Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Para efeito de catalogação de bens patrimoniais, no Brasil, a partir da experiência federal, que muitas vezes é reproduzida ou adaptada para as políticas estaduais e municipais, temos o registro em:

Código da questão
Q24398Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Museografia são:

Código da questão
Q14645Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Qual das alternativas abaixo não diz respeito à documentação museológica?

Código da questão
Q14632Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - A lei que regulamenta a profissão do Museólogo foi assinada em:

Código da questão
Q14650Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - O registro de museólogo é concedido a:

Código da questão
Q14641Ca

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Qual o prazo para, salvo motivo de força maior, ser declarado vago o cargo de Presidente ou Vice-Presidente da República, nos termos da Constituição Federal?

Código da questão
Q27535Ca

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Como resultado da primeira conferência da Década das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Ahmedabad enfatiza o potencial de ação que possui a educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis. “Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida”: as palavras de Ghandi representam o ideal de uma educação participativa e permanente. Ainda segundo a Declaração de Ahmedabad, para se alcançar um suposto desenvolvimento sustentável embasado na promessa do aumento da qualidade de vida, é preciso promover o empoderamento de todas as pessoas, segundo princípios de igualdade e de justiça social, e a mesma afirma que a chave deste empoderamento é a educação orientada para a ação.

A partir das considerações da citada Declaração, nos países pobres, como os museus do presente podem contribuir para o amplo acesso aos recursos naturais e promover a sustentabilidade por meio da educação permanente?

Código da questão
Q27568Ca

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - Museu on-line, museu eletrônico, hipermuseu e umseu digital são conceitos novos de museu e que vêm sendo empregados há um pouco mais de uma década. Estes tipos de museus permitem:

Código da questão
Q24405Ca

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - O termo “museologia” foi introduzido no Brasil com o Curso de Museus, criado em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN), na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos que se seguiram, diversas foram as acepções conferidas a esse vocábulo e apresentaram-se diferentes correlatos: técnica de museus, museografia, etc. Hoje, o termo Museologia já apresenta uma definição própria no contexto brasileiro que é amplamente aceita no território nacional. Podemos entender a Museologia no Brasil como

Código da questão
Q27550Ca
10ª

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação a possibilidade de acumulação de períodos de férias, nos termos da Lei nº 8112/90, é correto afirmar que

Código da questão
Q27537Ca