Médico pediatra

Prepare-se com questões de Médico pediatra

01

(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Consoante dispõe o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, ao 1 ui ado da Inf ncia e da uventude da Comarca da Capital compete o processamento e o julgamento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33484Ca
02

(Prefeitura Municipal - 2014 - Prefeitura de Tietê/SP - Médico  pediatra) - Em relação ao acompanhamento pré-natal de baixo risco, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11927Ca
03

(Prefeitura Municipal - 2014 - Prefeitura de Tietê/SP - Médico   pediatra) - Mulher de 50 anos, com sobrepeso (IMC 27 kg/m2), hipertensa controlada com medicações e com antecedentes de diabetes gestacional, procura atendimento médico para investigação laboratorial periódica a fim de avaliar sua regulação glicêmica. Foi solicitada glicemia de jejum, que resultou 114mg/dL. O próximo passo seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11923Ca
04

(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Com relação ao tratamento da otite média aguda com presença de febre elevada (maior que 39 graus Celsius) e já avaliada anteriormente, analise as afirmativas a seguir:

1) Fatores como exposição recente a antimicrobianos betalactâmicos, idade menor que 2 anos e permanência em creche por período maior que 6 meses devem ser considerados como agravantes.

2) Nas crianças alérgicas a penicilina, pode-se utilizar sulfatrimetropim +sulfametoxazol como droga antimicrobiana.

3) O uso de corticoides e anti-histamínicos podem ser rotineiramente indicados.

4) O emprego de amoxacilina+clavulanato na dose correspondente a 50mg/Kg de amoxacilina pode ser empregado para tratamento de micro-organismos produtores de betalactamase e estreptococos pneumoniae resistentes à penicilina.

5) As crianças alérgicas à penicilina podem ser tratadas com cefuroxima, ou macrolídeo.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33468Ca
05

(Prefeitura Municipal - 2014 - Prefeitura de Tietê/SP - Médico  pediatra) - Analise abaixo as responsabilidades e atribuições da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF):

I. Conhecer as famílias pelas quais são responsáveis e identificar os problemas de saúde mais comuns a que estão expostos.
II. Executar os procedimentos de vigilância à saúde e de vigilância epidemiológica, nos diversos ciclos da vida.
III. Garantir a continuidade do tratamento, pela adequada referência do caso.
IV. Prestar assistência integral visando promover a saúde por meio da educação sanitária.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11921Ca
06

(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Em relação à vacinação com BCG, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33466Ca
07

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de  Aguaí/SP - Médico pediatra) - Levando em consideração os sinais de pontuação, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença de sentido entre as orações abaixo:

I – Mariana quer fazer o trabalho em equipe.
II – Mariana, quer fazer o trabalho em equipe?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30717Ca
08

(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Uma criança com 6 anos de vida apresenta queixa de dores nas pernas de localização indefinida, regularmente à noite. Normalmente não necessita de analgésicos e o quadro é mais frequente quando há atividade recreativa intensa prévia. O exame físico não revelou anormalidades. Em relação ao descrito acima, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33480Ca
09

(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Uma criança de 7 meses de vida apresenta quadro diarreico de aproximadamente 6 evacuações líquidas por dia há mais ou menos uma semana. A mãe vem fornecendo solução hidratante oral com o dobro da quantidade de sal preconizada há 5 dias. O exame físico da criança revela um lactente irritado levemente hipertônico, com amplitude diminuída dos pulsos periféricos e diurese diminuída. A dosagem do sódio sérico mostrou um valor de 174 mEq/L.

A conduta terapêutica a ser tomada nesse caso é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33461Ca
10

(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico pediatra) - Evento relacionado à aplicação da vacina tetravalente comum, estando associado ao componente pertussis, ficando a criança pálida, hipotônica, cianótica e com respiração superficial:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30585Ca