Médico patologista

Prepare-se com questões de Médico patologista

01

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - Marque a assertiva INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34394Ca
02

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - As diarreias agudas são definidas como a eliminação de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a um aumento da frequência das evacuações. Apesar dos ganhos em conhecimento da fisiopatologia e controle, a diarreia ainda é uma das causas mais importantes de morbidade infantil no mundo. Em relação às diarreias agudas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A diarreia osmótica caracteriza-se pela presença de substâncias na luz intestinal que exercem uma força osmótica em relação ao meio interno, isso ocorre por alterações anatômicas e/ou funcionais da mucosa intestinal, dentre elas a redução da atividade das enzimas, especialmente das dissacaridases.

( ) As diarreias secretoras são as que cursam com maiores perdas hidroeletrolíticas e são provocadas por toxinas bacterianas que promovem aumento intracelular de mediadores de secreção intestinal, que leva ao afluxo de íons como cloro, sódio e bicarbonato.

( ) As causas mais frequentes de diarreia aguda em crianças são os vírus, seguidos pelas bactérias e os protozoários; das bactérias, a ECEP (E. Coli enteropatogênica) é um agente importante de diarreia em crianças pré-escolares e escolares.

( ) O uso de antibióticos, em geral, não tem ação benéfica nas diarreias agudas e pode provocar desequilíbrio na flora normal do intestino. São indicados em casos específicos, como em desnutridos graves ou imunodeprimidos, crianças com sinais de toxemia ou disseminação da doença.

Assinale a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39447Ca
03

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Médico patologista) - Em paciente com suspeita de hepatite B, que apresenta os seguintes achados laboratoriais: HbsAg positivo, anti HBC total negativo. Este painel indica:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45112Ca
04

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - Em uma loja de equipamentos médicos, você decide comprar um termômetro clínico. O vendedor lhe traz três marcas diferentes, com preços comparáveis. Olhando o rótulo de suas caixas, você encontra as seguintes informações, relativas a 100 medidas consecutivas da temperatura em um mesmo paciente:

• Marca A [mínima: 36,0ºC; máxima: 36,2ºC; média: 37,1ºC; desvio padrão: 0,58ºC].

• Marca B [mínima: 36,5ºC; máxima: 36,9ºC; média: 37,2ºC; desvio padrão: 0,35ºC].

• Marca C [mínima: 36,1ºC; máxima: 37,2ºC; média: 36,8ºC; desvio padrão: 0,56ºC].

Qual marca deve ser comprada, para garantir melhor precisão nas medidas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39459Ca
05

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Médico patologista) - “Doente, 43 anos, sexo masculino, com incisão abdominal para-mediana para - retal interna D, realizada para tratar úlcera duodenal perfurada. Desenvolveu significante infecção da ferida operatória, sem evisceração, mas com deiscência dos planos superficiais até a aponeurose, com intensa secreção purulenta.”

Os patógenos mais comumente encontrados na cultura de secreção purulenta como no caso acima são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45102Ca
06

(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Médico patologista) - Pólipos e adenomas são mais comuns no cólon, mas podem ocorrer no esôfago, estômago e intestino delgado. Podem ser neoplásicos ou não neoplásicos, planos ou elevados, associados ou não a síndromes. Uma das características dessas lesões é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q33253Ca
07

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Médico patologista) - Entre as medicações abaixo, qual pode diminuir o nível sérico da prolactina?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45110Ca
08

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico patologista) - Sobre a doença inflamatória intestinal, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A doença de Crohn pode comprometer qualquer porção do trato gastrointestinal e o local mais comum é o íleo terminal, embora ocorram casos em que as lesões localizam-se exclusivamente no cólon.

( ) Histologicamente, na doença de Crohn observam-se úlceras aftosas, fissuras lineares, agregados linfoides e granulomas epitelioides.

( ) A retocolite ulcerativa é caracterizada morfologicamente pela presença de ulcerações, inflamação da mucosa que pode se estender à submucosa e muscular própria, com formação de microabscessos de criptas e alterações arquiteturais da mucosa (encurtamento e fusão de criptas).

( ) A vigilância colonoscópica é mandatória em pacientes com retocolite ulcerativa de evolução crônica. Nesses pacientes, tabagismo, duração da doença, sua extensão no cólon e presença de displasia são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de adenocarcinoma colônico.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45082Ca
09

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - Paciente do sexo feminino, 40 anos, apresenta sintomas dispépticos há 3 meses, sem pirose ou sinais de alarme. Não faz uso de anti-inflamatórios. Orientações sobre hábitos alimentares e um inibidor de bomba de prótons (IBP) foram prescritos por um período de 40 dias, após o qual a paciente retorna à consulta referindo que não houve melhora. Qual a conduta mais adequada para o caso?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39426Ca
10

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - Os sistemas operacionais como Linux e Windows utilizam-se de sistemas de arquivos para organizarem seus arquivos, dentre os mais comuns utilizados atualmente, no Linux e no Windows, por padrão temos RESPECTIVAMENTE:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34384Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »