Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - As tendências pedagógicas definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Entre elas encontramos uma, em que o teórico destaca: “o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”. Para o autor a dialogicidade é a essência de uma educação libertadora. Além disso, outras características são necessárias para que ela se concretize tais como: colaboração, união, organização e síntese cultural. Assinale a alternativa que aponta o autor dessa concepção educacional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9640Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - “Pois bem, a mesma coisa aconteceu-me semana passada,...” / “É aquele negócio: afrouxa os parafusos, levanta o carro com o macaco, tira o pneu furado... Só que, quando peguei o estepe, verifiquei que ele também estava vazio.” Considerando as expressões destacadas, assinale a opção CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19542Ca
03

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Uma grande rede de lanchonetes que possui 25 lojas espalhadas pelo país e que funciona todos os sete dias da semana (“de segunda a domingo”), contratou 26 novos funcionários. Com relação aos novos contratados, o que é necessariamente verdade?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30859Ca
04

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Gradativamente, a escola vai se convertendo em um “espaço de síntese”, Libâneo (2004).Aescola de hoje não pode limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático. Ela é urna síntese entre a cultura experienciada que acontece na cidade, na rua, nas praças, nos pontos de encontro, nos meios de comunicação, na família, no trabalho etc. e a cultura formal que é o domínio dos conhecimentos, das habilidades de pensamento. O valor da aprendizagem escolar, com a ajuda pedagógica do professor, está justamente na sua capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9628Ca
05

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Luckesi (1994), a educação está eivada de sentido, de conceitos, valores e finalidades que a norteiam, sendo a questão mais abrangente e fundamental, a relativa ao sentido da educação na s o c i e d a d e e q u e p o d e s e r e x p r e s s a , respectivamente, pelos conceitos de educação como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9625Ca
06

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O conceito de „Educação em Rede‟ envolve um desenho curricular flexível, sintetizado na expressão vigotskiana ensinar/aprender e na postura freiriana de sermos eternos aprendizes. A primeira, porque se refere ao processo no qual nos incluímos como aprendizes num contexto global de relações dialógicas.” (Margarita Gomez). A segunda, porque:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30886Ca
07

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - A avaliação educacional se configura como um momento importante da prática pedagógica. Marque a alternativa que não condiz com o pensamento atual sobre o processo avaliativo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30872Ca
08

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - O planejamento é um meio de programar as ações docentes que inclui a previsão das atividades didáticas, a coordenação face aos objetivos propostos e a revisão no decorrer do processo de ensino. Mas também um momento de pesquisa e reflexão ligado à avaliação. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19551Ca
09

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Ao objetivar a inclusão social, a educação escolar deve estar fundamentada, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18684Ca
10

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Cunha (2006), “É a pertinência em relação à complexidade dos desafios culturais, de modos de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pela lógica comunicacional da rede hipertextual, da multiplicidade, da interatividade, da imaterialidade, d a v i r t u a l i d a d e , d o t e m p o r e a l , d a multissensorialidade e da multidirecionalidade que definem o conceito de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9635Ca