Português – Nível Médio

Prepare-se com questões de Português


Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Em relação ao desenvolvimento do texto, está INCORRETO o que se afirma em:
Código da questão
Q1151Ca
Quais os números entre parênteses que ocupam uma vírgula pontuando adequadamente o texto abaixo, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

A extensão da frase foi (1) durante muito tempo (2) característica exclusiva da poesia (3) mas o que distingue o verso da prosa (4) vai além da disposição gráfica. 
Código da questão
Q1008Ca
Um dos complexos estuarinos mais importantes do país
está morrendo. Em parte das lagoas já não se encontram mais as grandes e suculentas ostras, os siris tradicionais por seu coral e também o caranguejo. Sem falar na ausência que mais atinge os pescadores, a dos próprios peixes. Eles afirmam que existem mais pescadores do que peixe para ser pescado.
No trecho da Mundaú, que vai do cais da lancha no dique estrada até ao papódromo, não existe quase mais vida lacunar. É só lixo, e lixo, e lixo. E os peixes que ainda sobrevivem não são bons para o consumo  (O Jornal, 28/02/2010).

Considerando-se aspectos da norma-padrão da língua portuguesa, a oração Eles afirmam que existem mais pescadores do que peixe aceita a seguinte reescrita:
Código da questão
Q1016Ca

(Fepese - 2012 - Casan) Em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento começa por r ou s, estas consoantes ficam dobradas (contra+regra = contrarregra – anti+social = antissocial). Assinale a alternativa em que as palavras estão escritas segundo essa norma.

Código da questão
Q1728Ca

(Fepese - 2012 - Casan) Assinale a alternativa correta, quanto à concordância.

Código da questão
Q1729Ca

(Fepese - 2012 - Casan) Em palavras compostas, existe hífen se a segunda delas começa por h (anti-horário) ou pela mesma letra
com que a primeira termina (anti-imediato). Assinale a alternativa com as palavras em que os dois elementos devem seguir essa norma.

Código da questão
Q1727Ca
O arraial crescia vertiginosamente, coalhando as colinas. A edificação rudimentar permitia à multidão sem lares fazer até doze casas por dia; e, à medida que se formava, a tapera colossal parecia estereografar a feição da sociedade ali acoitada. Era a concretização dessa insânia imensa (Euclides da Cunha, Os sertões).

O fragmento o arraial crescia vertiginosamente, coalhando as colinas, por uma questão de sentido, não aceita a seguinte reescrita:
Código da questão
Q962Ca

(METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
III. Cerca de 14% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

Código da questão
Q5848Ca
Em A lembrança de Cilene alegrou-me. podemos depreender da passagem destacada que:
Código da questão
Q447Ca
10ª
Alice tinha diminuído  tanto de tamanho que... Pertence à mesma regra de acentuação gráfica, de diminuído, a palavra:
Código da questão
Q1119Ca