Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português

01

 (MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Oficial de Promotoria) - Analise as orações a seguir, quanto à concordância nominal, e, depois, assinale a alternativa correta.

I. É proibido entrada de pessoas com animais.

II. A garota estava meia doente.

III. As crianças têm menas doenças atualmente.

IV. As pessoas ficaram meio receosas com os acontecimentos.

V. Elas mesmas fizeram todo o trabalho.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56935Ca
02

(REIS & REIS - 2016 - Operador de Máquinas Pesadas) - São advérbios de modo, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57785Ca
03

(FUNDEP- 2020 - Prefeitura de Catas Altas - MG - Motorista) - 

                                  Fake news

Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

O que significa fake news?

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.

Disponível em:<www.mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm> . Acesso em: 29 nov. 2019.

Assinale a alternativa em que a reescrita do primeiro parágrafo do texto não altera o seu sentido original.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q58662Ca
04

(CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - SONHO.

Não quero nem ma referir aqui do sonho onírico, aquele que vem quando estamos dormindo, e que cumpre uma função biológica e psicológica demasíadarnente importante para o nosso bem-estar. Falo eu de sonho como sendo o nosso desejo, o que queremos realizar, construir. Como Martin Luther King, ao falar de uma sociedade sem diferenças. Ou Mahatma Gandhl, ao lutar pela independência da índia e expressar o sonho de sem violência alguma, haver um povo que tivesse autodeterminação.

Quando dizemos “eu sonho ter uma casa" ou ‘eu sonho que meus filhos se formem” ou ‘eu sonho ter um casamento que perdure bastante tempo", o sonho é aquilo que nos Impulsiona. É um desejo que colocando no futuro, procuramos buscar.

Isso nada tem a ver com delírio. Delírio é um desejo que não tem factibilidade, que não tem como se realizar. Sonho precisa se factível, realizável.

Por exemplo não basta eu dizer: ‘Sonho ser o maior jogador de futebol da Fifa 2016". Isso não é sonho é delírio. Eu não tenho mais idade, não teria como entrar no circuito do futebol. “E se eu rezar muito?" Lamento, não vai acontecer. “E se eu ler muitos livros de autoajuda?" Também não vai adiantar.

Sonho não é delírio, é o desejo com factibilidade, que pode ser realizado. Delírio é um desejo marcado pela incapacidade de realização.

(CORTELLA, Mário Sárglo- Pensar bem nos faz bem! Vozes, p.138.)

O plural da palavra está inadequado em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q56512Ca
05

( IBADE - 2019 - IBGE - Recenseador) - A palavra destacada no trecho “colocar um comentário explicando o PORQUÊ” pode assumir grafias diferentes, dependendo do contexto. Assinale a única opção em que a palavra destacada foi corretamente grafada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56389Ca
06
Assinale a alternativa que NÃO contém dígrafo consonantal.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q535Ca
07

 (CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - PERSISTÊNCIA

Máxima latina antiga, sábia, “a gota escava a pedra". Se há algo absolutamente frágil rente a uma rocha é uma gota d’água. Não é à toa que circula o ditado 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A persistência pode estar no campo positivo, isto é, a capacidade de ir adiante, de não desistir, mas também, no negativo: persistir em algo que está equivocado, persistirem algo que seja um desvio de rota.

A noção de persistência, quando colocada gota a gota, traz uma indicação muito séria da forma como a paciência deve entrar na persistência. Paciência não é lerdeza. E a capacidade de admitir a maturação e dar o tempo necessário aos nossos processos de conceber, de fazer, seja na nossa carreira, seja no nosso trabalho, seja na família, seja no atingimento de algum objetivo,

A máxima latina “a gota escava a pedra" é uma orientação da natureza para mostrar o valor da persistência quando ela é positiva, é capaz de ajudar a chegar ao lugar a que se deseja passo a passo.

Não de maneira lerda, não de maneira demorada, mas não desistindo, ou seja, não deixar de lado aquilo que necessita de fôlego, no estudo, na organização da vida, na certeza daquilo que se precisa conseguir.

(CORTELLA, Mário Sérgio. Pensar bem nos faz bem! Vozes p.99)

A concordância do verbo não é feita com o sujeito da oração em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q56568Ca
08
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

O dito popular só não significa:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q363Ca
09

(FGV - 2014 - Prefeitura de Osasco - SP - Cozinheiro) - TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

Então o cavalo se volta para ele e diz:

"Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

Toda fábula tem uma mensagem moral; nesse caso, o que essa fábula condena é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57134Ca
10

 (MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente pela mesma regra:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56919Ca