Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Com relação às teorias pedagógicas, marque a alternativa referente à tendência pedagógica que defendia as seguintes ideias: “a escola está voltada para a formação de atitudes, razão pela qual deve estar preocupada com os problemas psicológicos e não com os pedagógicos ou sociais; o objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento interpessoal, como condição para o crescimento pessoal; a motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca da autorrealização; privilegia-se a autoavaliação”.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30871Ca
02

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei no 9394/96, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, determina que o estudante seja atendido por programas suplementares de material escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18682Ca
03

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Martins , ao discutir uma tendência atual do processo didático e da interação professor X aluno, afirma: “Com efeito, o processo didático do aprender a aprender assume orientação diferente da abordagem do movimento da Escola Nova.” O aprender a aprender, na vertente atual, possui foco no aluno como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9619Ca
04

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30887Ca
05

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Marque a alternativa referente ao teórico que defendeu a ideia de que “a aprendizagem deveria se aproximar ao máximo da vida prática do aluno e, portanto, a escola deveria preparar seus alunos para a vida democrá- tica, para a participação social, dando preferência à aprendizagem por descoberta”.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30870Ca
06

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - No que se refere aos métodos de alfabetização, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Método Alfabético
2 - Método Fônico
3 - Método Global
4 - Método Sociolinguístico

( ) Caracteriza-se pelo ensino do som e da forma das vogais, seguidas pelas consoantes. A letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, ao se associar a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Existe uma sequência de sons que devem ser ensinados, dos mais simples aos mais complexos.

( ) Os adeptos desse método começam a trabalhar a partir de unidades completas que possuem significado e sentido para as crianças para depois segmentá-las em partes menores. Pode ser subdividido nos três seguintes métodos: palavração; sentenciação; e método dos contos e da experiência Infantil.

( ) Tem como princípio de que a leitura deve partir da decoração oral das letras do alfabeto, seguida de todas as suas associações silábicas e depois as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.

( ) Caracteriza-se pela extração e o exame de uma palavra geradora do universo vocabular dos aprendizes, conforme critérios de produtividade temática, fonêmica e teor de motivação e conscientização, para que dessa forma se possa levantar os elementos existenciais nela contidos e, a seguir, através da decomposição das sílabas e pela sua combinação, gerar outras palavras.

Marque a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19560Ca
07

(FGV - 2018 - Prefeitura de Niterói - RJ - Pedagogo) - O cartaz publicitário de um evento de moda no Rio de Janeiro mostrava o seguinte:

VESTE-RIO A MODA AQUI É FAZER NEGÓCIO A frase A moda aqui é fazer negócio tem sua originalidade apoiada no(na):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q60190Ca
08

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Gradativamente, a escola vai se convertendo em um “espaço de síntese”, Libâneo (2004).Aescola de hoje não pode limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático. Ela é urna síntese entre a cultura experienciada que acontece na cidade, na rua, nas praças, nos pontos de encontro, nos meios de comunicação, na família, no trabalho etc. e a cultura formal que é o domínio dos conhecimentos, das habilidades de pensamento. O valor da aprendizagem escolar, com a ajuda pedagógica do professor, está justamente na sua capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9628Ca
09

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 ao tratar da proposta pedagógica da escola, também denominada de Projeto Político Pedagógico, determina:

I. A participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica.

II. A elaboração e execução da proposta pedagógica pelos estabelecimentos de ensino.

III. A participação e execução da proposta pedagógica pelos pais e comunidade.

IV. Os estabelecimentos de ensino devem informar aos pais e/ou responsáveis legais sobre a execução da proposta pedagógica.

Estão corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18692Ca
10

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Releia o trecho e responda: “Isso me faz lembrar o caso de um sujeito que não saía de casa com medo de sofrer algum acidente fatal.” A relação que a construção sublinhada estabelece com a construção antecedente é uma relação de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19547Ca