Soldado da Polícia Militar

Prepare-se com questões de Soldado da Polícia Militar

01

(IESES - 2010 - Polícia Militar/SC - Soldado da Polícia Militar) - Um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, a “Bossa Nova”, teve entre seus expoentes máximos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28785Ca
02

(VUNESP - soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo 2020) - Leia o texto para responder à questão.

O início

O ato da criação da Polícia Militar pode ser confirmado pelos registros da reunião do conselho da Província de São Paulo, presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, realizada em 15 de dezembro de 1831. O efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo. A partir de março de 1832, a Instituição, pela falta de aquartelamento próprio, foi instalada na ala térrea do Convento do Carmo, situada no quadrilátero da Sé e, hoje, demolida.

A milícia paulista, nos seus 185 anos de existência, foi organizada e reorganizada diversas vezes.

Inicialmente, recebeu o nome de Guarda Municipal Permanente. No século 20, foi denominada Força Policial, Força Pública, entre outras denominações. Em 1926, foi criada a Guarda-Civil de São Paulo, como instituição auxiliar da Força Pública, mas sem o caráter militar desta.

A menor unidade da Guarda Municipal Permanente, em 1831, era a esquadra, formada por um cabo e 24 soldados.

(http://www.policiamilitar.sp.gov. – Acesso em: 08.12.2019. Adaptado)

O tema central do texto pode ser definido como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57949Ca
03

(Polícia Militar/RJ - 2010 - Polícia Militar/RJ - Soldado da Polícia Militar) - A Constituição Federal, em vigor, determina que quaisquer pessoas podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público.

Considere os itens abaixo, referentes às determinações da Constituição quanto a esse assunto.

I. Essa reunião não pode frustrar outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.
II. Para as pessoas se reunirem, é necessária a autorização da autoridade competente.
III. Existem restrições ao número de pessoas presentes à reunião.

Está correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28792Ca
04

(VUNESP - soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Considerando a correspondência entre as formas verbais e o emprego do pronome, conforme a norma-padrão, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase.

Se soubéssemos mais detalhes a respeito de como foi criada a Polícia Militar, melhor desde a sua criação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57922Ca
05

(IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O poder capaz de criar uma nova realidade a partir da elaboração de uma Constituição Federal é chamado___________________________.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53305Ca
06

(UEG - 2013 - Polícia Militar/GO - Soldado) - A delação premiada, prevista na Lei n. 11.343/2006 (tráfico de drogas), é causa

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q38782Ca
07

(VUNESP - Soldado da Polícia Militar de São Paulo) - Leia o texto para responder à questão.


A ultrapassada legislação trabalhista brasileira forma um intrincado cipoal, cheio de regras e normas obsoletas que, sob o pretexto de proteger o trabalhador, contribuem apenas para encarecer o custo de mão de obra, dificultar a geração de empregos e reduzir nossa competitividade no cenário global. Ela onera a produção e drena recursos necessários a investimentos em setores de alto impacto econômico e social, como obras de infraestrutura, transporte urbano, ferrovias e rodovias. É consenso entre os economistas e empresários que o Brasil precisa implementar uma ampla reforma trabalhista, para aumentar nossa competitividade e reduzir o “custo Brasil”. Trata-se, contudo, de um objetivo difícil de atingir, tamanha a quantidade de interesses afetados e a resistência daqueles que vivem encastelados em privilégios de longos anos.

(Época, 22.06.2013)

Assinale a alternativa correta quanto à regência e ao uso do acento indicativo da crase.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q58031Ca
08

(IESES - 2010 - Polícia Militar/SC - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28773Ca
09

(VUNESP - 2018 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar) - Em um depósito há um determinado número de caixas que deverão ser empilhadas, de modo que cada pilha tenha o mesmo número de caixas. Na realização da tarefa foi constatado que, se cada pilha tiver 5 caixas, ou 6 caixas ou 8 caixas, sempre restarão 2 caixas fora das pilhas. O menor número de caixas que deverão ser empilhadas nesse depósito é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53264Ca
10

(VUNESP - Soldado da Polícia Militar de São Paulo) - Dois amigos, Nelson e Emerson, são pilotos de automóveis. Em uma corrida, Nelson começa na décima quinta posição, e Emerson começa três posições atrás de Nelson. Durante a corrida, Nelson ultrapassa 11 concorrentes diferentes e não é ultrapassado nenhuma vez; Emerson não ultrapassa nenhum concorrente e ainda é ultrapassado por dois concorrentes que iniciaram a prova atrás dele; três concorrentes que estavam entre os dois desistiram e não completaram a prova. O número de automóveis que terminaram a prova depois de Nelson e antes de Emerson é igual a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q58066Ca

Especial PRF

Veja mais »