Nutricionista

Prepare-se com questões de Nutricionista

01

(IBADE - 2017 - SEDUC/RO - Nutricionista) - A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (2006) criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Assinale a alternativa que apresenta apenas integrantes do SISAN.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50390Ca
Organizadora
IBADE
02

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Nutricionista) - O repasse da União para as ações da atenção básica nos municípios (Piso da Atenção Básica – PAB) apresenta um componente fixo e outro variável, existente quando o município desenvolve determinadas estratégias.

As opções a seguir apresentam estratégias financiadas com recursos do PAB variável, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30422Ca
03

Aos pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva brônquica devemos indicar a ingesta aumentada da seguinte substância:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1458Ca
04

(CEFET - 2017 - Policlínica Região de Teixeira de Freitas - Nutricionista) - Diversas intervenções nutricionais, dentre elas a suplementação de nutrientes específicos como as vitaminas A, B, D, E, carotenoides e os ácidos graxos ômega, podem modular uma série de mecanismos fisiopatológicos relacionados com a aterosclerose. A ciência, contudo, não dispõe de evidências cientificas suficientes para comprovar o benefício de todos estes nutrientes na prevenção da doença cardiovascular (DCV).

Segundo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, publicada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44251Ca
05

(UEL - 2015 - UEL - Nutricionista) - Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a metragem de janelas necessárias para garantir conforto térmico em uma cozinha de 660 m2.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42751Ca
06

(IBADE - 2017 - SEDUC/RO - Nutricionista) - Na Salmonelose são sintomas comuns após a pessoa consumir o alimento contaminado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50393Ca
Organizadora
IBADE
07

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Nutricionista) - Edulcorantes são aditivos de baixa caloria que proporcionam sabor doce aos alimentos. A RDC nº 18, de 24/03/2008, dispõe sobre “regulamento técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos”. Pessoas portadoras da doença fenilcetonúria, distúrbio genético metabólico dos aminoácidos, NÃO podem consumir o edulcorante:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42716Ca
08

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Nutricionista) - A profissão de Nutricionista assumiu posição de destaque na área da saúde e se expandiu para os campos de interface da Alimentação e Nutrição com as demais ciências. A profissão se norteia pelos seguintes princípios fundamentais:

I - O nutricionista é profissional de saúde, que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade.

II - Ao nutricionista cabe a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos que regem a prática científica e a profissão.

III - O nutricionista tem o compromisso de conhecer e pautar a sua atuação nos princípios da bioética, nos princípios universais dos direitos humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos contidos neste Código.

IV - Indicar as falhas existentes nos regulamentos e normas das instituições em que atue profissionalmente, quando as considerar incompatíveis com o exercício profissional ou prejudiciais aos indivíduos e à coletividade, disso comunicando aos responsáveis e, no caso de inércia destes, aos órgãos competentes e ao Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva jurisdição.

Está correta a alternativa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26303Ca
09

(EXATUS - 2014 - Prefeitura de Ivaí/ PR - Nutricionista) - A vitamina D, obtida principalmente a partir da síntese cutânea, desempenha diversas funções no organismo humano, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19827Ca
10

(CAIPIMES - 2016 - CRAISA - Nutricionista) - A desnutrição é um problema comum em idosos e, na ocorrência de neoplasias, esse distúrbio pode se agravar. Assim, na elaboração de um plano alimentar para esses pacientes deve-se atentar aos seus requerimentos nutricionais, sendo recomendação energética e proteica diária para pacientes idosos oncológicos sem estresse metabólico e com indicação de repleção de peso:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q27768Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »