Publicitário

Prepare-se com questões de Publicitário

01

(FEPESE - 2012 - UFFS - Publicitário) - Assinale a alternativa que tem relação com o termo branding.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20463Ca
02

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - De acordo com Pereira (2014), “É possível dizer que McLuhan e Lévy nos apresentam a internet como um recurso da computação, configurando a forma atual de apropriação do conhecimento, como já foram a fala e o livro. Mas, além disso, enquanto a autoria do sujeito que fala pode ser presenciada na maioria das vezes e a autoria do livro um pouco menos, dado que é um suporte mais perene da comunicação, a autoria das obras informacionais (na internet) também sofre algumas dificuldades. Estas podem ser associadas à própria constituição desse meio na sociedade capitalista informacional ou sociedade da informação, segundo Armand Mattelart (2002), ou ainda denominada sociedade capitalista de mercado que é fundamentada no texto da mídia, conforme Maria Onice Payer (2005)”.

Uma das possibilidades de contornar os problemas em relação à proteção autoral foi apresentada em 2004 para possibilitar a garantia dos direitos intelectuais na internet, que é chamada de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25408Ca
03

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Publicitário) - “Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferen- ça entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997). A respeito da ética no trabalho, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organiza- ção, são essenciais para o alcance da excelência profissional.

II- O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.

III- Não basta estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional; é preciso assumir uma postura ética.

IV- Uma administração pública norteada por valores éticos resulta tão somente da aprovação de leis mais rigorosas.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28264Ca
04

(IESES - 2013 - IFC/SC - Publicitário) - Tem o objetivo e a função de vender um produto ou propagar uma ideia. Tem-se a possibilidade de manipular uma imagem de acordo com o desejo do publicitário. A regra é promover, conquistar e encantar o consumidor. Referimo-nos a um elemento fundamental na publicidade:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28285Ca
05

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - A afirmação “Não é verdade que, se Rodrigo está na faculdade, então Ramires está na biblioteca” é logicamente equivalente à afirmação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25394Ca
06

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - Recurso utilizado pela publicidade em seus planos de marketing é a criação de uma palavra ou de um conjunto de palavras para marcar uma novidade ou uma mudança. Geralmente, o novo termo é tomado de empréstimo de outro idioma e cultura e é frequente em mensagens de cosméticos. Dá-se o nome ao fenômeno de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25422Ca
07

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Publicitário) - O patrimônio cultural brasileiro é constituído pelos bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Isso posto, analise os bens abaixo e identifique os que estão incluídos no patrimônio cultural brasileiro:

I- Os modos de criar, fazer e viver.

II- As criações científicas, artísticas e tecnológicas.

III- As obras, os objetos, os documentos, as edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.

IV- Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28267Ca
08

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - Leia o trechos a seguir:

I – “No início da década de [19]70, baseado no contexto de estagnação da produtividade, também resultante do modelo de pesquisa e de sua estrutura de funcionamento, o Ministério da Agricultura adotou uma nova postura em relação à aplicação da ciência, incorporando a pesquisa agrícola como instrumento imprescindível ao crescimento autossustentado da produtividade. Além da criação da Embrapa, [...] foram priorizadas a indústria de insumos modernos para utilização do conhecimento gerado e a extensão rural para a sua divulgação, paralelamente a aperfeiçoamentos na política de preços e de créditos agrícolas”.

II – “Em 1995, a Assessoria de Comunicação da Embrapa identificou problemas na utilização da marca causados pela ausência de padronização da comunicação visual e pela falta de uma identidade corporativa, de tal modo que, muitas vezes, aparecia a seus públicos de forma fragmentada. [...] Foi estruturada uma política de comunicação que enfatizava ações de promoção da imagem institucional da Embrapa para a sociedade e o mercado. Era objetivo dessa política garantir que a sociedade fosse informada sobre ações da instituição e a instituição informada sobre as necessidades da sociedade e do mercado. [...] Criou-se uma unidade de comunicação que facilitou a própria associação da Embrapa com o sucesso econômico do agronegócio [...], beneficiando indiretamente a obtenção de prioridade na destinação de verbas públicas para a pesquisa agropecuária”.

A situação apresentada acima pelos trechos caracteriza o trabalho com a imagem institucional de uma empresa pública em uma época sem as facilidades de difusão encontradas com o uso da Internet e das redes sociais. Dentre os seguintes argumentos sobre o tema, está correto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25413Ca
09

(IESES - 2013 - IFC/SC - Publicitário) - Trata-se de uma técnica de apoio à criatividade, transversal a todos os setores de atividade, mas especialmente utilizada na área da publicidade e imagem, bem como em situações de crise, ou emergência. É utilizado, sobretudo, na análise de oportunidades e processos de otimização de ação no mercado, numa fase inicial do processo, para identificação, e avaliação, das diferentes possibilidades ao dispor do cliente. Referimo-nos a(o):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28271Ca
10

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - No processo de determinação do público que se quer atingir com um plano de comunicação, são consideradas as características como atitude ou postura das pessoas diante de determinadas situações, conceitos ou filosofias de vida relativa ao termo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25418Ca