Psicopedagogo

Prepare-se com questões de Psicopedagogo

01

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - A atuação da psicopedagogia no campo clínico está sendo cada vez mais valorizada e aceita por aqueles que porventura sintam obstáculos que interferem na sua vida social.

Marque a resposta CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44386Ca
02

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - Em um diálogo, um professor falou para seu aluno, “Se toda regra tem exceção, então alguma regra será falha”. O Aluno refutou afirmando “Toda regra tem uma exceção, também é uma regra, portanto, essa regra também deve ter uma exceção”. O Professor, diante da resposta, resolveu negar sua própria proposição, chegando corretamente a seguinte resposta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13240Ca
03

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Estudos de Piaget defendem que a criança exerce um papel ativo no processo da aprendizagem. Em relação às contribuições de Piaget sobre o processo da aprendizagem, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44366Ca
04

(MSCONCURSOS - 2016 - Prefeitura de Itapema/SC - Psicopedagogo) - O Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, instituiu o Programa Criança Feliz, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.275, de 8 de março de 2016.

(i) O Programa Criança Feliz atenderá gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias.

(ii) Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância é um objetivo do Programa Criança Feliz.

(iii) O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário coordenará o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz.

Sobre o Programa em consideração, é correto o que está posto

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26681Ca
05

(UFRN - 2014 - Prefeitura de Assú/RN - Psicopedagogo) - “Uma garotinha que havia feito diversas perguntas sobre o mecanismo dos sinos, mantém -se imóvel e em pé ao lado da mesa do pai, fazendo um barulho estarrecedor. Você está me atrapalhando um pouco, não vê que eu estou trabalhando?, acode o pai. E a pequena diz: não fale comigo, sou uma igreja” (PIAGET, 2007). A situação retratada indica a importância da brincadeira do faz-de-conta para o desenvolvimento infantil. Acerca das relações entre criança e brincadeira, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q38708Ca
06

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Distrito é parte territorial do Município, dividido para fins administrativos de circunscrição territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria. De acordo com a Lei Orgânica do Município, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O Distrito poderá subdividir-se em Vilas.

II - O Distrito não pode ser criado mediante fusão de dois ou mais Distritos.

III - A existência de povoação-sede, de pelo menos 150 (cento e cinquenta) pessoas, escola pública, posto de saúde e posto policial, é requisito para criação de Distritos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44356Ca
07

(MSCONCURSOS - 2016 - Prefeitura de Itapema/SC - Psicopedagogo) - “A ideia central na forma de organizar o espaço para a realização de atividades é que as mesmas sejam planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que levem em conta as diversas formas de linguagem: música, faz-de-conta, teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Ao organizar o espaço, o educador deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.” (As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil - Autoras: Charlene Dayane Orioli Nunes e Jani Alves da Silva).

Conforme afirmam as autoras:

1. “A dança e a música representam grande estímulo à criança, aguçando sua sensibilidade, criatividade e desenvolvendo, ao mesmo tempo, a coordenação motora e suas emoções.”

2. “Por meio da manipulação de objetos e materiais artísticos, a criança tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e sua expressividade.”

3. “As brincadeiras de manipulação propiciam à criança a construção da linguagem escrita, bem como ampliar seu conhecimento.”

Sobre o texto, podemos afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26694Ca
08

(UFRN - 2014 - Prefeitura de Assú/RN - Psicopedagogo) - A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana. A respeito do seu desenvolvimento histórico, é correto afirmar que os primeiros Centros Psicopedagógicos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q38693Ca
09

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB -  Psicopedagogo) - De acordo com a LDB (9394/96), a Educação Nacional está dividida nos seguintes níveis:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13227Ca
10

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Em relação aos campos de atuação e a intervenção do psicopedagogo, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A saúde e a educação são os principais campos de atuação do psicopedagogo.
II. A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de aprendizagem.
III. O trabalho psicopedagógico é de natureza clínica e institucional, de caráter curativo e/ou remediativo.

A alternativa correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q44363Ca

Especial PRF

Veja mais »