Odontólogo

Prepare-se com questões de Odontólogo

01

(Gestão de Concursos - 2013 - ESP/MG - Odontólogo) - Segundo Davini, no artigo Currículo integrado (1983), para aplicar um currículo para a formação profissional que integre trabalho e ensino deve haver uma ruptura com as concepções tradicionais do ensino e, fundamentalmente, com as formas escolares academicistas desvinculadas da prática real e cotidiana de uma determinada profissão.

Em relação ao Currículo integrado, proposto pela autora, é INCORRETO afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q27777Ca
02

(COSEAC - 2009 - UFF - Odontólogo) - Sobre o granuloma piogênico, pode-se afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50335Ca
Organizadora
COSEAC/UFF
03

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Odontólogo) - A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo. Sobre a abrangência dessas ações, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25621Ca
04

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Odontólogo) - O tratamento odontológico em gestante é encarado com receio por muitos cirurgiões dentistas, o fato de o corpo da nova mamãe estar passando por grandes alterações gera nesses profissionais o receio de que algum tipo de intervenção possa causar alguma dano ao processo de formação da nova vida. Já é consenso na literatura a necessidade de acompanhamento odontológico durante a gestação e alguns profissionais chegam a defender a idéia de que consultas periódicas ao dentista deveriam ser incluídas no programa de pré-natal. Uma das grande dúvidas dos cirurgiões dentistas é relacionada ao tipo e concentração anestésica a ser utilizada no tratamento de pacientes gestantes. Assinale a alternativa que apresenta a solução anestésica indicada para utilização em gestantes.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25629Ca
05

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Odontólogo) - O ameloblastoma é um tumor benigno, comumente encontrado nos ossos gnáticos, originário de remanescentes da lâmina dentinária. Quanto ao comportamento clínico, trata-se de um tumor de crescimento lento, assintomático, podendo provocar deslocamento, movimentação e reabsorção dentária, assim como parestesia. O tratamento consiste na remoção cirúrgica da lesão. Assinale a alternativa que apresenta características radiográficas do ameloblastoma.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25630Ca
06

(UECE - 2016 - Prefeitura de Tianguá/CE - Odontólogo) - Gengivite e periodontite são muito prevalentes na população brasileira. No que diz respeito ao diagnóstico e índices de doenças periodontais, assinale a afirmação verdadeira.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q25602Ca
07

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Odontólogo) - Em relação à Política de Humanização da Assistência à Saúde, analise as proposições abaixo e responda:

I. A expectativa da Política de Humanização da Assistência à Saúde é criar uma nova cultura de humanização, nos hospitais e em todos os serviços de saúde do país.

II. A Rede Humaniza SUS é um espaço exclusivo do usuário que visa a divulgação das dificuldades existentes nos serviços de saúde do país.

III. A Política de Humanização da Assistência à Saúde aponta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar em três grandes áreas: acolhimento e atendimento dos usuários; trabalho dos profissionais e lógica de gestão e gerência.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25617Ca
08

(UECE - 2016 - Prefeitura de Tianguá/CE - Odontólogo) - Considerando as atribuições dos membros das equipes de Atenção Básica, estabelecidas na Portaria Nº 2.488/11 do Ministério da Saúde, pode-se afirmar corretamente que NÃO é uma atribuição específica do médico

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q25598Ca
09

(EDUCA - 2010 - Prefeitura de Pitimbu/PB - Odontólogo) - Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os princípios organizativos do SUS.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50316Ca
Organizadora
EDUCA - Assessoria Educacional
10

(EDUCA - 2010 - Prefeitura de Pitimbu/PB - Odontólogo) - Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, se apresentou com aumento de volume no corpo da mandíbula, região dos dentes 45, 46 e 47, assintomático e com evolução de aproximadamente 1 ano. Pelo exame clínico constatamos expansão óssea e deslocamento dos dentes 45 e 46 de suas posições normais. Através de radiografia panorâmica observamos uma imagem radiográfica multilocular onde as trabéculas ósseas se encontravam perpendicularmente umas às outras e em outras regiões com aspecto de bolha de sabão.

Com base no quadro clínico, o diagnóstico é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50325Ca
Organizadora
EDUCA - Assessoria Educacional