Nutricionista

Prepare-se com questões de Nutricionista

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Nutricionista) - Os componentes do Sistema de Vigilância Nutricional são delineados em função de seus objetivos. Assinale a alternativa que corresponda integralmente.

Código da questão
Q44268Ca

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Nutricionista) - Com relação à técnica dietética, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O tipo de preparação à ‘’cocote’’ refere-se a alimento revestido de uma envoltura de ovo e farinha de trigo antes de fritar.

( ) Para separar duas partes sólidas de um mesmo alimento utiliza-se a técnica de subdivisão por tamisação.

( ) Lardear significa introduzir em uma carne, tiras de toucinho temperado.

As afirmativas são, respectivamente,

Código da questão
Q30430Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Nutricionista) - Desde a criação do SUS os gestores desse sistema vêm atribuindo ênfase à mudança do modelo de atenção à saúde, priorizando a atenção básica. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A implementação da proposta de atenção básica vem reorganizado a lógica assistencial, enfatizando a orientação para a cura de doentes em hospital.

II. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é tida, pelo Ministério da Saúde, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.

III. As Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade.

A alternativa correta é:

Código da questão
Q26281Ca

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Nutricionista) - A coordenação das ações de alimentação escolar, sob a responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das escolas federais, será realizada por nutricionista habilitado, que deverá assumir a responsabilidade técnica do programa. Em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as atribuições do nutricionista, marque V paras as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.  

( ) Compete ao nutricionista responsável técnico pelo Programa e aos demais nutricionistas lotados no setor de alimentação escolar realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes.

( ) Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se apenas na sazonalidade.

( ) Cabe ao nutricionista responsável técnico a definição do horário e do alimento adequado a cada tipo de refeição, respeitada a cultura alimentar.

( ) A porção ofertada deverá ser calculada a partir da maior faixa etária dos alunos atendidos, conforme as necessidades nutricionais estabelecidas.

A sequência está correta em

Código da questão
Q42728Ca

(UEL - 2015 - UEL - Nutricionista) - Considerando a avaliação nutricional do paciente oncológico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O paciente pode ser considerado de risco nutricional quando não tiver atingido 60% da ingesta diária no pré-operatório ou tiver um tumor de trato gastrointestinal.

( ) O paciente sem risco nutricional deverá ser avaliado a cada 15 dias no pós-cirúrgico, enquanto o paciente com risco nutricional deverá ser avaliado semanalmente no ambulatório.

( ) A anamnese alimentar e o exame físico do paciente oncológico internado deverão ser realizados no pré-operatório e na alta hospitalar.

( ) A porcentagem de perda de peso (%PP) é um critério decisório no pré-cirúrgico do paciente com câncer para a suspensão da cirurgia, e deverá ser comunicada ao médico diariamente.

( ) Os parâmetros antropométricos devem ser coletados na admissão e a cada 7 dias no pós-operatório do paciente oncológico internado.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Código da questão
Q42735Ca

(IBADE - 2017 - SEDUC/RO - Nutricionista) - O desenvolvimento da alergia alimentar está relacionado a alérgenos alimentares que apresentam propriedades físico-químicas consideradas facilitadoras, como:

Código da questão
Q50403Ca
Organizadora
IBADE

Nos seres humanos, a glicose armazenada no fígado e tecidos musculares é conhecida pelo nome de:

Código da questão
Q1452Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Nutricionista) - A Política Nacional de Medicamentos é considerada parte essencial da Política Nacional de Saúde. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. Aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Política Nacional de Medicamentos é considerada o primeiro posicionamento formal e abrangente do governo brasileiro sobre a questão de medicamentos no contexto da reforma sanitária.

II. Na regulamentação sanitária de medicamentos, devem ser enfatizadas, especialmente pelo gestor federal, as questões relativas ao registro de medicamentos e à autorização para o funcionamento de empresas e estabelecimentos, bem como as restrições e eliminações de produtos que venham a revelar-se inadequados ao uso, com base nas informações decorrentes da farmacovigilância.

III. A Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) é um meio fundamental de orientação e padronização exclusiva da prescrição de medicamentos, principalmente no âmbito do SUS.

A alternativa correta é:

Código da questão
Q26285Ca

(CAIPIMES - 2016 - CRAISA - Nutricionista) - Aminoácidos essenciais são aqueles que os seres humanos não conseguem sintetizar ou não são capazes de fazê-lo em quantidade suficiente, devendo ser obtidos pela alimentação. São aminoácidos essenciais aos humanos:

Código da questão
Q27754Ca
10ª

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Nutricionista) - Assinale a opção que indica um método prospectivo de valiação do consumo alimentar.

Código da questão
Q30445Ca