Médico psiquiatra

Prepare-se com questões de Médico psiquiatra

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Segundo o I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas, CEBRID (2002), a atual prevalência de dependência alcoólica no Brasil é de:

Código da questão
Q41036Ca

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Com relação às manifestações clínicas de histeria, assinale a proposição verdadeira:

Código da questão
Q21906Ca

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Com relação à Psicanálise, assinale a alternativa verdadeira:

Código da questão
Q21909Ca

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Analise o fragmento a seguir.

Não raro, pacientes portadores de quadros demenciais requerem intervenções psicofarmacológicas, tendo em vista a presença de sintomas psicóticos ou alterações de comportamento de difícil manejo. O médico então deve ponderar entre os riscos potenciais do uso destes medicamentos e os decorrentes da não intervenção, como institucionalização e ameaça da integridade física, por exemplo.

Entretanto, dentro desse grupo de pacientes, o médico deve estar ciente da importância de identificar pacientes portadores de _____, tendo em vista que a sensibilidade a esse tipo de medicação é particularmente alta, podendo levar a situações de alto risco para o paciente.

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

Código da questão
Q41058Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - Considerando o Código de Ética Médica, no que diz respeito ao sigilo profissional, analise as sentenças abaixo e classifique-as como (V) verdadeira ou (F) falsa. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

( ) É vedado ao médico revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, mesmo em situações em que o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.
( ) É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, sem autorização do paciente, mesmo em casos de falecimento deste.
( ) É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento.

Código da questão
Q12146Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - Homem 41 anos chega ao pronto socorro apresentando quadro de mudez, falta de iniciativa para executar atividades espontaneamente, mas reagindo a solicitações simples. Permanece sentado durante horas e às vezes se senta encurvado mantendo um olhar distante. Foi trazido à instituição pelo resgate que o encontrou vagando pelas ruas. Já é conhecido do serviço de saúde, pois há muito anos apresenta este transtorno e frequentemente é trazido sob tais condições.

Uma intervenção que foi pensada para ele é a eletroconvulsoterapia (ECT). A respeito deste procedimento é verdadeira a seguinte frase:

Código da questão
Q12183Ca

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) de Folstein é um importante instrumento para triagem de quadros demenciais. Ele é composto por vários subtestes cuja soma da pontuação, caso fique abaixo dos pontos de corte estabelecidos, pode ser indicativa de um quadro demencial. Das alternativas abaixo, são subtestes pertencentes ao MEEM, EXCETO:

Código da questão
Q31725Ca

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Atualmente assiste-se na mídia a frequentes discussões sobre a liberação do uso da maconha. Cabe ao médico e, em especial, ao psiquiatra, o papel de trazer informações científicas à população e esclarecer sobre os efeitos do THC sobre o cérebro.

A seguir estão citadas alterações cognitivas e comportamentais decorrentes do uso regular e continuado de grandes quantidades de maconha (THC) por um longo período de tempo.

Assinale com V para as alterações cognitivas e comportamentais verdadeiras e F para as falsas.

( ) Síndrome amotivacional
( ) Redução da iniciativa e da ambição
( ) Alterações atentivas, com distraibilidade
( ) Perda das habilidades de comunicação social
( ) Tendência à introversão.

As afirmativas são, respectivamente,

Código da questão
Q41062Ca

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - A Constituição Federal do Brasil de 1988, discorre sobre algumas atribuições e competências do Sistema Único de Saúde (SUS), descritas abaixo:

I. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.

II. As ações de vigilância sanitária e epidemiológica não são de competência do SUS.

III. Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

IV. Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Código da questão
Q41033Ca
10ª

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT- Médico psiquiatra) - Um dos efeitos colaterais e indesejáveis do uso de antipsicóticos é a galactorreia.

Assinale a opção que corresponde à ação farmacológica desse grupo de medicamentos relacionado a esse efeito colateral.

Código da questão
Q41070Ca