Psicopedagogo

Prepare-se com questões de Psicopedagogo

01

(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - ”Gadotti (2000), ao discutir Projeto Político-Pedagógico aponta como princípios centrais para a gestão democrática da escola:_______________________________. Segundo o autor, esses princípios garantem que o PPP não se torne apenas uma “carta de intenções”, ou apenas um plano orientado por metas e estratégias. Resgatando o sentido antropológico do aprender, como atividade especificamente humana, Gadotti (2000) lembra que o [...] aluno aprende apenas quando se torna sujeito de sua aprendizagem. E para ele tornar-se sujeito de sua aprendizagem ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto de escola que faz parte também do seu projeto de vida. Não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. A participação pertence à própria natureza do ato pedagógico.”

Projeto Vivencial

Completa corretamente a lacuna:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23331Ca
02

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - Foi solicitado a um psicopedagogo de uma determinada instituição uma intervenção, na sala de aula do quarto ano do ensino fundamental I que apresentava alto índice de reprovação.

O psicopedagogo institucional fez várias visitas para avaliar e levantou alguns problemas.

A esse respeito, analise as propostas de intervenção a seguir:

I - O psicopedagogo, depois de vários encontros com o grupo de alunos, buscou inserir os professores em encontros semanais, como também convidou as famílias para fazerem parte deste grupo.

II - O psicopedagogo resolveu realizar apenas reunião com os alunos para definir estratégias de ensino.

III - O psicopedagogo sugeriu algumas atividades que mobilizassem a família e os alunos.

Está(ão) CORRETA(S) somente a(s) proposta(s):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44389Ca
03

(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - Avalie as afirmativas a respeito da Psicogênese da Língua escrita ( Visão construtivista):

I. A Psicogênese da Língua Escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita e não um método de ensino;

II. O construtivismo é um método de ensino, voltado para como o/a professor/a deve ensinar;

III. De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita se reduziria ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (adecodificação e a codificação);

IV. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita.

V. A alfabetização na perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção conceitual, contínuo, iniciado muito antes da criança ir para escola.

Estão CORRETAS somente as afirmativas expressas em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23350Ca
04

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - A dislexia é uma das causas mais conhecidas de dificuldades para aprendizagem da leitura e da escrita. Um diagnóstico preciso deve analisar como tal distúrbio se manifesta em termos de comportamento da criança, sintomalogia, história e resultados em testes. As observações importantes quanto ao comportamento ligam-se aos seguintes erros:

I - Erros de palavras funcionais: são substituições de palavras “pequenas”, tais como artigos e preposições;

II - Erros visuais: são substituições nas palavras de conteúdo baseadas numa similaridade visual superficial com a palavra-alvo (exemplo: “carro” por “cano”);

III - Erros de lexicalização: referem-se a trocas de uma não-palavra por uma palavra real, usualmente com uma forma visual similar (“bom” em lugar de dificuldades específicas.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23365Ca
05

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao aprender a aprender, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44372Ca
06

(MSCONCURSOS - 2016 - Prefeitura de Itapema/SC - Psicopedagogo) - Um determinado espaço comercial de um jornal comporta 400 palavras se o anúncio for escrito com uma determinada fonte de tamanho 10; caso o tamanho dessa fonte seja 12, o espaço comporta 320 palavras. O anunciante deseja mesclar os dois tamanhos dessa fonte. Sabendo que foram escritas 240 palavras na fonte 10, o número máximo de palavras na fonte 12 que ainda poderá ser escrito é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26672Ca
07

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - A aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio de uma relação dialética:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44392Ca
08

(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - Assinale a alternativa CORRETA.

O processo legislativo municipal compreende, dentre outras, a elaboração de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23353Ca
09

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - Em um diálogo, um professor falou para seu aluno, “Se toda regra tem exceção, então alguma regra será falha”. O Aluno refutou afirmando “Toda regra tem uma exceção, também é uma regra, portanto, essa regra também deve ter uma exceção”. O Professor, diante da resposta, resolveu negar sua própria proposição, chegando corretamente a seguinte resposta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13240Ca
10

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Distrito é parte territorial do Município, dividido para fins administrativos de circunscrição territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria. De acordo com a Lei Orgânica do Município, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O Distrito poderá subdividir-se em Vilas.

II - O Distrito não pode ser criado mediante fusão de dois ou mais Distritos.

III - A existência de povoação-sede, de pelo menos 150 (cento e cinquenta) pessoas, escola pública, posto de saúde e posto policial, é requisito para criação de Distritos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44356Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »