Médico psiquiatra

Prepare-se com questões de Médico psiquiatra

01

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Amanda é uma jovem estudante de 17 anos que há cerca de 8 meses começou a achar que seu corpo não estava muito bom e que precisava perder alguns quilos. Nesta época, pesava cerca de 54Kg e como a sua altura era de 1,64m tinha, então, um IMC de 20 Kg/m2 . Iniciou um regime que encontrou em uma revista feminina. Reduziu o número de refeições e passou a utilizar alimentos com baixo teor calórico como peixes, frango, legumes e frutas. Passou, também, a freqüentar academias de ginástica. A paciente começou a perder peso rapidamente até chegar aos 47Kg (IMC = 17,4 Kg/m2 ), que era o seu peso desejado no início. No entanto, mesmo atingindo o seu objetivo quanto ao peso, continuou aumentando a restrição dietética como também a carga diária de exercícios. Apesar dos familiares dizerem que ela estava se alimentando mal e emagrecendo muito, continuava se achando gorda como “uma baleia”. O diagnóstico para este quadro seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41047Ca
02

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Sedução e manipulação, mentiras e fantasias, ausência de afeto, amoralidade, incorrigibilidade, adaptação social precária e delinqüência são algumas características do transtorno de personalidade:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41048Ca
03

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - O mecanismo principal de ação do metilfenidato é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41056Ca
04

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - Sobre os fatores de risco potencial para suicídio, marque a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31730Ca
05

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Acerca dos bens públicos municipais, nos termos da Lei Orgânica Municipal, julgue as proposições  abaixo e marque a alternativa CORRETA: 

I – Constituem bens públicos municipais todas as coisas corpóreas e incorpóreas, móveis, imóveis e  semoventes, créditos, valores, direitos, ações e outros que, a qualquer título, pertençam ou venham a  pertencer ao município.

II  –  A  aquisição  de  bens  imóveis  pelo  Município  por  dação  em  pagamento,  compra,  permuta  e  desapropriação por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, dependerá de prévia avaliação  e posterior autorização legislativa. 

III – É obrigatório o cadastramento de todos os bens públicos municipais, devendo constar do mesmo a  criação, a identificação, o número de registro, o valor, a destinação e a data de inclusão. 

IV – O uso de bens municipais por terceiros deverá  ser feito,  conforme o  caso, mediante  concessão,  permissão ou autorização, não subordinado à existência de interesse público, desde que justificado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21887Ca
06

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Na neurobiologia do Transtorno do Pânico, a sua estimulação pela amígdala resulta em um aumento da liberação de norepinefrina com conseqüente aumento na pressão arterial, freqüência cardíaca e resposta comportamental ao medo. Esta estrutura é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41049Ca
07

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - Marque a alternativa em que a concordância nominal esteja INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31716Ca
08

(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - AJM, uma menina de 10 anos, subitamente começa a apresentar pensamentos recorrentes e intrusivos de que sua mão está suja. Não consegue controlar esses pensamentos, que geram muita ansiedade. Acaba lavando a mão por mais de 20 minutos mais de 10 vezes ao dia. Ao deitar para dormir, precisa que as cores do pijama sejam iguais às da roupa de cama, pois se não fizer isso, acredita que seus pais ficarão doentes. Os pais referem que alguns dias antes desses sintomas começarem AJM teve febre alta.

Com base no início súbito em crianças com história de febre, de que doença clínica se pode suspeitar que seja a causadora desse quadro?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31753Ca
09

(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Sobre o transtorno paranóide da personalidade, considere as afirmativas a seguir.

I. A característica essencial deste distúrbio é uma tendência global e injustificável para interpretar as ações das pessoas como deliberadamente humilhantes ou ameaçadoras.

II. Normalmente, tem início no final da adolescência ou no começo da idade adulta.

III. Supervalorizam sua própria importância, as suas idéias são as únicas corretas e seus pontos de vista não podem ser contestados.

IV. Pessoas com esse distúrbio são hipo-vigilantes e não estão preocupadas contra qualquer ameaça percebida.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41051Ca
10

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - Sobre o transtorno factício, marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31735Ca