Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Assinale a alternativa que foge ao padrão indicado para a atual prática avaliativa.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9643Ca
02

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Luckesi (1994), a educação está eivada de sentido, de conceitos, valores e finalidades que a norteiam, sendo a questão mais abrangente e fundamental, a relativa ao sentido da educação na s o c i e d a d e e q u e p o d e s e r e x p r e s s a , respectivamente, pelos conceitos de educação como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9625Ca
03

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação assume três dimensões no ambiente educacional. Na dimensão da avaliação da aprendizagem, o documento, pautado nas orientações do Conselho Nacional de Educação, aponta que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18689Ca
04

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando.

Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30889Ca
05

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.”

(Tomaz Tadeu da Silva)

Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30880Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Assinale a alternativa em que se tenha reescrito o trecho em destaque em consonância com a norma culta e sem alterar o sentido do texto.

“[...] Fora criado por um padrasto QUE LHE ENSINARA O MODO FINO DE TRATAR PESSOAS PARA SE APROVEITAR DELAS e lhe ensinara como pegar mulher. [...]”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9600Ca
07

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Com relação às Estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educa- ção (PNE), aprovado pela Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, marque a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30864Ca
08

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) aborda critérios de verificação do rendimento escolar, considere as afirmações e julgue-as:

I. obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

II. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos e dos resultados ao longo do período.

III. possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

IV. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19550Ca
09

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30884Ca
10

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A construção e a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, podem ser consideradas a reforma curricular do sistema educacional brasileiro ocorrida na década de 1990. Essa, por sua vez, apoiou-se nas concepções teórico-metodológicas da:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19559Ca