Psicólogo

Prepare-se com questões de Psicólogo

01

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Psicólogo) - Tem-se a citação (cap. 1, Psicologia, ideologia e políticas públicas para educação: reflexões necessárias, de da-Silva & Barroco – Zibetti; Souza; Barroco orgs. Psicologia, políticas educacionais e escolarização, 2015): “a visibilidade das facetas problemáticas, das contradições inerentes às transformações históricas que são próprias da sociedade burguesa, contudo, não significa que necessariamente sejam compreensíveis por parte daqueles que as reproduzem. A reprodução do modo de vida instituído e das contradições de toda ordem que se avolumam e se acirram, em geral, é um moto contínuo, sem implicar, necessariamente, em consciência crítica dos homens que as protagonizam. Isso evidencia a necessidade de reflexão histórica por parte da psicologia, área de conhecimento que se arvora em desvendar a formação humana, a constituição e o desenvolvimento do psiquismo humano (p. 24)”. A partir do fragmento de texto citado e considerando a psicologia como ciência e a psicologia escolar, especificamente, assinale a afirmativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35217Ca
02

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) De acordo com os teóricos e pesquisadores da saúde mental e do trabalho, observa-se hoje, nas organizações, uma espécie de anestesiamento humano no que diz respeito ao sofrimento do outro, bem como uma maior manipulação psicológica pelo uso do medo. Por intermédio de uma exagerada necessidade de obtenção de status de funcionário perfeito, a ética é posta de lado em favor dos próprios interesses, tornando as relações interpessoais mais desumanas. Os chamados programas de qualidade total tendem a ficar mais focados na produtividade que na qualidade de vida do trabalhador. Assinale a alternativa CORRETA sobre os danos que podem advir desta situação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1753Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FCC - 2015 - TRE/RR - Psicólogo) - Não basta um estado de espírito. Não basta, como diz o samba, “vestir a camisa amarela e sair por aí”. Tampouco basta sentir-se autônomo, fazendo parte do bando. (1º parágrafo)

O sentido do segmento transcrito acima está exposto, de maneira diversa, porém com correção, clareza e fidelidade, em:

Para ser independente, ...

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8512Ca
04

(PUC/PR - 2012 - COPEL) A complexidade de se lidar com pessoas hoje nas organizações é muito maior que poucos anos atrás.
Este é um grande desafio para os psicólogos que estão sendo chamados para contribuir neste cenário. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação às contribuições no psicólogo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1781Ca
05

(FCC - 2015 - TRE/RR - Psicólogo) - Calyton Alderfer propôs um modelo motivacional que reduziu os cinco níveis de Maslow aos três seguintes: necessidades existenciais; relacionais e de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8562Ca
06

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) De acordo com a teoria de Seligmann-Silva (1995), existem três grandes conjuntos de modelos teóricos em saúde mental e do trabalho. Assinale a alternativa que contempla esses conjuntos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1754Ca
07

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Psicólogo) - O documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica”, Eixo 3 – “Possibilidades de Atuação do Psicólogo na Educação Básica”, em seu subtítulo “O Trabalho na Formação de Educadores” aponta possibilidades de atuação do profissional psicólogo junto ao corpo docente da escolar. Dentre as possibilidades de atuação profissional apontadas tem-se, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35235Ca
08

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) Assinale a alternativa que expressa a CORRETA descrição da etapa e das características do desenvolvimento humano.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1769Ca
09

(Ceperj - 2012 - Degase) Conforme o Manual de elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas (Resolução 007/2003), é incorreto afirmar sobre as diferenças entre laudo e parecer:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1798Ca
10

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) Segundo Rodriguez Marín (2003), assinale a alternativa que apresenta as seis funções básicas do psicólogo hospitalar.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1747Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »