Médico urologista

Prepare-se com questões de Médico urologista

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba/MG - Médico urologista) - Com relação ao transplante renal pode-se afirmar:

Código da questão
Q19093Ca

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Médico urologista) - Considerando as complicações metabólicas relacionadas às derivações urinárias, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:

- O tipo de segmento e a extensão da porção do aparelho digestório utilizado para a derivação urinária não são fatores determinantes dos distúrbios metabólicos encontrados nos pacientes com derivações urinárias.

- As derivações urinárias ortotópicas e heterotópicas ocasionamumamaiorincidência de alteraçõesmetabólicas que os condutos intestinais.

- Nas ureterossigmoidostomias podem ocorrer distúrbios do metabolismodopotássiocaracterizadoscomohipopotassemia.

As afirmativas são respectivamente:

Código da questão
Q26720Ca

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba/MG - Médico urologista) - A Hiperplasia Prostática Benigna é uma das doenças mais comuns no homem idoso. Assinale a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q19092Ca

(Gestão de Concursos - 2016 - Prefeitura de Uberaba/MG - Médico urologista) - Analise as afirmativas a seguir sobre as infecções do trato urinário (ITU).

I. Nas pacientes grávidas, a prevalência e o índice de ITU recorrentes são os mesmos das mulheres não grávidas, mas a bacteriúria progride mais frequentemente para pielonefrite aguda.

II. A antibioticoprofilaxia reduz o índice de reinfecções, mas não altera a predisposição para ITU recorrentes.

III. Aproximadamente metade das mulheres apresentam ao menos um episódio de ITU ao longo de sua vida.

Com base nessa análise, está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Código da questão
Q38880Ca

(IBC - 2013 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico urologista) - Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

No que tange a Portaria nº 399, são Objetivos do Sistema de Planejamento do SUS, dentre outros, todos abaixo:

I. Promover a análise e a formulação de propostas destinadas a adequar o arcabouço legal no tocante ao planejamento no SUS;

II. Implementar e difundir uma cultura de planejamento que integre e qualifique as ações do SUS entre as três esferas de governo e subsidiar a tomada de decisão por parte de seus gestores;

III. Desenvolver e implementar uma rede de cooperação entre os três entes federados, que permita um amplo compartilhamento de informações e experiências;

IV. Promover a institucionalização e fortalecer as áreas de planejamento no âmbito do SUS, nas três esferas de governo, com vistas a legitimá-lo como instrumento estratégico de gestão do SUS;

V. Apoiar e participar da avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS, provendo os gestores de informações que permitam o seu aperfeiçoamento e ou redirecionamento.

Código da questão
Q13297Ca

(IBC - 2013 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico urologista) - No caso de suspeita clínica de 1º episódio de herpes genital, iniciar o tratamento o mais precocemente possível com:

Assinale a incorreta:

Código da questão
Q13320Ca

(IBC - 2013 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico urologista) - A incontinência urinária no idoso tem sido causa de preocupação, pois com frequência ela não é relatada por pessoas idosas o que dificulta o tratamento. Assinale a correta sobre os tipos básicos de incontinência urinária:

I-Por estresse: perda involuntária da urina com aumentos na pressão intra-abdominal. Normalmente causada por fraqueza e lassidão da musculatura do assoalho pélvico, ou fraqueza do colo da bexiga;

II-De hiperfluxo: envolve o extravasamento da urina por causa da incapacidade de retardar a micção depois de percebidaa sensação da plenitude vesical, o que é associado à hiperatividade do detrusor;

III-De urgência: devido a extravasamento da urina decorrente das forças mecânicas sobre bexiga hiperdistendida, o que resulta da obstrução mecânica ou de bexiga que não se contrai;

IV-Funcional: envolve o extravasamento urinário associado à incapacidade de chegar até o banheiro por causa do funcionamento cognitivo e/ou físico.

Código da questão
Q13319Ca

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Médico urologista) - Em relação ao diagnóstico laboratorial das uretrites, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O diagnóstico de uretrite pode ser fundamentado pela presença de mais de 5 polimorfonucleares ao exame microscópico da secreção uretral em lâmina de imersão após coloração pelo método de Gram.

II. A infecção gonocócica é estabelecida pela presença de diplococos Gram-negativos intracelulares em leucócitos polimorfonucleares ao exame microscópico da secreção uretral em lâmina de imersão.

III. O diagnóstico de uretrite pode ser fundamentado pela presença de mais de 10 polimorfonucleares por campo ao exame microscópico de sedimento da urina de primeiro jato.

Código da questão
Q26725Ca

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Médico urologista) - Em relação à cirurgia de implante de próteses penianas e suas complicações, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

Código da questão
Q26721Ca
10ª

(IBC - 2013 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico urologista) - A ardência ao urinar é comum na cistite aguda e na prostatite. A esse respeito é incorreto afirmar:

Código da questão
Q13318Ca