Soldado da Polícia Militar

Prepare-se com questões de Soldado da Polícia Militar

01

(UFPI - 2013 - Polícia Militar do Estado do Piauí - Soldado) - Uma família é formada por pai, mãe e dois filhos. Qual a probabilidade de pelo menos dois dos membros dessa família terem nascido no mesmo dia da semana? Admita iguais as probabilidades de se nascer em cada um dos dias da semana. Indique o valor mais próximo do obtido.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8351Ca
02

(IESES - 2010 - Polícia Militar/SC - Soldado da Polícia Militar) - O Museu da Língua Portuguesa é um espaço interativo sobre o nosso idioma. Faz o visitante conhecer as origens e a evolução da língua portuguesa de uma maneira surpreendente e prazerosa. Este Museu está localizado no Estado de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28784Ca
03

(IBFC - 2018 - PM-SE - Soldado da Polícia Militar) - De acordo com os ditames constitucionais, compete às Polícias Militares:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53465Ca
04

(IESES - 2010 - Polícia Militar/SC - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28774Ca
05

(UEG - 2013 - Polícia Militar/GO - Soldado) - “O primeiro descobrimento de diamantes [em Goiás], nos rios Claro e Pilões deve ter-se dado em meados de 1733”.

PALACIN, Luís. O século do ouro em Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 2001. p. 56.

Apesar de pouco conhecida por causa da grande visibilidade da exploração do ouro, a exploração de diamantes foi objeto de extrema atenção por parte das autoridades portuguesas. No contexto de Goiás, na segunda metade do século XVIII, a exploração de diamante era

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q38783Ca
06

(UEG - 2013 - Polícia Militar/GO - Soldado) - A Constituição Federal dispõe, no artigo 144, que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida para a preservação da ordem, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, atribuindo a seguinte competência:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q38757Ca
07

(IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado da Polícia Militar) - Texto I

Diálogos

Ele telefonou aflitíssimo.

- Preciso marcar um horário, não é para mim, é para minha filha.

- Que idade tem sua filha?

- Quinze anos.

- Ela quer vir?

- Quer, quer...

Chegam na consulta antes da hora. Agitado, ele fala muito, essa é minha filha, desejo que fale com ela, que a convença a não viajar.

A garota, adolescente, mal-humorada, queixo projetado pra cima, boca cerrada com determinação.

- Vamos entrar? Ana convida os dois.

- Não, não, ela entra sozinha.

A menina levanta-se e dirige-se para a sala de consulta.

- O que trouxe vocês aqui?

- Nada, não tenho o que falar, não tenho o que discutir, não queria vir, não preciso vir aqui. Já falei para o meu pai.

- Mas já que veio, não poderia contar do que se trata?

- Quero viajar, encontrar minha mãe que mora fora, quero ir morar com ela. Meus pais são separados, ele não quer me deixar, mas vou assim mesmo.

- Você tentou falar com ele?

- Não adianta, ele não quer ouvir, e por isso que minha mãe foi embora e eu não quero mais falar disso.

(Estaria repetindo o gesto da mãe, indo embora sem conversa, sem explicação?)

- Parece que o diálogo não é bem-vindo em sua casa.

- Não, levanta-se para sair, não é isso.

- Talvez quisesse que seu pai conversasse com você, em vez de lhe trazer para falar com uma psicóloga que não conhece nem pediu pra conhecer.

Esse é o único momento em que Maria olha de fato para Ana.

- É isso mesmo, diz e dirige-se à porta. Na sala de espera, Ana diz ao pai:

- Sua filha quer que você fale com ela, quer ser ouvida por você, não por mim. Ela não tem o que falar para mim, mas tem muito a dizer a você.

- Não, não, não sei falar com ela, não entendo o que ela diz, é igual à mãe, por isso a trouxe aqui, para que você fale com ela.

- Vamos então falar juntos?

- Não, não posso. Levantam-se e saem para nunca mais voltar.

(LOEB, Sylvia. Diálogos. In: ____. Contos do divã. Cotia: Ateliê Editorial, 2007. P. 73)

Assinale a alternativa correta. Observe a ocorrência de crase em “é igual à mãe” (26º§) e assinale a opção em que a substituição do substantivo “mãe” provocaria a impossibilidade da ocorrência desse fenômeno linguístico.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53282Ca
08

(IBFC - 2018 - PM-SE - Soldado da Polícia Militar) - Para iniciar uma apresentação, desde o começo, desenvolvida no Powerpoint do pacote da Microsoft Office 2003/2007/2010, deve-se utilizar especificamente a tecla:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53402Ca
09

(UFPI - 2013 - Polícia Militar do Estado do Piauí - Soldado) - O “Conselho de Disciplina” destina-se a apreciar a incapacidade dos Aspirantes a Oficial, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados da Polícia Militar (ou Corpo de Bombeiros) do Estado do Piauí, com estabilidade assegurada, para permanecerem na ativa, bem como dos Aspirantes a Oficial e das demais praças, reformados ou na reserva remunerada, de permanecerem na situação de inatividade em que se encontram, criando-lhes, ao mesmo tempo, condições para se defenderem. Com relação ao “Conselho de Disciplina”, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8374Ca
10

(UFPI - 2013 - Polícia Militar do Estado do Piauí - Soldado) - De acordo com o “Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Piauí / RDPM-PI”, a punição disciplinar de “Prisão em Separado” não pode ultrapassar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8378Ca