Técnico administrativo

Prepare-se com questões de Técnico administrativo

01

(FAUEL - 2017 - Prefeitura de Cafeara/PR - Técnico administrativo) - “Denominamos __________________ toda manifestação unilateral da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos”.

O termo que completa corretamente a definição acima é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47391Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(UNIUV - 2015 - UNIUV - Técnico administrativo) - A pergunta presente no último parágrafo tem um objetivo. Assinale a alternativa que indica esse objetivo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13420Ca
03

(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Técnico administrativo) - “É o princípio que obriga a Administração em sua atuação, a não praticar atos visando aos interesses pessoais ou se subordinando à conveniência de qualquer indivíduo, mas sim, direcionada a atender aos ditames legais e, essencialmente, aos interesses sociais”.

O enunciado acima se refere ao princípio da:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q50454Ca
Organizadora
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
04

(FGV - 2015 - DPE/RO - Técnico administrativo) - Uma das partes fundamentais da ação penal é o réu, que é aquele que figura no polo passivo do processo, na condição de suposto autor do fato. Sobre a figura do acusado e de seu defensor, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46195Ca
05

(UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Técnico administrativo) - Compreende-se por políticas públicas o conjunto de programas, ações, planos e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, com o objetivo de buscar assegurar cidadania, maior bem-estar social e o interesse público. Nesse sentido, para o Brasil, considere as seguintes afirmativas:

I. As políticas públicas voltadas para a educação têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), documento que apresenta diretrizes e metas para o período de 2011 a 2020, sendo uma delas “ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país”.

II. Em setembro de 2015 o governo federal modificou as normas para adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida, principal programa habitacional do país, que está em sua Fase 3.

III. O Programa Mais Médicos tem por objetivo principal suprir a carência de médicos, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O Programa prevê somente a contratação de médicos estrangeiros e formados no exterior.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46161Ca
06

(UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Técnico Administrativo) - A inovação da Constituição de 1988, em relação ao direito de defesa, concentra-se em dois aspectos até então intocados: se antes a titularidade era somente dos acusados de crimes, agora passa a ser dos litigantes e acusados em qualquer processo.

(BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Processo Administrativo Disciplinar, 2013.)

Considerando o assunto tratado pelo autor, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59915Ca
07

(Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico Administrativo) - 

Quanto a controle da Administração Pública, julgue o item subsequente.A doutrina aponta que o controle judicial do ato administrativo, em regra, deve ser mais restrito em relação aos chamados atos discricionários, pois nestes há maior liberdade de atuação do administrador quanto aos critérios de conveniência e oportunidade, os quais nem sempre podem ser sindicados pelo Poder Judiciário, sob pena de violação ao princípio da separação dos Poderes.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q55742Ca
08

(UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Técnico Administrativo) - A Lei nº 10.520/02 é uma legislação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59914Ca
09

(UEM - 2017 - UEM - Técnico administrativo) - Em "Apostamos mais no cenário do que nas relações verdadeiras." (nono parágrafo), a expressão em destaque indica uma

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41152Ca
10

(UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Técnico Administrativo) - A partir do texto da Lei nº 9.784/99, com relação ao dever de a Administração Pública decidir, considere as seguintes afirmativas:

1. A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.

2. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

3. A lei estabelece previsão expressa, reconhecendo o direito subjetivo público de ingresso com mandado de segurança em caso de o prazo final de decisão administrativa não ser cumprido após a notificação da Administração pelo interessado, ainda que tenha sido deferido efeito suspensivo à decisão.

4. Ao órgão de instrução que não for competente para emitir a decisão final, é vedada a elaboração de relatório ou formulação de proposta de decisão, devendo o processo ser enviado de imediato à autoridade competente.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59916Ca

Especial IBGE

Veja mais »