Soldado da Polícia Militar

Prepare-se com questões de Soldado da Polícia Militar

01

(INCAB - 2019 - PM-SC - Soldado da Polícia Militar) - 

A solidão é a grande ameaça

Quando eu era jovem, eu nunca tive o conceito de “redes”. Eu tinha o conceito de laços humanos, de comunidades, esse tipo de coisa, mas não redes. Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede você. Você nasce numa comunidade. Por outro lado, temos a rede.

O que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é a que é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar. E eu acho que a atratividade do novo tipo de amizade, o tipo de amizade do Facebook, como eu a chamo, está exatamente aí. Que é tão fácil de desconectar.

É fácil conectar, fazer amigos. Mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar. Imagine que estamos falando não de amigos on-line, conexões on-line, compartilhamento on-line, mas sim de conexões off-line, conexões de verdade, frente a frente, corpo a corpo, olho no olho. Neste caso, romper relações é sempre um evento muito traumático. Você tem que encontrar desculpas, você tem que se explicar, você tem que mentir com frequência e, mesmo assim, você não se sente seguro, porque seu parceiro diz que você não tem direitos, que você é um porco etc. É difícil. Na internet, é tão fácil, você só pressiona delete e pronto. Em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500, e isso corrói muito os laços humanos.

Os laços humanos são uma mistura de bênção e maldição.

Bênção porque é realmente muito prazeroso, é muito satisfatório ter outro parceiro em quem confiar e fazer algo por ele ou ela. É um tipo de experiência indisponível para a amizade no Facebook; então, é uma bênção... E eu acho que muito jovem não tem nem mesmo consciência do que eles realmente perderam, porque eles nunca vivenciaram esse tipo de situação.

Por outro lado, há a maldição, pois quando você entra no laço, você espera ficar lá para sempre. Você jura, você faz um juramento: até que a morte nos separe, para sempre. O que isso significa? Significa que você empenha o seu futuro. Talvez amanhã, ou no mês que vem, ou no ano que vem, haja novas oportunidades. Agora você não consegue prevê-las, porque você ficará preso aos seus antigos compromissos, às suas antigas obrigações.

Então, trata-se de uma situação muito ambivalente e, consequentemente, de um fenômeno curioso dessa pessoa solitária numa multidão de solitários. Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.

ZIGMUNT BAUMAN. Fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-la-solidao-e-a-grande-ameaça. (Adaptado)

A exemplo do elemento em destaque em “eu acho que muito jovem não tem nem mesmo consciência (d)O que eles realmente perderam”, assinale a alternativa em que o termo destacado mantém igual valor morfossemântico-sintático e constitui elemento essencial ao processo de referenciação, estabelecendo a continuidade focal.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55015Ca
02

(IBFC - 2018 - PM-SE - Soldado da Polícia Militar) - Considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações: 

I. O total de elementos do conjunto que representa a união entre os conjuntos A e B é igual a 8. II. O total de elementos do conjunto que representa a intersecção entre os conjuntos A e C é igual a 3. III. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é igual a 2. IV. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos B e C, nessa ordem, é igual a 4.
Assinale a alternativa que apresenta o total exato de afirmações corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53377Ca
03

(IBFC - 2018 - PM-SE - Soldado da Polícia Militar) - Para que possa ser considerado elegível, o candidato deverá preencher o requisito de idade mínima de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53514Ca
04

(IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa correta sobre a conduta prevista para o crime de desacato a superior de posto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53353Ca
05

(IESES - 2010 - Polícia Militar/SC - Soldado da Polícia Militar) - Países da Europa e os Estados Unidos vivem sob ameaça de ação terrorista. Os ataques, em geral, são planejados por grupos originários do(a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28779Ca
06

(IBFC - 2018 - PM-SE - Soldado da Polícia Militar) - Quanto ao Windows 7 e também aos principais navegadores da Internet, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

( ) Google Chrome não pode ser instalado no Windows 7. ( ) Windows Explorer é o principal navegador do Windows 7. ( ) O navegador Opera pode ser instalado no Windows 7.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53457Ca
07

(IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa correta sobre a idade mínima para candidatura nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53302Ca
08

(VUNESP - soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Leia o texto abaixo para responder à questão.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.

Carlos Drummond de Andrade. Poema de Sete Faces.

Assinale a alternativa que apresenta a mesma figura de sintaxe presente no seguinte trecho do poema: “O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas [...]”.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57944Ca
09

(VUNESP - Cabo da Polícia Militar de São Paulo 2012) - A ação penal em relação aos crimes previstos na Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), praticados contra a criança e o adolescente, será

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q58179Ca
10

(VUNESP - Cabo da Polícia Militar de São Paulo 2012) - Conforme a Lei Complementar nº 893/01 RDPM, ao que se refere à ordem de um superior hierárquico dada a um subordinado, quando esta ordem parecer obscura, competirá ao subordinado

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q58134Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »