Médico psiquiatra

Prepare-se com questões de Médico psiquiatra

01

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Os critérios para a doença de Alzheimer foram revistos em 2011. Foi criado um modelo clínico baseado nas mudanças estruturais e funcionais do cérebro no curso do tempo, considerando que elas antecedem as manifestações sintomatológicas da doença, e foram incorporados a esse modelo biomarcadores para a doença.

Em relação à evolução clínica, a primeira fase da doença é pré- sintomática, a segunda fase cursa com comprometimento cognitivo leve e a terceira é aquela em que se desenvolvem os sintomas clínicos classicamente característicos da doença. Em relação aos biomarcadores, eles se dividem naqueles que acusam o acúmulo de amiloide e aqueles que acusam a presença de neurodegeneração no cérebro.

Dentre os biomarcadores citados a seguir, selecione o(s) que já pode(m) ser encontrado(s) na primeira fase, pré-sintomática, da doença de Alzheimer.

I. Elevação do nível cerebral de amiloide.
II. Elevação do nível de proteína tau no líquor.
III. Hipometabolismo cerebral de glicose.
IV. Redução do volume cerebral.

Assinale:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41052Ca
02

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - É importante que na introdução desta medicação se faça a titulação da dose da mesma de modo gradativo, com aumento gradual em semanas. A sua introdução com rápido aumento da dose pode levar a reações dermatológicas e até a um comprometimento hepático severo. Das medicações descritas abaixo, a que apresenta maior risco é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41043Ca
03

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Pacientes com esta doença têm genótipo com alterações normalmente no cromossomo 15 e um fenótipo clínico caracterizado por hipotonia neonatal e retardo de desenvolvimento seguido por desenvolvimento pós-natal de polifagia com subseqüente obesidade, baixa estatura, hipogonadismo hipogonadotrófico e leve a moderado retardo mental. Assinale a alternativa que indica a doença acima descrita:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41039Ca
04

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - Numa equipe de saúde da família o mapeamento da área de atuação é atribuição:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12144Ca
05

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Leia o fragmento a seguir.

As políticas de saúde formuladas pela OMS para os idosos privilegiam, dentre outras coisas, a preservação da habilidade do indivíduo controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre como ele deve viver diariamente, de acordo com suas próprias regras e preferências.

Esse fragmento apresenta o conceito de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41059Ca
06

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Uma criança de 10 anos compareceu para uma avaliação psiquiátrica por indicação da escola. Segundo os pais, desde pequena está frequentemente envolvida em brigas com seus colegas e, em casa, tem rompantes de agressividade quando contrariada.

O psiquiatra nota que enquanto os pais falam, ela os interrompe para confrontar as informações ou justificar seu comportamento e, mesmo quando o psiquiatra pede que ela deixe os pais falarem, ela consente, mas logo repete o comportamento. O psiquiatra percebe nisso um forte traço de impulsividade.

Assinale a opção que corresponde à área cerebral envolvida com esse tipo de comportamento.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41054Ca
07

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) -  Em se tratando da Administração Pública na Constituição Federal, julgue as proposições abaixo e  marque a alternativa CORRETA: 

I – O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por mais dois anos. 

II  –  Os  cargos,  empregos  e  funções  públicas  são  acessíveis  aos  brasileiros  que  preencham  os 
requisitos estabelecidos em Lei, assim como aos estrangeiros, na forma da Lei. 

III – A investidura em  cargo ou emprego público  depende  sempre de aprovação prévia em  concurso  público  de  provas  ou  de  provas  e títulos,  de  acordo  com  a  natureza e  a  complexidade  do  cargo ou  emprego, na forma prevista em Lei. 

IV – Durante o prazo improrrogável previsto no edital de  convocação, aquele aprovado em  concurso  público de provas ou de provas e títulos será obrigatoriamente convocado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21882Ca
08

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Sedução e manipulação, mentiras e fantasias, ausência de afeto, amoralidade, incorrigibilidade, adaptação social precária e delinqüência são algumas características do transtorno de personalidade:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41048Ca
09

(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - A diferenciação entre transtorno bipolar e transtorno de personalidade borderline é um desafio clínico. Sobre esse diagnóstico, considere as seguintes afirmativas:

1. No transtorno de personalidade borderline, a autoagressão é um sintoma muito comum.

2. A instabilidade emocional faz parte dos dois diagnósticos, mas tende a ser mais espontânea no bipolar e mais causada por gatilhos no borderline.

3. O transtorno de personalidade borderline é mais comum em mulheres que em homens.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31750Ca
10

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - As alternativas abaixo correspondem às intervenções terapêuticas com eficácia bem estabelecida para o tratamento do tabagismo, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31732Ca