Psicopedagogo

Prepare-se com questões de Psicopedagogo

01

(IMA - 2016 - Prefeitura de Passagem Franca/MA - Psicopedagogo) - Conforme a Lei de Diretrizes e Bases, julgue os itens e assinale a alternativa CORRETA, em relação à Educação:

( ) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

( ) A educação, dever da família, da sociedade e do Estado, é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22333Ca
02

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de Itupeva/SP - Psicopedagogo) - O Código de Ética Profissional do Psicopedagogo, reformulado pelo Conselho da Associação Brasileira de Psicopedagogia em 2011, prevê como responsabilidade para esse profissional:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q38679Ca
03

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB -  Psicopedagogo) - Leia os enunciados que seguem:

I. O bibliotecário localizou o exemplar em cujo o qual se encontrava o texto desejado.

II. A rua cuja a festa foi realizada estava interditada.

III. O financiamento cuja prestação vence amanhã é de trezentos reais.

Nos enunciados acima, o pronome cujo foi empregado adequadamente somente em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13217Ca
04

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - “O homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada por circunstâncias sociais”. Que filósofo da Educação defendia este pensamento?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13232Ca
05

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - De acordo com o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia: O trabalho psicopedagógico é de natureza ______________ e _____________, de caráter _______________ e/ou _______________.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23362Ca
06

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos um desempenho, maior ou menor, em qualquer área de atuação.

Essa teoria foi desenvolvida por:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23368Ca
07

(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - Podemos entender que a ______________________ é aquela em que o professor está atento para os processos e apren¬dizagens de suas crianças. O professor não avalia com o propósito de dar uma nota. A avaliação acontece, pois se entende que ela é essencial para dar prosseguimento aos percursos de aprendizagem. Continuamente, ela faz par¬te do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das prá¬ticas de sala de aula. Por fim, podemos dizer que _________________________é aquela que orienta as crianças para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-as a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redire-cionandoas em seus percur¬sos. Perrenoud (1999, p.143) define a ____________________como uma avaliação que aju¬da a criança a aprender e o professor a ensinar.

Completa corretamente as lacunas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23335Ca
08

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - A aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio de uma relação dialética:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44392Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - Com relação aos elementos conectores do texto, só NÃO se pode dizer que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13215Ca
10

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado a partir de dois componentes:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13229Ca