Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A expressão currículo, durante muito tempo, esteve atrelada à lista de conteúdos que deveriam ser ensinados pela escola. No entanto, o currículo é mais do que isso. O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o tema, relacione as colunas.

( 1 ) - Currículo Formal.
( 2 ) - Currículo Real
( 3 ) - Currículo Oculto

Marque a sequência correta.

( ) É o que efetivamente é trabalhado em sala de aula, em decorrência do planejamento.

( ) É o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituições de ensino.

( ) É constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.

( ) Representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

Código da questão
Q19552Ca

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Entendendo a globalização como um fenômeno multifacetado, com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de forma complexa, Sousa Santos (2002), vale examinar que consequências tal processo provoca na educação. Alça-se flexibilidade à condição de mola-mestra do sistema. Atacam-se a rigidez da burocracia e os prejuízos de uma rotina cristalizada. Essas modificações na esfera do trabalho, em nível global, refletem-se no redimensionamento do:

Código da questão
Q9641Ca

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 ao tratar da proposta pedagógica da escola, também denominada de Projeto Político Pedagógico, determina:

I. A participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica.

II. A elaboração e execução da proposta pedagógica pelos estabelecimentos de ensino.

III. A participação e execução da proposta pedagógica pelos pais e comunidade.

IV. Os estabelecimentos de ensino devem informar aos pais e/ou responsáveis legais sobre a execução da proposta pedagógica.

Estão corretas:

Código da questão
Q18692Ca

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Conforme o PNE, a determinação legal (Lei nº 10.172/2001, meta 2 do Ensino Fundamental) de implantar progressivamente o Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intenções: “oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”. Essa ação requer planejamento e diretrizes norteadoras para o atendimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, além de metas para a expansão do atendimento, com garantia de qualidade. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à determinação da LDB em art. 23, como objetivo do Ensino Fundamental.

Código da questão
Q9639Ca

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma.

Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:

Código da questão
Q30876Ca

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - O início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em virtude da assinatura do Tratado de Petrópolis , constituiu um poderoso impulso para o povoamento da região. Na fase de construção, os acampamentos de operários no ponto inicial e no ponto final deram origem a formação de quais cidades, respectivamente?

Código da questão
Q9608Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - “mesmo após tantos dias”

Em qual das alternativas o vocábulo „mesmo‟ foi empregado no mesmo sentido que no texto?

Código da questão
Q18670Ca

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Quanto à matriz curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, propõem enquanto critérios de organização:

Código da questão
Q18687Ca

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Pensando a didática relacionada com as tendências pedagógicas, temos, na Escola Nova, a didática denominada ativa. É característica da didática ativa o:

Código da questão
Q9614Ca
10ª

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Em qual dos trechos foi empregada palavra ou expressão em sentido conotativo?

Código da questão
Q18663Ca