Português

Prepare-se com questões de Português

01

(VUNESP - 2020 - Câmara de Bragança Paulista - SP - Assistente de Gestão Administrativa) - Leia o texto para responder à questão.

 

                                   Emergentes à frente

 

As tecnologias de segurança digital por meio de biometria estão evoluindo para coibir roubos e fraudes, seja nas contas bancárias, seja nas eleições. Isso acontece principalmente em países emergentes, que, nesse quesito, estão à frente de nações desenvolvidas. Grandes democracias, como o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia para trazer mais segurança aos pleitos. Por aqui, 67% do eleitorado já cadastrou as impressões digitais para se identificar na hora do voto, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Não é por acaso, portanto, que uma pesquisa realizada pela empresa francesa Idemia, que ouviu 2800 pessoas em 11 países, apontou que 89% dos brasileiros utilizaram a biometria digital em algum momento da vida. Trata-se do maior índice do mundo – a proporção cai para 48% nos Estados Unidos. No reconhecimento de voz e íris, a Índia lidera. Os bancos também têm adotado a biometria como mais uma ferramenta de segurança. Isso faz com que as populações emergentes confiem mais nesse tipo de tecnologia.

 

(Exame, 12.06.2019)

 

Na última frase do texto – Isso faz com que as populações emergentes confiem mais nesse tipo de tecnologia. – o pronome destacado refere-se a

Código da questão
Q58855Ca
02

(MPE-GO - 2019 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa em que o hífen está empregado DE ACORDO com as normas ortográficas atuais:

Código da questão
Q56543Ca
03
Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão.

De acordo com o texto, infere-se que facto designa:
Código da questão
Q1134Ca
04

(FEPESE - 2020 - Prefeitura de Itajaí - SC - Assistente Tributário Municipal)- Assinale a alternativa em que o elemento coesivo estabelece a necessária coesão entre as orações.

Código da questão
Q58943Ca
05

(FUNDEP- 2020 - DMAE - MG - Técnico em Segurança do Trabalho) - 

                                                                     A onça doente

                                                                                                                                                                         Monteiro Lobato

A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar, padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.
Disponível em: <encurtador.com.br/hALX1>.
Acesso em: 25 out. 2019.

Considere as afirmativas a seguir.

 

I. A onça caiu da árvore em consequência de ter ficado seriamente enferma.

 

II. A onça não podia caçar, todavia, padecia de fome.

 

III. O jabuti não viu rastro sainte, portanto desconfiou.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Código da questão
Q59497Ca
06 Seus livros foram traduzidos para diversas línguas e se tornariam conhecidos em todo o mundo. Seu estilo era marcante, repleto de personagens que retratavam a Bahia. Seu público se ampliou a partir das adaptações de seus livros feitas para a TV e cinema. Ele faleceu em 2001. Trata-se de:
Código da questão
Q253Ca
07

(Enem-2020) - Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!” Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; [...] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências”, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada.

BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1984

Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é a

Código da questão
Q61315Ca
08

( UFRJ - Contra – Mestre Ofício ) - No trecho “Protesto não é crime. É um direito humano.”, a única palavra com duas sílabas é:

Código da questão
Q56779Ca
09

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a oração em que o pronome foi empregado corretamente:

Código da questão
Q56644Ca
10

(CETRO- soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa,assinale a alternativa correta em relação à ocorrência da crase.

Código da questão
Q57937Ca