Nutricionista

Prepare-se com questões de Nutricionista

  1. Código da questão: Q1446Ca

    O benzoato de sódio é um aditivo conservador utilizado em alimentos com a finalidade de deter a multiplicação de micro-organismos, estando presente na composição de:

  2. Código da questão: Q1456Ca

    Sempre que se aumenta o aporte de cálcio na dieta, inibe-se a absorção do seguinte mineral:

  3. Código da questão: Q19829Ca

    (EXATUS - 2014 - Prefeitura de Ivaí/ PR - Nutricionista) - Uma dieta capaz de suprir as necessidades de Vitamina B12 deve possuir quantidades suficientes de alimentos como:

  4. Código da questão: Q27764Ca

    (CAIPIMES - 2016 - CRAISA - Nutricionista) - Os objetivos da terapia nutricional em caso de esofagite incluem prevenir a irritação da mucosa esofágica na fase aguda, contribuir para o aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior e auxiliar na prevenção do refluxo gastroesofágico. Considerando esses objetivos, fará parte das orientações nutricionais na esofagite:

  5. Código da questão: Q30433Ca

    (FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Nutricionista) - As interações entre drogas e nutrientes podem alterar os efeitos das drogas, assim como os efeitos das drogas podem afetar o estado nutricional.

    Relacione os medicamentos listados a seguir aos respectivos efeitos na absorção dos nutrientes.

    1. Sequestradores de ácidos biliares.
    2. Anticonvulsivante.
    3. Agentes antituberculose.

    ( ) Reduz absorção de cálcio e de vitamina D, além de aumentar o catabolismo hepático da vitamina K.

    ( ) Induz deficiência de vitamina D, piridoxina e niacina.

    ( ) Reduz a absorção de gorduras e de vitaminas lipossolúveis por serem quelantes de sais biliares e pode interferir na absorção de folato.

    Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  6. Código da questão: Q30443Ca

    (FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Nutricionista) - Alguns medicamentos utilizados no tratamento das doenças inflamatórias intestinais contribuem para a má absorção de nutrientes.

    A esse respeito, assinale a opção que indica interação droganutriente.

  7. Código da questão: Q44250Ca

    (CEFET - 2017 - Policlínica Região de Teixeira de Freitas - Nutricionista) - Os diversos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) fornecem subsídios para planejamento, avaliação e gestão em saúde. Além disso, a informação, gerada por décadas, é um registro do comportamento da situação de saúde da população brasileira.

    Sobre os aspectos relativos à privacidade das pessoas que têm determinada situação registrada nos SIS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) A identificação nominal das pessoas é estritamente proibida.
    ( ) A vinculação entre o evento ou procedimento à pessoa é possível.
    ( ) As iniciais do nome não podem ser acessadas no Sistema de Informação de Mortalidade.
    ( ) O sobrenome da mãe pode ser acessado no Sistema de Informação de Mortalidade Infantil.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  8. Código da questão: Q19816Ca

    (EXATUS - 2014 - Prefeitura de Ivaí/ PR - Nutricionista) - Num grupo de 75 amigos, sabe-se que 3/5 deles gostam de basquete, que 72% deles gostam de futebol, e que 9 amigos não gostam de futebol nem de basquete. Assinale a alternativa correta:

  9. Código da questão: Q44273Ca

    (Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Nutricionista) - Para uma gestação saudável, é importante adotar uma alimentação equilibrada, para evitar problemas de saúde. Sobre esse tema é correto afirmar que:

  10. Código da questão: Q44243Ca

    (CEFET - 2017 - Policlínica Região de Teixeira de Freitas - Nutricionista) - O Decreto Federal nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Além de outras normatizações, esse decreto definiu as portas de entrada.

    Sobre as portas de entrada no SUS elencadas nesse decreto, é correto afirmar que