Orientador educacional

Prepare-se com questões de Orientador educacional

01

(UEPB - 2014 - Prefeitura de Juazeirinho/PB - Orientador educacional) - Na organização pedagógica escolar são necessários desempenhos e responsabilidades de profissionais para que funcione com autonomia.

Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas. Marque a alternativa correspondente.

( ) Cabe ao gestor, orientador, supervisor e professor atuar na implementação de práticas alternativas de organização e gestão da escola.

( ) O diretor de escola é o responsável pelo funcionamento apenas de assuntos administrativos burocráticos.

( ) O supervisor escolar e orientador educacional são responsáveis pelo funcionamento geral da escola.

( ) O diretor desempenha a gestão geral da escola e especificamente as funções administrativas, delegando a parte pedagógica ao supervisor e orientador.

( ) O processo de ensino e aprendizagem em sala de aula requer um acompanhamento e uma atenção especial, sendo este o papel do supervisor e orientador.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26946Ca
02

(FUNDATEC - 2015 - Prefeitura de Imbé/RS - Orientador educacional) - Segundo o Decreto nº 72.846/1973, a profissão de Orientador Educacional envolve o desenvolvimento de atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução, aconselhamento e acompanhamento relativos às atividades de orientação educacional, bem como atividades de estudos, pesquisas, análises, pareceres compreendidos no seu campo profissional, com exercício no âmbito:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26919Ca
03

(UEPB - 2014 - Prefeitura de Juazeirinho/PB - Orientador educacional) - Referente aos aspectos históricos de crianças com necessidades educativas especiais e à Legislação Nacional Brasileira, coloque (V) para as informações verdadeiras e (F) para as falsas, marcando, em seguida a alternativa correspondente.

( ) Em 1854 – O Instituto Benjamim Constant (IBC) fundado no Rio de Janeiro foi a 6ª instituição de Educação Especial da América Latina a atender crianças cegas.

( ) Em 1990 – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8. 069), no seu artigo 53, assegura a todos o direito de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola bem como o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) Em 1998 – Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Adaptações Curriculares), do MEC, fornecem estratégias para a educação de alunos com necessidades educativas especiais.

( ) Em 2001 – O Plano Nacional de Educação nega a responsabilidade da União dos Estados e Distrito Federal e municípios na implantação de sistemas educacionais que assegurem o acesso e a aprendizagem significativa a todos os alunos.

( ) Em 2008 – Diretrizes Nacionais para Educação Especial Básica endossa a necessidade de que todos os alunos possam aprender juntos, em uma escola de qualidade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26939Ca
04

(FUNDATEC - 2015 - Prefeitura de Imbé/RS - Orientador educacional) - Em relação ao município de Imbé, considere as seguintes assertivas de acordo com Soares (2002):

I. O município de Imbé foi concebido no litoral norte do Rio Grande do Sul como uma cidade jardim, modelo urbano revolucionário desenvolvido no início do século XX pelo urbanista inglês Ebenezer Howard.

II. O projeto do Imbé funcionou como elo de desenvolvimento da região, tendo em vista que seu modelo de cidade jardim serviu de inspiração para outras cidades.

III. As questões relacionadas ao meio ambiente natural foram atendidas pelo Plano Diretor da cidade, por isso Imbé continua sendo considerada a cidade jardim do litoral.

Quais estão corretas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26927Ca
05

(UEPB - 2014 - Prefeitura de Juazeirinho/PB - Orientador educacional) - A resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, em seu artigo 2º, afirma que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26935Ca
06

(BIORIO - 2015 - Prefeitura de Mangaratiba/RJ - Orientador educacional) - Segundo Lück (2009), o desconhecimento do papel da Orientação Educacional da parte de muitos envolvidos na escola, deve-se, na maioria das vezes, à falta de planejamento para a área, tanto no âmbito macro (sistema de ensino), quanto no âmbito micro (escola). Planejando sua prática pedagógica, o Orientador Educacional poderá, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25585Ca
07

(FUNDATEC - 2015 - Prefeitura de Imbé/RS - Orientador educacional) - “Cabe ao orientador educacional, em sua prática _________ com os professores, assessorá-los no acompanhamento e compreensão de sua ______, integrar-se às diversas disciplinas visando ao desenvolvimento de um trabalho comum e à formulação das habilidades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos. Encaminhar e avaliar as relações entre os alunos e a escola, bem como buscar uma ação integrada com a coordenação _________ e os professores, obtendo a melhoria do rendimento escolar, por meio de bons hábitos de _______ (CARVALHO, 1979).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26925Ca
08

(FEPESE - 2015 - Prefeitura de Palhoça/SC - Orientador educacional) - Elkonin e Leontiev (1987) afirmam que cada está- gio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada, por uma atividade principal que desempenha a função de principal forma de relacionamento da criança com a realidade.

Os principais estágios de desenvolvimento pelos quais os sujeitos passam são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19644Ca
09

(UEPB - 2014 - Prefeitura de Juazeirinho/PB - Orientador educacional) - Na nova perspectiva de avaliação formativa, os instrumentos de avaliação utilizados além de serem usados para diagnosticar a aprendizagem dos alunos, servem também para fazer o professor e todos os envolvidos no processo repensar sua prática.

Relacione a primeira coluna de acordo com o significado dos instrumentos de avaliação da segunda coluna e assinale a alternativa correta correspondente.

( 1 ) prova ou teste
( 2 ) seminário
( 3 ) registro reflexivo
( 4 ) portfólio
( 5 ) autoavaliação

( ) Serve para diagnosticar o desenvolvimento da oralidade

( ) Classifica o nível de aprendizagem intelectual de cada aluno

( ) Tem como pré- requisito a observação sistemática de vários aspectos de aprendizagem dos alunos.

( ) Reflexão dos próprios conhecimentos, apropriados para alunos, professores, coordenadores repensarsuas ações.

( ) É um facilitador do processo de aprendizagem ao longo de um período de ensino

Marque a alternativa correspondente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26945Ca
10

(BIORIO - 2015 - Prefeitura de Mangaratiba/RJ - Orientador educacional) - “A___________ precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar”.

A lacuna da frase acima de Libâneo é corretamente preenchida com qual termo abaixo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25570Ca