Psicólogo

Prepare-se com questões de Psicólogo

01

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Psicólogo) - A economia é um dos fatores mais importantes para a estrutura de uma sociedade. Sobre as características econômicas do município de Bananal, do Estado de São Paulo de do Brasil podemos afirmar corretamente que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26395Ca
02

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Psicólogo) - No Manual de Transtornos Mentais da CID- 10, as fobias sociais (40.1) se caracterizam pelo medo de ser exposto à observação atenta de outrem e que leva a evitar situações sociais. Podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário.

Os sintomas podem evoluir para:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26403Ca
03

(FCC - 2015 - TRE/RR - Psicólogo) - De acordo como Manual de Interpretação do Rorschach, para o sistema compreensivo, em crianças não é habitual que apareça o estilo hipercorporador. Quando o encontramos, estamos diante de um traço de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8564Ca
04

(FCC - 2015 - TRE/RR - Psicólogo) - Um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas: estabelecimento de um sistema de indicadores (abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças), desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos, desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica e

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8543Ca
05

(PUC/PR - 2012 - COPEL) Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1790Ca
06

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) Os vínculos das relações fundamentais no trabalho, quando são rompidos, desencadeiam de certa forma os chamados assédios morais, o desrespeito aos pares, as doenças psicossomáticas, dentre outras consequências. Como passam a ser desestabilizadoras, geram também sofrimento psíquico. Segundo Dejours, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1752Ca
07

(Acep - 2012 - Prefeitura de Quixadá-CE) Sobre as fases do desenvolvimento humano e os fatores psicológicos do desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1762Ca
08

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Psicólogo) - No documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica, Eixo 3 – “Possibilidades de Atuação do Psicólogo na Educação Básica”, tem-se que: “Para uma intervenção na área, uma das primeiras questões que se põe ao profissional é: qual a função social da escola? Entendemos que o ser humano é constituído pela realidade histórico-social que vem sendo produzida de geração em geração. O homem não nasce sabendo ser homem e para aprender a pensar, para ter sentimentos, agir, avaliar, é preciso aprender, o que compete ao trabalho educativo.”

(Saviani, 2003, p. 53.)

De acordo com a citação, é correto afirmar que na escola:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35234Ca
09

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Psicólogo) - Sobre o processo de alfabetização da criança, Emília Ferreiro (2008) afirma que: “a língua escrita é um objeto de uso social, com uma existência social (e não apenas escolar). Quando as crianças vivem em um ambiente urbano, encontram escritas por toda parte (letreiros de rua, vasilhames comerciais, propagandas, anúncios da TV etc.). No mundo circundante estão todas as letras, não em uma ordem preestabelecida, mas com a frequência que cada uma delas tem na escrita da língua (p. 37)”. Tendo como fundamento teórico-prático os estudos de Emília Ferreiro e considerando o processo de alfabetização da criança, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35223Ca
10

(FCC - 2015 - TRE/RR - Psicólogo) - Embora todas as necessidades propostas por Maslow pare- çam operar universalmente para todos em algum momento, cada pessoa tem intensidades diferentes de cada necessidade e essas intensidades mudam em diferentes situações. Algumas pessoas, por exemplo, estão tão preocupadas em obter aceitação social que dificilmente reconhecem ou cuidam das demais necessidades; é como se elas tivessem “congeladas” em um nível de necessidade e não conseguissem a fluidez necessária para usar todo o leque de reações humanas dentro delas. Seria isso, por exemplo, uma pista para entender o silencioso integrante do grupo que talvez tenha tanto medo da rejeição que é quase impossível que fale algo com receio de cair no ridículo? A necessidade de aceitação social pode sufocar os comportamentos que atenderiam às necessidades de aprendizado, maestria ou

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8561Ca