Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - No que se refere aos métodos de alfabetização, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Método Alfabético
2 - Método Fônico
3 - Método Global
4 - Método Sociolinguístico

( ) Caracteriza-se pelo ensino do som e da forma das vogais, seguidas pelas consoantes. A letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, ao se associar a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Existe uma sequência de sons que devem ser ensinados, dos mais simples aos mais complexos.

( ) Os adeptos desse método começam a trabalhar a partir de unidades completas que possuem significado e sentido para as crianças para depois segmentá-las em partes menores. Pode ser subdividido nos três seguintes métodos: palavração; sentenciação; e método dos contos e da experiência Infantil.

( ) Tem como princípio de que a leitura deve partir da decoração oral das letras do alfabeto, seguida de todas as suas associações silábicas e depois as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.

( ) Caracteriza-se pela extração e o exame de uma palavra geradora do universo vocabular dos aprendizes, conforme critérios de produtividade temática, fonêmica e teor de motivação e conscientização, para que dessa forma se possa levantar os elementos existenciais nela contidos e, a seguir, através da decomposição das sílabas e pela sua combinação, gerar outras palavras.

Marque a alternativa correta:

Código da questão
Q19560Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - É correto afirmar que:

Código da questão
Q18659Ca
03

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de:

Código da questão
Q18690Ca
04

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - As diretrizes e bases da educação nacional estão expressas na Lei 9.394/96. Considerando que a referida Lei utiliza os termos etapas e modalidades, relacione:

(I) Etapa
(II)Modalidade

( ) Ensino Médio
( ) Educação Especial
( ) Educação Infantil
( ) Ensino Fundamental

A sequência correta é:

Código da questão
Q18681Ca
05

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - De acordo com Moreira , “Ao invés de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers propõe uma série de princípios de aprendizagem.” Sobre esses princípios de Rogers, é correto afirmar que:

Código da questão
Q9618Ca
06

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - O Parecer CNE/CEB 11/2010, de 7/7/2010, que norteia as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, em seu Art. 29, que trata da Educação Especial, instrui que se trata de um âmbito educacional transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser:

Código da questão
Q30882Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Qual a função sintática do QUE em “[...] Fora criado por um padrasto que lhe ensinara [...]”?

Código da questão
Q9601Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Qual a função da linguagem predominante no texto?

Código da questão
Q18671Ca
09

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Como não alcançaram a nota final mínima no ano de 2015, quatro alunos, Everton, Fernando, Geraldo e Hugo, precisaram fazer prova de recuperação em Matemática. Após realizarem a prova, três deles fizeram as seguintes afirmativas:

“Hugo disse que se conseguisse recuperar, então Geraldo não recuperaria.”;

“Geraldo disse que se conseguisse recuperar, então Everton não recuperaria.”;

“Everton disse que se conseguisse recuperar, então Fernando não recuperaria.”.

As três afirmativas são verdadeiras, mas apenas dois desses alunos conseguiram recuperar em matemática. De acordo com essa lógica, qual das alternativas contém uma possível dupla de alunos que, simultaneamente, pode ter conseguido recuperar?

Código da questão
Q30856Ca
10

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “À revelia de toda conversa pedagógica, as coisas mudam sob a batuta do mercado. Infelizmente, estamos inseridos em sociedades que se movem pelo mercado. É forçoso reconhecer que a educação voltou a ser considerada importante, não por causa da construção e fortalecimento da cidadania” (Pedro Demo), mas porque:

Código da questão
Q30885Ca

Concursos em sua
cidade