(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - As diarreias agudas são definidas como a eliminação de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a um aumento da frequência das evacuações. Apesar dos ganhos em conhecimento da fisiopatologia e controle, a diarreia ainda é uma das causas mais importantes de morbidade infantil no mundo. Em relação às diarreias agudas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A diarreia osmótica caracteriza-se pela presença de substâncias na luz intestinal que exercem uma força osmótica em relação ao meio interno, isso ocorre por alterações anatômicas e/ou funcionais da mucosa intestinal, dentre elas a redução da atividade das enzimas, especialmente das dissacaridases.
( ) As diarreias secretoras são as que cursam com maiores perdas hidroeletrolíticas e são provocadas por toxinas bacterianas que promovem aumento intracelular de mediadores de secreção intestinal, que leva ao afluxo de íons como cloro, sódio e bicarbonato.
( ) As causas mais frequentes de diarreia aguda em crianças são os vírus, seguidos pelas bactérias e os protozoários; das bactérias, a ECEP (E. Coli enteropatogênica) é um agente importante de diarreia em crianças pré-escolares e escolares.
( ) O uso de antibióticos, em geral, não tem ação benéfica nas diarreias agudas e pode provocar desequilíbrio na flora normal do intestino. São indicados em casos específicos, como em desnutridos graves ou imunodeprimidos, crianças com sinais de toxemia ou disseminação da doença.
Assinale a sequência correta.