Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

01

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - O termo “museologia” foi introduzido no Brasil com o Curso de Museus, criado em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN), na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos que se seguiram, diversas foram as acepções conferidas a esse vocábulo e apresentaram-se diferentes correlatos: técnica de museus, museografia, etc. Hoje, o termo Museologia já apresenta uma definição própria no contexto brasileiro que é amplamente aceita no território nacional. Podemos entender a Museologia no Brasil como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27550Ca
02

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Qual dos museus abaixo não corresponde à tipologia de acervo referida:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14655Ca
03

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, nos termos do Decreto nº 1171/94, é correto afirmar.

I- A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos;

II - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo;

III- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade;

IV - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar;

V - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27547Ca
04

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O Sistema Brasileiro de Museus, que propõe melhorar a organização, a gestão e o desenvolvimento dos museus e dos processos museológicos no país, bem como valorizar saberes e fazeres específicos do campo museal, foi criado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q24375Ca
05

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - No Brasil, a que órgão compete a tarefa de “estabelecer e divulgar normas, padrões e procedimentos, com vistas em aperfeiçoar o desempenho das instituições museológicas no País e promover seu desenvolvimento”?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27552Ca
06

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - A “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”, da UNESCO, foi adotada em 1972. Chamava a atenção para o fato do patrimônio se encontrar ameaçado não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também por outro motivo. Que motivo era este?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27561Ca
07

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação a perda do cargo pelo servidor público estável, nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27533Ca
08

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - A profissão do museólogo é reconhecida nos seguintes termos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q24377Ca
09

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Segundo a UNESCO, a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio da humanidade, sendo um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais. Possui importância econômica, cultural, social e política, sendo ainda crucial para a afirmação de identidades. Pela definição formulada pela UNESCO, em que se funda a cultura tradicional e popular?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27558Ca
10

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Não está relacionado à atual política nacional de museus:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14647Ca