Policial Militar

Prepare-se com questões de Policial Militar

01

(Pref. Reserva/PR - 2011 - Pref. Reserva/PR) - A manutenção de um ambiente úmido é importante no tratamento das feridas porque:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q7258Ca
02
Rodrigo, tenente da PMDF, e sua namorada foram assistir a um filme que estava em cartaz. Rodrigo, que comprou apenas o ingresso de sua namorada, mostrou sua identidade funcional e entrou sem pagar o ingresso.

Considerando a situação hipotética acima descrita e os princípios da administração pública, julgue o item a seguir.

Rodrigo agiu com desvio de poder, visto que se valeu de prerrogativa legal para atingir fim pessoal não amparado pelo ordenamento jurídico.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1309Ca
03
A respeito do controle dos atos da administração pública, julgue o item que se segue.

O Poder Judiciário pode avaliar a legalidade dos atos administrativos, sejam eles vinculados ou discricionários.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1313Ca
04
Acerca da prisão e da liberdade provisória, julgue o item seguinte

Considere a seguinte situação hipotética.

Após assaltarem uma loja comercial no centro de Sobradinho DF, Lauro e Tadeu fugiram em direção a Formosa GO. Alguns policiais militares do DF que passavam próximo ao local do assalto saíram em perseguição aos bandidos e efetuaram a prisão dos assaltantes nessa cidade goiana.

Nessa situação, a prisão é ilegal, uma vez que os referidos policiais deveriam ter acionado as autoridades policiais de Formosa, pois não têm autorização legal para atuar em outra unidade da Federação.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1341Ca
05

Clique
aqui para ler o texto relacionado com a questão

O exercício do direito de petição perante as administrações regionais do DF depende do pagamento de taxas, ao contrário do que ocorre nos demais órgãos administrativos do DF.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1300Ca
06
No que se refere ao inquérito policial, julgue o item seguinte

Considere a seguinte situação hipotética. Pedro teve seu veículo furtado, razão pela qual compareceu à delegacia da mulher, pois era a mais próxima de sua residência, e registrou a ocorrência. A autoridade policial titular daquela unidade instaurou inquérito policial, apurando, com sucesso, a autoria do delito. Nessa situação, apesar de o inquérito não ter sido conduzido pela delegacia especializada em roubos e furtos de veículos, a futura ação penal não é nula, ainda que instruída com os autos do referido inquérito.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1335Ca
07
Acerca da prisão e da liberdade provisória, julgue o item seguinte

Não é concedida fiança em caso de prisão por mandado do juiz do cível, de prisão disciplinar militar ou quando presentes os motivos que autorizam a decretação da prisão preventiva.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1342Ca
08
O próximo item, relativo às disposições do CPP referentes à ação penal, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Fernando foi vítima de séria agressão verbal por parte de Ana e Carolina, que, falsamente, imputaram-lhe fato ofensivo à sua reputação, sendo certo que o fato chegou ao conhecimento de terceiros. Oferecida a queixa contra as agressoras, Fernando perdoou apenas Carolina sem declinar os motivos do seu ato. O juiz, após certificar-se da intenção das quereladas de serem perdoadas, extinguiu a punibilidade em relação a ambas. Nessa situação, agiu corretamente a autoridade judicial, pois, segundo o CPP, Fernando não poderia perdoar apenas uma das agressoras.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1338Ca
09
A respeito dos institutos de direito penal, julgue o item seguinte

A pena poderá ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação da saúde mental, não era, no momento do delito, inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1325Ca
10
Em conformidade com o Estatuto dos Policiais Militares do DF, julgue o item seguinte

O soldado, aos 51 anos de idade, deve ser transferido para reserva remunerada, de ofício, enquanto o coronel da PMDF pode permanecer no posto até os 59 anos de idade
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1348Ca