Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português

01

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Auxiliar Administrativo) - Vai aí um suco antioxidante?

Uma coisa da qual o brasileiro pode se orgulhar é a variedade de frutas produzidas em Iodas as regiões do país. Essas delícias trazem consigo substâncias com ação antioxidante, que neutralizam as moléculas instáveis batizadas de radicais livres. "Os radicais livres são compostos formados normalmente no nosso organismo pela respiração. Quando entram em contato com as nossas células, eles causam danos e contribuem para o aparecimento de doenças, como inflamações, tumores, mal de Alzheimer, problemas e cardiovasculares e envelhecimento precoce", resume Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP. Certas frutas tropicais, como acerola, camucamu, açaí e caju, são campeãs no quesito antioxidantes.
E se uma frutinha já faz bem ao organismo, que tal misturar duas ou três? É aí que entram em cena as
misturas de sucos como parceiras da saúde. Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical pesquisaram 90 misturas de sucos tropicais que aliassem sabor a uma boa quantidade de componentes funcionais. Duas dessas misturas - preparadas com camucamu, acerola, açaí, cajá.caju e abacaxi - foram testada sem cobaias animais. O resultado foi o aumento de enzimas antioxidantes e do colesterol bom (HDL). (RIBEIRO. Clara. Viva Saúde,n. 140, Fev.2015,p. 31)
A expressão componentes funcionais, sublinhada no último parágrafo, refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56632Ca
02

(FGV - 2014 - Prefeitura de Osasco - SP - Cozinheiro) - TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

Então o cavalo se volta para ele e diz:

"Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

Na fábula lida, a palavra “Cuidador” é iniciada por letra maiúscula porque:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57132Ca
03

(UFES - 2011 - UFES - Assistente de Laboratório) - Uma das alternativas contém explicação adequada ao sentido da frase. Marque-a.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56957Ca
04

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Utilize o texto a seguir para a resolução da questão.

A OUTRA NOITE

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.
– Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
– Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

(Rubem Braga, Ai, Copacabana, disponível em http://biscoitocafeenovela.blogspot.com.br/2014/09/sessao-leitura-outra-noite-rubembraga.html. Acesso em 14/01/2018)
Marque a alternativa que não corresponde a um sinônimo da palavra “veementes”:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56681Ca
05

( UFRJ - Contra – Mestre Ofício ) - TEXTO 2

“A UFRJ está de luto. Estamos consternados com a morte de Diego Vieira Machado, nosso estudante do curso de Português-Hebraico, da Faculdade de Letras. Ele faria 31 anos no próximo mês e saiu do Pará para estudar no Rio. Sua vida foi perdida tristemente para uma violência que não deverá passar impune.

(...) A reitoria está apurando informações sobre mensagem de ódio endereçada a estudantes com conteúdo LGBTfóbico e racista, e solicitará apoio da Polícia Federal para identificação dos autores. Não podemos admitir que qualquer integrante da comunidade universitária sinta-se sob ameaça. Indignada e entristecida, como os rostos de todas e todos na UFRJ, a Reitoria declara, nesta segunda-feira, luto por três dias, e reafirma o seu empenho para que o rigor da lei seja aplicado ao caso. (...)”

Trecho de Nota Pública do Reitor da UFRJ, Professor Roberto Leher. Cidade Universitária, 4 de julho de 2016

Marque a alternativa com a palavra que substitui o termo “admitir”, sem alterar o sentido da frase a seguir.

“Não podemos admitir que qualquer integrante da comunidade universitária sinta-se sob ameaça.”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56780Ca
06

(IF-CE - 2016 - IF-CE - Auxiliar em Administração) - Quanto ao uso, no texto, do sufixo “inha” nas expressões “negrinha”, “arrumadinha”, “perninhas” e “menininha”, todas possuem um valor relacionado a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57175Ca
07

(CRF-TO - 2015 - CRF-TO - Serviços Gerais) - Leia o texto abaixo e responda a questão, indicando a alternativa CORRETA.:

O que é um herói?

Um homem corajoso? Um campeão na luta? Um sujeito inteligente? Ou aquele jovem intrépido que vive salvando mocinhas indefesas de vilões, igualmente fortes, corajosos e espertos?

Na Idade Média, quando os homens lutavam com arcos e flechas, lanças e espadas, surgiram os cavaleiros.

E, com eles, um código de honra que se chamava “código da cavalaria”. Naqueles tempos do passado, o herói era o cavaleiro que seguia esse código. E segundo as leis da cavalaria, ele deveria ser justo, leal, obedecer ao rei, defender os injustiçados e ...proteger donzelas em perigo.

(Heróis e Guerreiros; PIETRO, Heloísa)

A palavra “leal” que aparece no texto, tem valor de :

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57667Ca
08

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Motorista) - 

PEGUE A BOLA, ROBÔ


Ele tem rabo, quatro patas e late, além de ser brincalhão e bom companheiro. Só que, diferentemente dos outros cães, alimenta-se exclusivamente de pilhas, e quando o dono não quer mais sua companhia, tudo o que precisa fazer é desligá-lo. Trata-se de um cachorro artificial, o mais novo modelo de robô do laboratório de Ciência da Computação da Sony japonesa. Chamado de RoboPet, ele consegue correr atrás de uma bola, desviar-se de obstáculos e atender a chamados. Ainda é um protótipo, mas a Sony pretende colocar robôs como esse à venda até o ano 2010.
PILHAS – a parte em destaque representa um:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57631Ca
09

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Auxiliar Administrativo) - A alternativa em que todas as palavras obedecem a mesma norma de acentuação gráfica é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56626Ca
10

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - É correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56648Ca