Português

Prepare-se com questões de Português

01

(JOTA - 2016 - Prefeitura de Piquete/SP - Eletricista) - “Aquele jovem era terrivelmente insolente.”

O sinônimo da palavra grifada é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q47613Ca
02

 (COPEVE-UFAL - 2016 - UFAL - Assistente de Laboratório) - Sete anos de pastor Jacob servia Luís de Camões Sete anos de pastor Jacob servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. [...] Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NTM2ODI4/>. Acesso em: 11 jun. 2016.
Na linguagem do poema, há o predomínio do tempo verbal do modo indicativo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57070Ca
03

(FGV - 2014 - Prefeitura de Osasco - SP - Cozinheiro) - TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

Então o cavalo se volta para ele e diz:

"Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

O último parágrafo do texto está entre aspas porque:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57127Ca
04

(NUCEPE - 2019 - FMS - Auxiliar de Administração) - TEXTO II

JÁ OUVIU FALAR EM CUIDADOS PALIATIVOS?

“A ideia de que a medicina é uma luta contra a morte está errada. A medicina é uma luta pela vida boa, da qual a morte faz parte.” A colocação do escritor Rubem Alves (1933-2014) resume bem o que propõem os cuidados paliativos, um campo e conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis e que ameaçam a vida. Essa especialidade oferta conforto, o que inclui alívio e prevenção de incômodos físicos (dor, náusea, falta de ar ...), além de apoio emocional, espiritual e social ao paciente e à família. (...).

Que fique claro: esse amparo não é sinônimo de suspensão de tratamentos. “Não é eutanásia”, enfatiza a geriatra Ana Claudia Arantes, fundadora da Casa do Cuidar de São Paulo, que forma profissionais paliativistas. “Muita gente acha que cuidados paliativos é desistir da vida, quando o que eles oferecem é o oposto: ajudar a viver bem”, esclarece. Tabus do tipo talvez tenham relação com o próprio termo “paliativo”, que, no uso corriqueiro, remete a “solução temporária”. Mas, na origem, a palavra tem outro significado. Pallium, no latim, quer dizer “manto”. Historicamente, assim eram chamadas as capas usadas pelos cavaleiros das Cruzadas para se acolher das intempéries. É esse o sentido que evoca nos cuidados paliativos.

(...)

(Revista Saúde é Vital – Editora Abril, nº 443, junho/2019, p. 62-63).

Em geral, qualquer evento comunicativo traz, em si, primordialmente, uma intenção sobre o que deseja comunicar. Assim sendo, levando-se em conta a apresentação das ideias no texto II, é CORRETO afirmar que a intenção comunicativa, nesse texto, é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56475Ca
05

(IBADE - 2017 - PC-AC - Auxiliar de Necropsia) - Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto: I. Em “mas parece que no tema de raça, racismo, negritude, branquitude, nós CAÍMOS em preconceito... Por pequena que seja a gota de sangue negro do INDIVÍDUO”, as palavras destacadas recebem acento pela mesma regra de acentuação. II. Passando-se para o plural o trecho destacado em “todos desprezam o meia casta, EXEMPLO VIVO DA INFRAÇÃO À LEI TRIBAL.”, mantendo-se o A no singular, o sinal indicativo de crase, obrigatoriamente, não poderia ser usado. III. Em “E os mestiços aceitam a definição e - meiões, quarteirões, octorões - se dizem altivamente 'negros', quando ISSO não é verdade.”, o elemento destacado se refere a uma ideia anteriormente expressa. Está correto apenas o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57020Ca
06

(Instituto Legatus - 2014 - Prefeitura de Curralinhos - PI - Motorista) - Indique a alternativa em que ocorre erro de concordância nominal na alternativa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q58127Ca
07

( UFRJ - Contra – Mestre Ofício ) - Considere:

"Ai, são pais-de-santo, paus-de-arara, são passistas

São flagelados, são pingentes, balconistas

Palhaços, marcianos, canibais, lírios, pirados

Dançando dormindo de olhos abertos à sombra da alegoria

Dos faraós embalsamados”

Pode-se afirmar que, nesses versos, o autor:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56777Ca
08

(UPA - 2017 - Prefeitura de Barbalha/CE - Fisioterapeuta) - Considerando o emprego da vírgula (,), assinale a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46201Ca
09

 (FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA) - “Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.”

Nesse segmento ocorre três vezes a palavra “muito”. Sobre essas três ocorrências, assinale a afirmativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56880Ca
10

(COPEVE-UFAL - 2019 - UFAL - Técnico em Contabilidade) - A polícia______________os delinquentes e não apareceu quem___________.

Complete corretamente a frase com os verbos de uma das opções:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56264Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »