(CEC - 2014 - Prefeitura de Piraquara - PR - Agente Comunitário de Saúde) - O texto abaixo serve de referência para a questão.
Homem passa 20 dias perdido no parque
Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel
Um homem que estava desaparecido havia 25 dias dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi encontrado na manhã de ontem por policiais ambientais. Ele estava com uma perna quebrada havia 20 dias e foi localizado oito quilômetros mata adentro, em um local de difícil acesso. O homem teria se arrastado por cerca de quatro quilômetros, mesmo com a perna fraturada. Segundo o tenente Nilson Figueiredo, da Polícia Ambiental, a corporação foi avisada do sumiço do homem, que seria um caçador, por familiares dele. O homem tinha o hábito de acampar no parque, mas nunca havia ficado tantos dias fora. Policiais localizaram o homem, cuja identidade não foi revelada ainda, por volta das 11 horas de ontem. Ele estava bastante debilitado. Um helicóptero chegou a decolar de Foz do Iguaçu para tentar fazer o resgate, mas não houve condições de pouso por ser um local de mata fechada. Mas uma maca, medicamentos, água, comida e materiais para imobilizar a fratura foram deixados no local. A tentativa de resgate será retomada hoje. Durante a noite, uma equipe de resgate composta por 20 pessoas pousaria com a vítima, moradora de Capitão Leônidas Marques. “É uma área de difícil acesso, com morros íngremes", explica Figueiredo. Para o policial, a localização rápida da vítima “foi como encontrar agulha no palheiro".
(Gazeta do Povo, 17/09/14, p. 11)
Assinale a alternativa que apresenta a melhor reescrita da frase “Ele estava bastante debilitado.”, levando em consideração o (con)texto apresentado:
(JOTA - 2016 - Prefeitura de Piquete/SP - Eletricista) - “Transmiti-lhe o recado.”
O pronome lhe tem a função sintática de:
(FUNRIO - 2009 - FURP/SP - Auxiliar de almoxarifado) - Observe o conjunto de frase a seguir:
1. Saiba que lhe amo por demais. 2. Venha cá para eu lhe entregar o documento. 3. Cresceram-lhe unhas e cabelos de modo surpreendente.
Nos enunciados acima, o pronome lhe foi empregado, normativamente,
(CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial) -
Entre todos os fatores técnicos da mobilidade,um papel particularmente importante foi desempenhadopelo transporte da informação — o tipo de comunicação4 que não envolve o movimento de corpos físicos ou sóo faz secundária e marginalmente. Desenvolveram-se,de forma consistente, meios técnicos que também7 permitiram à informação viajar independentemente dos seusportadores físicos — e independentemente também dosobjetos sobre os quais informava: meios que libertaram10 os “significantes” do controle dos “significados”. A separaçãodos movimentos da informação em relação aos movimentosdos seus portadores e objetos permitiu, por sua vez,13 a diferenciação de suas velocidades; o movimento dainformação ganhava velocidade num ritmo muito maisrápido que a viagem dos corpos ou a mudança da situação16 sobre a qual se informava. Afinal, o aparecimento da redemundial de computadores pôs fim — no que diz respeitoà informação — à própria noção de “viagem” (e de19 “distância” a ser percorrida), o que tornou a informaçãoinstantaneamente disponível em todo o planeta, tanto nateoria como na prática.Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas.Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999 (com adaptações).Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do textoprecedente, julgue os itens a seguir.
As formas pronominais “os quais” (R.9) e “a qual” (R.16) referem-se, respectivamente, a “portadores físicos” (R.8) e “situação” (R.15).
(Big Advice - 2017 - Prefeitura de Dracena - SP - Auxiliar de enfermagem) - Após fazer uma dieta, certa professora perdeu 20% do seu peso nos seis primeiros meses, após esse período ela abandonou a dieta e, com isso, ao completar um ano do início do seu regime ela engordou 20% em relação ao peso que havia atingido no final dos 6 primeiros meses. Comparando seu peso quando ela iniciou a dieta com seu peso ao final dos doze meses mencionados, o peso dela:
(FCC - 2020 - AL-AP - Assistente Legislativo - Assistente Administrativo) - Novas formas de vida?
Uma forma radical de mudar as leis da vida é produzir seres completamente inorgânicos. Os exemplos mais óbvios são programas de computador e vírus de computador que podem sofrer evolução independente.
O campo da programação genética é hoje um dos mais interessantes no mundo da ciência da computação. Esta tenta emular os métodos da evolução genética. Muitos programadores sonham em criar um programa capaz de aprender e evoluir de maneira totalmente independente de seu criador. Nesse caso, o programador seria um primum mobile, um primeiro motor, mas sua criação estaria livre para evoluir em direções que nem seu criador nem qualquer outro humano jamais poderiam ter imaginado.
Um protótipo de tal programa já existe – chama-se vírus de computador. Conforme se espalha pela internet, o vírus se replica milhões e milhões de vezes, o tempo todo sendo perseguido por programas de antivírus predatórios e competindo com outros vírus por um lugar no ciberespaço. Um dia, quando o vírus se replica, um erro ocorre – uma mutação computadorizada. Talvez a mutação ocorra porque o engenheiro humano programou o vírus para, ocasionalmente, cometer erros aleatórios de replicação. Talvez a mutação se deva a um erro aleatório. Se, por acidente, o vírus modificado for melhor para escapar de programas antivírus sem perder sua capacidade de invadir outros computadores, vai se espalhar pelo ciberespaço. Com o passar do tempo, o ciberespaço estará cheio de novos vírus que ninguém produziu e que passam por uma evolução inorgânica.
Essas são criaturas vivas? Depende do que entendemos por “criaturas vivas”. Mas elas certamente foram criadas a partir de um novo processo evolutivo, completamente independente das leis e limitações da evolução orgânica.
(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens, Uma breve história da humanidade.Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 38. ed,, 2018, p. 419-420).
A forma radical de mudar as leis da vida, investigada ao longo do texto, está na possibilidade de o homem
(VUNESP - soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Assinale a alternativa correta em relação à pontuação.
(IDECAN - Soldado Bombeiro Militar (CBM RN)/2017) -
Texto para responder a questão abaixo. Admirável mundo novo [...] O D.I.C. (Diretor de Incubação e Condicionamento) e seus alunos entraram no elevador mais próximo e foram levados ao quinto andar(a). Berçários. Salas de Condicionamento Neopavloviano, indicava o painel de avisos(d). O Diretor abriu uma porta. Entraram num vasto cômodo nu, muito claro e ensolarado, pois toda a parede do lado sul era constituída por uma única janela. Meia dúzia de enfermeiras, com as calças e jaquetas do uniforme regulamentar de linho branco de viscose, os cabelos assepticamente cobertos por toucas brancas, estavam ocupadas em dispor vasos com rosas sobre o assoalho, numa longa fila, de uma extremidade à outra do cômodo. Grandes vasos, apinhados de flores. Milhares de pétalas, amplamente desabrochadas e de uma sedosa maciez, semelhantes às faces de inumeráveis pequenos querubins [...]. As enfermeiras perfilaram-se ao entrar o D.I.C. – Coloquem os livros – disse ele, secamente(c). Em silêncio, elas obedeceram à ordem(b). Entre os vasos de rosas, os livros foram devidamente dispostos – uma fileira de livros infantis, cada um aberto, de modo convidativo, em alguma gravura agradavelmente colorida, de animal, peixe ou pássaro. – Agora, tragam as crianças. Elas saíram apressadamente da sala e voltaram ao cabo de um ou dois minutos, cada qual empurrando uma espécie de carrinho, onde, nas suas quatro prateleiras de tela metálica, vinham bebês de oito meses, todos exatamente iguais (um Grupo Bokanovsky, evidentemente) e todos (já que pertenciam à casta Delta) vestidos de cáqui. – Ponham as crianças no chão. Os bebês foram descarregados. – Agora, virem-nas de modo que possam ver as flores e os livros. Virados, os bebês calaram-se imediatamente, depois começaram a engatinhar na direção daquelas massas de cores brilhantes, daquelas formas tão alegres e tão vivas nas páginas brancas. Enquanto se aproximavam, o sol ressurgiu de um eclipse momentâneo atrás de uma nuvem. As rosas fulgiram como sob o efeito de uma súbita paixão interna; uma energia nova e profunda pareceu espalhar-se sobre as páginas reluzentes dos livros. Das filas de bebês que se arrastavam engatinhando, elevaram-se gritinhos de excitação, murmúrios e gorgolejos de prazer. O Diretor esfregou as mãos. – Excelente! – comentou. – Até parece que foi feito de encomenda. [...] O Diretor esperou que todos estivessem alegremente entretidos. Depois disse: – Observem bem. – E, levantando a mão, deu o sinal. A Enfermeira-Chefe, que se encontrava junto a um quadro de ligações na outra extremidade da sala, baixou uma pequena alavanca. Houve uma explosão violenta. Aguda, cada vez mais aguda, uma sirene apitou. Campainhas de alarme tilintaram, enlouquecedoras. As crianças sobressaltaram-se, berraram; suas fisionomias estavam contorcidas pelo terror. – E agora – gritou o D.I.C. (pois o barulho era ensurdecedor) – agora vamos gravar mais profundamente a lição por meio de um ligeiro choque elétrico. Agitou de novo a mão, e a Enfermeira-Chefe baixou uma segunda alavanca. Os gritos das crianças mudaram subitamente de tom. Havia algo de desesperado, de quase demente, nos urros agudos e espasmódicos que elas então soltaram. Seus pequenos corpos contraíam-se e retesavam-se; seus membros agitavam-se em movimentos convulsivos, como puxados por fios invisíveis. – Nós podemos eletrificar todo aquele lado do assoalho – berrou o Diretor para explicar-se. – Mas isso basta — continuou, fazendo um sinal à enfermeira. As explosões cessaram, as campainhas pararam de soar, o ganido da sirene foi baixando de tom até silenciar. Os corpos rigidamente contraídos distenderam-se; o que antes fora o soluço e o ganido de pequenos candidatos à loucura expandiu-se novamente no berreiro normal do terror comum. – Ofereçam-lhes de novo as flores e os livros. As enfermeiras obedeceram; mas, à aproximação das rosas, à simples visão das imagens alegremente coloridas do gatinho, do galo que faz cocorocó e do carneiro que faz bé, bé, as crianças recuaram horrorizadas; seus berros recrudesceram subitamente. [...] – Elas crescerão com o que os psicólogos chamavam um ódio “instintivo” aos livros e às flores. Reflexos inalteravelmente condicionados. Ficarão protegidas contra os livros e a botânica por toda a vida. – O Diretor voltou-se para as enfermeiras. – Podem levá-las. Sempre gritando, os bebês de cáqui foram colocados nos seus carrinhos e levados para fora da sala, deixando atrás de si um cheiro de leite azedo e um agradabilíssimo silêncio. Um dos estudantes levantou a mão. Embora compreendesse perfeitamente que não se podia permitir que pessoas de casta inferior desperdiçassem o tempo da Comunidade com livros e que havia sempre o perigo de lerem coisas que provocassem o indesejável descondicionamento de algum de seus reflexos... enfim, ele não conseguia entender o referente às flores. Por que se dar ao trabalho de tornar psicologicamente impossível aos Deltas o amor às flores? [...] – [...] As flores do campo e as paisagens, advertiu, têm um grave defeito: são gratuitas. O amor à natureza não estimula a atividade de nenhuma fábrica. Decidiu-se que era preciso aboli-lo, pelo menos nas classes baixas [...]. (Aldous Huxley. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2001. Fragmento.) No plano da sintaxe, as funções sintáticas de termos e expressões destacados foram corretamente identificadas em, EXCETO:
(Big Advice - 2017 - Prefeitura de Dracena - SP - Auxiliar de enfermagem) - 27.000 mm2 + 27 cm2 é igual a:
( UNIUV - 2015 - Prefeitura de Sertaneja - PR - Agente de endemias ) - “O triplo de um número, mais sete, é maior do que o dobro desse número, menos 3”. A alternativa que representa esse problema em linguagem matemática é: