Código da questão
Q14540Ca

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico patologista) - Sobre as pneumonias e abscessos pulmonares, assinale a alternativa INCORRETA.

Código da questão
Q45078Ca

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico patologista) - Sobre as doenças cerebrovasculares, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A gravidade do comprometimento das doenças cerebrovasculares depende da extensão e da área comprometida, do estado prévio do SNC e de outros elementos locais, como o edema.

( ) As principais causas de infarto cerebral são a trombose arterial e a embolia, ambas sempre associadas à aterosclerose.

( ) O infarto na substância branca encefálica por oclusão arterial, vasoespasmo ou hipotensão arterial é do tipo vermelho ou hemorrágico, enquanto o infarto cerebral secundário à trombose venosa é branco ou não hemorrágico.

( ) A encefalopatia hipóxico-isquêmica ocorre quando há redução generalizada do fluxo sanguíneo cerebral (FSC) abaixo dos níveis da autorregulação vascular encefálica, ou quando há interrupção completa, porém transitória, do FSC, levando a dano difuso de todo o encéfalo.

Assinale a sequência CORRETA.

Código da questão
Q45077Ca
10ª

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - São as manifestações clínicas mais comuns da febre Zika:

Código da questão
Q39425Ca