(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - No que se refere aos métodos de alfabetização, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Método Alfabético 2 - Método Fônico 3 - Método Global 4 - Método Sociolinguístico
( ) Caracteriza-se pelo ensino do som e da forma das vogais, seguidas pelas consoantes. A letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, ao se associar a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Existe uma sequência de sons que devem ser ensinados, dos mais simples aos mais complexos.
( ) Os adeptos desse método começam a trabalhar a partir de unidades completas que possuem significado e sentido para as crianças para depois segmentá-las em partes menores. Pode ser subdividido nos três seguintes métodos: palavração; sentenciação; e método dos contos e da experiência Infantil.
( ) Tem como princípio de que a leitura deve partir da decoração oral das letras do alfabeto, seguida de todas as suas associações silábicas e depois as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.
( ) Caracteriza-se pela extração e o exame de uma palavra geradora do universo vocabular dos aprendizes, conforme critérios de produtividade temática, fonêmica e teor de motivação e conscientização, para que dessa forma se possa levantar os elementos existenciais nela contidos e, a seguir, através da decomposição das sílabas e pela sua combinação, gerar outras palavras.
Marque a alternativa correta:
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(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - É correto afirmar que:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - As diretrizes e bases da educação nacional estão expressas na Lei 9.394/96. Considerando que a referida Lei utiliza os termos etapas e modalidades, relacione:
(I) Etapa (II)Modalidade
( ) Ensino Médio ( ) Educação Especial ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental
A sequência correta é:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - De acordo com Moreira , “Ao invés de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers propõe uma série de princípios de aprendizagem.” Sobre esses princípios de Rogers, é correto afirmar que:
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - O Parecer CNE/CEB 11/2010, de 7/7/2010, que norteia as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, em seu Art. 29, que trata da Educação Especial, instrui que se trata de um âmbito educacional transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Qual a função sintática do QUE em “[...] Fora criado por um padrasto que lhe ensinara [...]”?
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Qual a função da linguagem predominante no texto?
(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Como não alcançaram a nota final mínima no ano de 2015, quatro alunos, Everton, Fernando, Geraldo e Hugo, precisaram fazer prova de recuperação em Matemática. Após realizarem a prova, três deles fizeram as seguintes afirmativas:
“Hugo disse que se conseguisse recuperar, então Geraldo não recuperaria.”;
“Geraldo disse que se conseguisse recuperar, então Everton não recuperaria.”;
“Everton disse que se conseguisse recuperar, então Fernando não recuperaria.”.
As três afirmativas são verdadeiras, mas apenas dois desses alunos conseguiram recuperar em matemática. De acordo com essa lógica, qual das alternativas contém uma possível dupla de alunos que, simultaneamente, pode ter conseguido recuperar?
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “À revelia de toda conversa pedagógica, as coisas mudam sob a batuta do mercado. Infelizmente, estamos inseridos em sociedades que se movem pelo mercado. É forçoso reconhecer que a educação voltou a ser considerada importante, não por causa da construção e fortalecimento da cidadania” (Pedro Demo), mas porque: