Técnico agrícola

Prepare-se com questões de Técnico agrícola

01
O manuseio inadequado de agrotóxico é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas, no organismo humano, pode ser rápida ou demorar anos para se manifestar. Os principais assuntos relativos aos riscos, na aplicação de agrotóxicos, dizem respeito à falta de orientação sobre o uso dos mesmos. São eles:

I- Durante a manipulação, preparo de calda, aplicação dos produtos, é obrigatório o uso de E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual) recomendado.
II- Não desentupa bicos, mangueiras, válvulas, com a boca. Verifique o funcionamento do equipamento usado apenas com água.
III- Não manipule e não aplique agrotóxicos durante as horas mais quentes do dia ou com ventos fortes.
IV- Não misture duas ou mais formulações para aplicação, salvo estejam devidamente autorizadas pelo órgão competente e pelo receituário agronômico (receita).
V- Respeite o intervalo de segurança para reentrar em lavouras tratadas, observando as recomendações do fabricante ou receituário.
VI- Dê leite ou algum medicamento até a chegada de um profissional de saúde competente, como médico ou enfermeiro.
VII- Em caso de contato com os olhos, utilize apenas colírio específico que deverá ser indicado por um oftalmologista.
VIII- Nunca prepare mais calda do que a quantidade a ser aplicada para não sobrar.

Assinale a alternativa que apresenta as informações corretas:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1212Ca
02

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Simonésia/MG  - Técnico agrícola) - “Dados do IBGE e do Fundo Monetário Internacional mostram que o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 24,6% na comparação com 2014 quando convertido na moeda norte-americana. Levando-se em conta as estimativas do Fundo para o valor do PIB de 189 países, o Brasil foi ultrapassado pela Índia e Itália.”

(Nakagaw, Fernando. Revista Exame, 2016.)

Diante disso, o Brasil passa a ocupar a posição de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19669Ca
03

(IMA - 2016 - Prefeitura de  Anapurus/MA - Técnico agrícola) - O município de Guapiara (SP), na região de Itapetininga, é um dos maiores produtores de pessego no estado de São Paulo. Os produtores dessa região enfretam um grande desafio; o controle de insetos pragas na lavoura, em relação a essas pragas é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q50100Ca
Organizadora
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Simonésia/MG - Técnico agrícola) - Em “Hoje estamos inclinados a dizer que foi um ato criminoso anti-vida, de nenhuma forma justificável, pois, pensando em termos ecológicos, a bomba matou muito mais do que pessoas, mas todas as formas de vida vegetal, animal e orgânica, além da destruição total dos bens culturais.” (8º§) É correto afirmar que os trechos sublinhados trazem ao fragmento a ideia de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19659Ca
05

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Simonésia/MG  - Técnico agrícola) - Assinale a alternativa que apresenta todos os micro-organismos do solo, também chamados coletivamente de microbiota, representados por grandes grupos de seres vivos. [I] Bactérias, [II] Cefalópodes, [III] Actinomicetos, [IV] Fungos, [V] Anuros, [VI] Cetáceos, [VII] Algas, [VIII] Marsupiais, [IX] Celenterados e [X] Protozoários:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19675Ca
06
O solo possui camadas horizontais de morfologia diferente entre si, essas camadas são chamadas de horizontes. A soma dessas camadas define o perfil do solo. De acordo com os horizontes do solo, correlacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

I- O       
II- A       
III- E      
IV- B     
V- C

(   ) Horizonte eluvial, ou seja, de exportação de material. Por isso é mais claro que os demais horizontes.
(   ) Horizonte com solo pouco denso, com rochas pouco alteradas da rocha mãe.
(   ) Horizonte orgânico do solo e bastante escuro.
(   ) Horizonte com maior concentração de argilas e minerais, oriundos dos horizontes superiores. Tem coloração mais forte, agregação e desenvolvimento.
(   ) Horizonte superficial, com bastante interferência do clima e da biomassa.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1197Ca
07

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Simonésia/MG  - Técnico agrícola) - No Brasil, a educação está amparada pela Lei de Diretrizes e Bases – 1996. Pode-se afirmar que a educação básica compreende:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19667Ca
08

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Guarapari/ES - Técnico agrícola) - Considerando a padronização e classificação de produtos de origem vegetal julgue os itens e assinale a alternativa correta:

I. Amostragem é o processo de retirada de amostra de um lote ou volume.

II. Os padrões oficiais de classificação dos produtos vegetais serão definidos em regulamentos técnicos e deverão ser revisados anualmente.

III. A classificação deverá ser representativa do lote ou volume do qual se origina a amostra, nos produtos vegetais classificados por amostra.

São corretos os itens:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30107Ca
09

(FADESP - 2015 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Técnico agrícola) - Podemos dizer que a mecanização é o conjunto de máquinas (trator/implemento) capazes de realizar todas as atividades agrícolas, que vão desde o preparo do terreno, passando pela implantação da cultura até a sua colheita. O conhecimento adequado da mecanização agrícola e das funções das máquinas e equipamentos aumenta o rendimento, a produtividade e a eficiência das atividades agrícolas. Com base nessa informação é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q10817Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Simonésia/MG - Técnico agrícola) - Assinale a alternativa em que o termo sublinhado NÃO retoma o referente indicado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19654Ca