(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - No contexto das tendências pedagógicas a perspectiva tecnicista concebe a aprendizagem como:
(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - De acordo com o Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de educação Básica (CNE/CEB) 11/2000, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui as seguintes funções:
I. Possibilitar aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação.
II. Restaurar um direito negado: o direito a uma escola de qualidade. Não se deve confundir essa função com a noção de suprimento.
III. Propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida tendo como base o caráter incompleto do ser humano cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares.
As funções acima citadas são, respectivamente:
(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Com relação às Estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educa- ção (PNE), aprovado pela Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, marque a alternativa correta.
(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A expressão currículo, durante muito tempo, esteve atrelada à lista de conteúdos que deveriam ser ensinados pela escola. No entanto, o currículo é mais do que isso. O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o tema, relacione as colunas.
( 1 ) - Currículo Formal. ( 2 ) - Currículo Real ( 3 ) - Currículo Oculto
Marque a sequência correta.
( ) É o que efetivamente é trabalhado em sala de aula, em decorrência do planejamento.
( ) É o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituições de ensino.
( ) É constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.
( ) Representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Cunha (2006), “É a pertinência em relação à complexidade dos desafios culturais, de modos de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pela lógica comunicacional da rede hipertextual, da multiplicidade, da interatividade, da imaterialidade, d a v i r t u a l i d a d e , d o t e m p o r e a l , d a multissensorialidade e da multidirecionalidade que definem o conceito de:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - A licitação na modalidade de pregão poderá ser adotada para a aquisição de bens e serviços comuns, assim entendidos aqueles:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Collares (1989), apud Bossa (2002), afirma que o fracasso escolar é um problema social e político, sendo fundamental abordar essa questão sob o ponto de vista dos fatores sociopolíticos, visto que dizem respeito à manutenção das más condições de vida e subsistência de grande parte da população escolar brasileira. Dessa forma, o fracasso escolar é compreendido como um sintoma social, que deve ser analisado no contexto:
(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Para Pedro Demo (2003), a pesquisa como princípio educativo deve superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, “quem ensina carece pesquisar; quem pesquisa carece ensinar. Professor que apenas ensina jamais o foi. Pesquisador que só pesquisa é elitista explorador, privilegiado e acomodado”. Nesse sentido, identifique a afirmação INCORRETA:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Reconhecendo as disparidades entre brancos e negros em nossa sociedade e a necessidade de intervir de forma positiva, assumindo o compromisso de eliminar as desigualdades raciais, dando importantes passos rumo à afirmação dos direitos humanos básicos e fundamentais da população negra brasileira. Nesse contexto, o Governo Federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/2003 – MEC, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a sua implementação. A Lei nº 10.639 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata, historicamente, a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Assinalar a alternativa que NÃO é relativa ao conteúdo programático do ensino da História da África e dosAfricanos.
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(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Em qual das alternativas houve erro na colocação pronominal: