Psicopedagogo

Prepare-se com questões de Psicopedagogo

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - Métodos de ensino e seus significados:

Relacione as colunas:

I - Mapa conceitual
II - Estudo dirigido
III - Estudo de caso
IV - Solução de problema

( ) Análise minuciosa e objetiva de uma situação real que necessita ser investigada e é desafiadora para os alunos;

( ) Construção de um diagrama que indica a relação de conceitos em uma perspectiva bidimensional, procurando mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes à estrutura do conteúdo;

( ) Pensamento reflexivo a partir de dados expressos em problemas; demanda a aplicação de princípios, leis que podem ou não ser expressas em fórmula matemática;

( ) É o ato de estudar sobre a orientação e diretividade do professor, visando sanar dificuldades específicas.

A sequência CORRETA é:

Código da questão
Q23367Ca

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de Itupeva/SP - Psicopedagogo) - Dez times disputaram um campeonato de futebol em sistema de turno e returno, ou seja, cada time jogou duas vezes com cada um dos demais. Em cada partida, se há um vencedor, esse time faz 3 pontos, e o perdedor não faz ponto algum; em caso de empate, cada time faz um ponto.

Nesse campeonato, a soma dos pontos marcados pelas dez equipes foi igual a 246. Assim, se dividirmos o número de partidas que tiveram um vencedor pelo número de partidas que terminaram empatadas obteremos:

Código da questão
Q38674Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - No texto, a expressão Por isso pode, sem mudança de sentido, ser substituída por:

Código da questão
Q13214Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - A observação é uma técnica que faz parte do processo de avaliação psicopedagógica. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A observação em sala de aula é necessária para a avaliação psicopedagógica porque oferece elementos para contextualizar o problema, possibilitando acesso direto ao processo de ensino-aprendizagem nas suas diversas dimensões.

II. A observação compreende planejamento, realização e análise, tanto da parte do psicopedagogo como partilhado com o docente.

III. A técnica de observação é o principal recurso da avaliação psicopedagógica. ,

A alternativa correta é:

Código da questão
Q44375Ca

(BIORIO - 2016 - Prefeitura de Itupeva/SP - Psicopedagogo) - Egocentrismo do pensamento infantil é um conceito importante para compreensão do desenvolvimento cognitivo por Piaget. Para este autor, o egocentrismo está fortemente relacionado com a natureza psíquica da criança e é:

Código da questão
Q38690Ca

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - É CORRETO afirmar sobre a dislexia:

I - Frequentemente associa-se à dificuldade de expressar-se;

II – Geralmente é diagnosticada antes da idade escolar;

III - Fatores genéticos e ambientais podem causar a dislexia;

IV - A maioria dos disléxicos apresenta eventos de alto risco em suas histórias pré-natal ou perinatal, apresentando atrasos nítidos nos aspectos fundamentais do desenvolvimento inicial.

Código da questão
Q23358Ca

(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - Pain (1981) considera a dificuldade para aprender como um sintoma, que cumpre uma função positiva tão integrativa como o aprender, e que pode ser determinado por determinados fatores, em relação a estes fatores relacione as colunas:

1. Fatores orgânicos
2. Fatores específicos
3. Fatores psicógenos
4. Fatores ambientais

( ) relacionados às condições objetivas ambientais que podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.

( ) quando relacionado a uma inibição, trata-se de uma retração intelectual do ego, ocorrendo uma diminuição das funções cognitivas que acaba por acarretar os problemas para aprender;

( ) relacionados com aspectos do funcionamento anatômico, como o funcionamento dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central;

( ) relacionados às dificuldades específicas do indivíduo, os quais não são passíveis de constatação orgânica, mas que se manifestam na área da linguagem ou na organização espacial e temporal, dentre outros;

A sequência correta encontrada é:

Código da questão
Q23346Ca

(UFRN - 2014 - Prefeitura de Assú/RN - Psicopedagogo) - A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana. A respeito do seu desenvolvimento histórico, é correto afirmar que os primeiros Centros Psicopedagógicos

Código da questão
Q38693Ca

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizados no exercício anterior:

Código da questão
Q23354Ca
10ª

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, marque (V) se a assertiva for verdadeira ou (F) se for falsa.

( ) Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. A aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.

( ) Um ponto central da teoria Vygotskyana é afirmar que os processos sociais e psicológicos não se formam através da interação com outros indivíduos.

( ) Aprendizagem se fundamenta numa visão centrada apenas no trabalho escolar, pois aprender é copiar e reproduzir a realidade, o aluno é um ser passivo na construção de seu próprio conhecimento.

Asequência CORRETAé:

Código da questão
Q44394Ca