Nutricionista

Prepare-se com questões de Nutricionista

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Nutricionista) - Segundo Cuppari (2005) as recomendações de energia a quem se submete a sessões de hemodiálise para a manutenção de peso para pacientes acima dos 60 anos têm o valor estimado de?

Código da questão
Q44272Ca

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Nutricionista) - Um instrumento, simples e de fácil uso, foi desenvolvido para avaliação da população geriátrica; é a Mini Avaliação Nutricional (MAN). A MAN é um instrumento específico que permite que o risco de desnutrição seja identificado em idosos, antes mesmo que as alterações clínicas se manifestem (PAULA et al, 2007). Assinale a alternativa que corresponda integralmente as categorias que a compõem.

Código da questão
Q44274Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Nutricionista) - Consenso da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda o uso diário de duas a quatro porções de frutas (de modo geral, uma porção é igual a uma unidade ou fatia média) e de três a cinco de hortaliças (cruas e cozidas), valorizando a utilização de pelo menos uma fruta rica em vitamina C por dia. No entanto, alguns aspectos relativos às ações dos micronutrientes devem ser observados por pessoas com diabetes (Assinale V – verdadeiro e F – falso):

( ) As vitaminas C e E, o betacaroteno - precursor da vitamina A -, e o mineral selênio não são antioxidantes.

( ) As vitaminas C e E, o betacaroteno, e o mineral selênio são importantes, por exemplo, na proteção contra doenças cardiovasculares.

( ) A diabética gestante, ou a mulher que desenvolveu o diabetes gestacional, deve receber suplementação de ácido fólico para prevenção de defeitos no feto da mesma maneira que a não diabética.

( ) O consumo diário de cálcio deve atender às recomendações, especialmente para idosos com diabetes, para prevenção de doença óssea, cuja meta pode ser atingida com o consumo de leite e derivados e porções diárias de vegetais verde-escuros, além da exposição rotineira à luz solar.

Está correta a sequência:

Código da questão
Q26295Ca

(EXATUS - 2014 - Prefeitura de Ivaí/ PR - Nutricionista) - Número de eleitores de Ivaí em 2.014 segundo o TSE:

Código da questão
Q19822Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Nutricionista) - A Política Nacional de Medicamentos é considerada parte essencial da Política Nacional de Saúde. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. Aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Política Nacional de Medicamentos é considerada o primeiro posicionamento formal e abrangente do governo brasileiro sobre a questão de medicamentos no contexto da reforma sanitária.

II. Na regulamentação sanitária de medicamentos, devem ser enfatizadas, especialmente pelo gestor federal, as questões relativas ao registro de medicamentos e à autorização para o funcionamento de empresas e estabelecimentos, bem como as restrições e eliminações de produtos que venham a revelar-se inadequados ao uso, com base nas informações decorrentes da farmacovigilância.

III. A Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) é um meio fundamental de orientação e padronização exclusiva da prescrição de medicamentos, principalmente no âmbito do SUS.

A alternativa correta é:

Código da questão
Q26285Ca

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Nutricionista) - A dieta habitual dos brasileiros é composta por diversas influências. Assinale a alternativa a baixo que não faça parte da influência dos hábitos alimentares dos brasileiros segundo a política nacional de alimentação.

Código da questão
Q44262Ca

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Nutricionista) - Dieta com restrição hídrica é indicada para pacientes com controle na ingestão hídrica relacionada a diversas patologias, principalmente aquelas com comprometimento renal, hepático ou cardíaco. É fundamental considerar que a restrição não está apenas no consumo de água, mas também para preparações de alimentos com alto teor de líquidos. Por exemplo, as frutas com altos teores de líquido devem ser restritas. Sendo assim, assinale a fruta que possui mais alto teor de líquido.

Código da questão
Q42717Ca

(CAIPIMES - 2016 - CRAISA - Nutricionista) - A exclusão de um alérgeno alimentar é tratamento comprovado para a alergia alimentar. Nos casos de alergia às proteínas do ovo, devem ser eliminados da alimentação os alimentos que contenham os seguintes ingredientes:

Código da questão
Q27767Ca

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Nutricionista) - Para se calcular o número de equipamentos e selecionar os tipos a serem utilizados em um serviço de alimentação, são necessárias algumas informações como: tipo de cardápio; número de refeições; política de compra; sistema de distribuição; disponibilidade econômica da empresa; quadro de pessoal; entre outros. Diante disso, considerando que uma câmara de um forno elétrico prepara 12,0 Kg de frango em 20 minutos, quantas câmaras serão necessárias para assar 320 Kg em 3 horas?

Código da questão
Q42718Ca
10ª

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Nutricionista) - Edulcorantes são aditivos de baixa caloria que proporcionam sabor doce aos alimentos. A RDC nº 18, de 24/03/2008, dispõe sobre “regulamento técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos”. Pessoas portadoras da doença fenilcetonúria, distúrbio genético metabólico dos aminoácidos, NÃO podem consumir o edulcorante:

Código da questão
Q42716Ca