(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - No contexto das tendências pedagógicas a perspectiva tecnicista concebe a aprendizagem como:
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(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Nos três primeiros encontros dos dois jovens estava chovendo. A repetição desse fato provoca no leitor a sensação de:
(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - “Se é verdade que, numa boa parte da vida, comi o pão que o Diabo amassou, devo admitir, hoje, vendo de longe, que foi melhor comer isso que nada.”
A palavra grifada “melhor”, de acordo com o sistema ortográfico, contém:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - As Diretrizes Curriculares da Educação Básica se posicionam sobre a avaliação da aprendizagem e a organização curricular. Com base nesse documento, identifique a alternativa correta.
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - O primeiro explorador europeu que teria alcançado o vale do rio Guaporé foi o espanhol Ñuflo de Chávez, de passagem entre 1541 e 1542. Mais tarde, no século XVII, a região foi percorrida pela Bandeira de Antônio Raposo Tavares que, entre 1648 e 1651, partindo de São Paulo alcançou Belém do Pará. No século seguinte, os bandeirantes começaram a e x p l o r a r o v a l e d o G u a p o r é .
O fator que levou os bandeirantes a explorar o vale do Guaporé foi a:
(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Marque a alternativa referente ao teórico que defendeu a ideia de que “a escola, como todas as outras instituições sociais, atua no cotidiano dos homens, e é a partir da dicotomia ‘mudança versus conservação’ que ela deve ser analisada; além disso, a alienação e os preconceitos também se destacam como dois elementos básicos que contribuem para a reprodu- ção da sociedade capitalista no cotidiano”.
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - O Parecer CNE/CEB 11/2010, de 7/7/2010, que norteia as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, em seu Art. 29, que trata da Educação Especial, instrui que se trata de um âmbito educacional transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser:
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Leia o seguinte fragmento da Resolução no 4, de 13 de julho de 2010, que define as diretrizes curriculares nacionais gerais.
I a Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.
II o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais.
III o Ensino Médio, com duração mínima de 3 (três) anos.
Estas são as etapas previstas para a(o):
(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Com relação à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque a alternativa correta.
(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - A Filosofia, ao promover uma reflexão sobre a realidade escolar, contribui com a ação pedagógica. Marque a alternativa referente ao filósofo que defendia a ideia “de valorização da experiência no processo do conhecimento; de que há duas fontes possíveis para as ideias - a sensação e a reflexão; de que o conhecimento só começa após a experiência sensível e, portanto, a mente humana se comportaria como uma ‘tábua rasa’, onde seriam feitas constantes impressões”.