Músico

Prepare-se com questões de Músico

01

(EDUCA - 2015 - Prefeitura de Areia/PB - Músico) - Acentuação refere-se à intensidade empregada na execução do instrumento, ou seja, o ato de tocar mais forte ou mais fraco. Ao executarmos uma música, os tempos dos compassos obedecem a determinadas acentuações.

Assinale a alternativa CORRETA que representa as determinadas acentuações.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40100Ca
02

(EDUCA - 2015 - Prefeitura de Areia/PB - Músico) - A Emenda Constitucional 19/1998, incluiu, no artigo 37, da Constituição Federal de 1988, expressamente o princípio da Administração Pública chamado de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40087Ca
03

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - Analise a seguinte situação:

Um funcionário público municipal, ocupando função gratificada e que anteriormente havia trabalhado numa empresa particular, pediu aposentadoria e precisa saber como será calculado os seus proventos de inativo.

Em relação a essa situação é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22068Ca
04

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - O desejo de experimentação, de exploração de novos métodos e possibilidades técnicas, levou os compositores a diversas direções. Em alguns casos, tais experiências foram sistemáticas, mas em outros parecem ter sido predominantemente empíricas. Dos compositores que realizaram tentativas sistemáticas de ampliação das fronteiras da harmonia, Béla Bartók é digno de menção. Sua curiosidade a respeito de novos aspectos dos sons e sua organização, suplementando os métodos tradicionais, levou-o a explorar, entre outras coisas, o uso de novas escalas, a politonalidade e acordes construídos em quartas e outros intervalos. Sua obra, para piano, que é uma simples, porém instrutiva, exposição de tais experiências é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22097Ca
05

(METTA - 2010 - Prefeitura de Pirpirituba/PB - Músico) - Na tonalidade Dó maior a dominante corresponde a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40068Ca
06

(METTA - 2010 - Prefeitura de Pirpirituba/PB - Músico) - Em um concerto na cidade de João Pessoa o piano está tocando na clave de Fá na 4° linha um Dó sustenido e o violão está tocando a nota Dó sustenido na clave de Sol na segunda linha, que nota enarmônica o público estará ouvindo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40067Ca
07

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - Leia o texto:

“Sobre a cabeça os aviões,
sobre os meus pés os caminhões,
aponta contra os chapadões, meu nariz...
Eu organizo o movimento,
eu oriento o Carnaval,
eu inauguro o monumento no planalto central do
país...”

O trecho da Música acima são versos de um compositor que afirma: NEGO-ME A FOLCLORIZAR MEU SUBDESENVOLVIMENTO PARA COMPENSAR AS DIFICULDADES TÉCNICAS. É ele:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22079Ca
08

(METTA - 2010 - Prefeitura de Pirpirituba/PB - Músico) - O topônimo Pirpirituba, que tem origem na língua tupi, que significa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40078Ca
09

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - Enquanto o “corpus” da música sacra permaneceu relativamente pequeno, é possível, embora não inteiramente certo, que possa ter sido transmitido oralmente, passando por frequentes modificações no decorrer do processo. Mas, mesmo que a transmissão oral tenha existido, o uso crescente de música nos serviços e desejo de ausência de variação tornaram a criação de algum sistema de notação obviamente essencial. As primeiras tentativas foram vagas, consistindo em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22084Ca
10

(METTA - 2010 - Prefeitura de Pirpirituba/PB - Músico) - Para transformar Dó em Ré que acidente é usado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40066Ca