Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30891Ca
02

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Em 1936, Maria Montessori, em seu livro “Em Família”, afirmava que só existe uma maneira de ensinar, que é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30890Ca
03

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Com base na LDBEN , marque a alternativa correta referente à educação especial.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9613Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Em qual dos trechos foi empregada palavra ou expressão em sentido conotativo?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18663Ca
05

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Leia o trecho adiante transcrito e, em seguida, responda: “De qualquer modo, por esta ou por outra razão qualquer, ando com uma espécie de miniparanoia, considerando-me, mais que os outros, vítima frequente da Lei de Murphy.” Justifique a acentuação gráfica registrada na palavra espécie:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19546Ca
06

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando.

Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30889Ca
07

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - As tendências pedagógicas definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Entre elas encontramos uma, em que o teórico destaca: “o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”. Para o autor a dialogicidade é a essência de uma educação libertadora. Além disso, outras características são necessárias para que ela se concretize tais como: colaboração, união, organização e síntese cultural. Assinale a alternativa que aponta o autor dessa concepção educacional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9640Ca
08

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Leia o seguinte fragmento da Resolução no 4, de 13 de julho de 2010, que define as diretrizes curriculares nacionais gerais.

I a Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.

II o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais.

III o Ensino Médio, com duração mínima de 3 (três) anos.

Estas são as etapas previstas para a(o):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30892Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - “[...] ANDARAM sob a chuva grossa e PARARAM diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos.”

Com relação às formas verbais destacadas, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9599Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - A figura de linguagem presente em “[...] e se reconheceram como dois nordestinos [...]” (§ 1) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9593Ca