Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

01

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O conceito de „Educação em Rede‟ envolve um desenho curricular flexível, sintetizado na expressão vigotskiana ensinar/aprender e na postura freiriana de sermos eternos aprendizes. A primeira, porque se refere ao processo no qual nos incluímos como aprendizes num contexto global de relações dialógicas.” (Margarita Gomez). A segunda, porque:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30886Ca
02

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - De acordo com Libâneo, a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, unindo meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos. Neste sentido,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18688Ca
03

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Rangel e Freire , “Mídias não constituem um mal a ser combatido, mas um espaço de linguagem a ser habitado [...]” A utilização das mídias digitais no processo educativo, de modo produtivo, auxilia o estudante no desenvolvimento do pensamento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9617Ca
04

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Rondônia tem um relevo pouco acidentado, sem elevações ou depressões acentuadas. As altitudes variam entre 70 e 500 metros, tendo como referência o nível do mar. No sul do estado, são encontradas as áreas mais acidentadas, com depressões e elevações. Nessa região fica o ponto mais elevado do estado, a Serra:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9611Ca
05

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Leia o texto

Um aluno de 16 anos frequenta a mesma escola desde a 1ª série (o que acontece por três anos consecutivos). Na 3ª série foi novamente reprovado. Atualmente, está cursando a 5ª série pela terceira vez, sem expectativa de aprovação. É considerado um aluno difícil, que demonstra total desinteresse pela sala de aula, só quer brincar. Implica o tempo todo com os outros colegas, não faz nada em aula, não entrega os trabalhos solicitados. No primeiro conselho de classe deste ano, os professores, questionados sobre o aluno, disseram: “Ah, esse deixa pra lá, não quer saber de nada, vai ficar a vida toda na quinta série!”

Numa aproximação maior com a produção do aluno, foi percebido que o mesmo tem defasagem na alfabetização, isto é, escreve em nível silábico-alfabético e desconhece os processos de multiplicação e divisão.

Para Jussara Hoffmann:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30877Ca
06

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Ao tratar dos saberes necessários à prática docente em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire considera que não existe docência sem discência e que, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18676Ca
07

(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Leia o trecho adiante transcrito e, em seguida, responda: “De qualquer modo, por esta ou por outra razão qualquer, ando com uma espécie de miniparanoia, considerando-me, mais que os outros, vítima frequente da Lei de Murphy.” Justifique a acentuação gráfica registrada na palavra espécie:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19546Ca
08

(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30878Ca
09

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Martins , ao discutir uma tendência atual do processo didático e da interação professor X aluno, afirma: “Com efeito, o processo didático do aprender a aprender assume orientação diferente da abordagem do movimento da Escola Nova.” O aprender a aprender, na vertente atual, possui foco no aluno como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9619Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - A figura de linguagem presente em “[...] e se reconheceram como dois nordestinos [...]” (§ 1) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9593Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »