Técnico de segurança do trabalho

Prepare-se com questões de Técnico de segurança do trabalho

(FCC - 2016 - ELETROSUL - Técnico de segurança do trabalho) - Um funcionário contratado, em regime celetista, na função de eletricitário trabalha exposto a céu aberto. Seu salário não é acrescido de qualquer adicional e está atualmente com o valor de R$ 1.500,00. O salário mínimo na região onde trabalha é de R$ 900,00. Na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO da empresa consta que ele está exposto a radiação solar, tendo direito ao adicional de insalubridade, e suas atividades são indicadas como perigosas, também, no laudo de periculosidade, conforme NR-16. Ele optou por receber o maior valor de adicional em seu salário. De acordo com a CLT, o adicional que esse funcionário irá receber é de

Código da questão
Q42773Ca

(FUNCAB - 2013 - SESC/BA - Técnico de segurança do trabalho) - Com relação à NR 17 – Ergonomia – é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q11971Ca

(FUNCAB - 2013 - SESC/BA - Técnico de segurança do trabalho) - A Portaria n° 25, de 29 de dezembro de 1994, estabeleceu o Anexo IV (NR 5) – Mapa de Risco. A Tabela I classifica os principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronização das cores correspondentes. Assim, a correlação entre cor e risco está correta em:

Código da questão
Q11968Ca

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Cianorte/PR - Técnico de segurança do trabalho) - Assinale a alternativa correta para o índice de temperatura efetiva nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos.

Código da questão
Q42783Ca

(FCC - 2016 - ELETROSUL - Técnico de segurança do trabalho) - Em uma indústria será realizada a parada anual de manutenção. Dentre os serviços previstos, acontecerá a revisão geral na subestação de energia elétrica. José, que é encarregado da área de manutenção, está em dúvida com alguns pré-requisitos exigidos na NR-10. Em consulta ao departamento de segurança do trabalho dessa indústria, ele descobriu que deverá adotar um procedimento sequencial adequado para que a cabine primária liberada para o trabalho seja considerada desenergizada. Portanto, ele deverá ordenar corretamente as atividades abaixo indicadas a fim de que possa desempenhar seu trabalho com segurança. Considere:

I. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.

II. Impedimento de reenergização.

III. Instalação da sinalização de impedimentos de reenergização.

IV. Seccionamento.

V. Constatação da ausência de tensão.

VI. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Conforme a NR-10, a alternativa que traz o ordenamento sequencial correto das atividades mencionadas para que as referidas instalações elétricas liberadas para o trabalho sejam consideradas desenergizadas é:

Código da questão
Q42760Ca

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Técnico em segurança do trabalho) - Uma indústria deseja fabricar recipientes em forma de um cilindro reto. Supondo que o cilindro precise comportar 10.000 litros, e que o diâmetro da base do cilindro seja de 2 m, qual será aproximadamente a altura desse cilindro? (Considere π = 3,14):

Código da questão
Q38837Ca

(EXATUS - 2016 - ELETROBRAS - Técnico em segurança do trabalho) - Algumas atividades da CIPA encontram-se citadas em outras Normas Regulamentadoras que não na NR-05. Assinale a alternativa que não corresponde uma destas atividades não previstas na NR-05, ou seja, assinale a alternativa incorreta:

Código da questão
Q43445Ca

(FUNCAB - 2013 - SESC/BA - Técnico de segurança do trabalho) - Sobre o Firewall, é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q11962Ca

(EXATUS - 2016 - ELETROBRAS - Técnico em segurança do trabalho) - O software Adobe Reader pode ser utilizado para visualização de arquivos com o seguinte tipo de extensão:

Código da questão
Q43435Ca
10ª

(FCC - 2016 - ELETROSUL - Técnico de segurança do trabalho) - De acordo com a NBR-13231:2014, os líquidos isolantes (fluídos dielétricos) de transformadores constituem um dos principais riscos, quando se refere a incêndios em subestações. A referida norma estabelece a classe K ou líquidos isolantes alternativos, que possuem elevados pontos de fulgor e combustão. Considerando as disposições da referida norma, identifique, dentre os líquidos isolantes, aquele que apresenta o mais alto ponto de combustão:

Código da questão
Q42770Ca