Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

(Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

O proprietário de terreno urbano que realize obra de construção civil com finalidade de residência própria é equiparado a empresa para fins previdenciários.
Código da questão
Q1409Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tomé já havia contribuído para a previdência social durante 28 anos quando foi acometido de uma doença profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, após ter recebido o auxílio-doença por quatro anos. Nessa situação, depois de receber por três anos a aposentadoria por invalidez, Tomé poderá requerer a conversão do beneficio em aposentadoria por tempo de contribuição.

Código da questão
Q162Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse  caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

Código da questão
Q241Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Considere-se que uma fábrica de brinquedos tenha decidido deixar de produzir um estojo de cosméticos que acompanhava bonecas, visando reduzir o risco de que as crianças ingerissem ou passassem nos olhos os produtos de beleza. Ao tomar essa iniciativa, a indústria demonstrou que respeita seus clientes e que não quer causar danos a eles.

Código da questão
Q237Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Célio, segurado empregado da previdência social, tem um filho, com 28 anos de idade, que sofre de doença degenerativa em estágio avançado, sendo, portanto, inválido. Nessa condição, o filho de Célio é considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos.

Código da questão
Q185Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Leonardo, segurado empregado, trabalhou em uma empresa cujo prédio foi destruído por um incêndio na década de 80 do século XX, situação evidenciada por meio de registro junto à autoridade policial que acompanhou os fatos. Nessa situação, Leonardo poderá comprovar, com auxílio de testemunhas, o tempo trabalhado na empresa cujo prédio foi destruído, averbando esse período em pedido de aposentadoria por tempo de contribuição.

Código da questão
Q173Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdência social. Há muito tempo separados, resolveram formalizar o divórcio e, pelo fato de ambos trabalharem, não foi necessária a prestação de alimentos entre eles. Nessa situação, Fernanda e Lucas, após o divórcio, deixarão de ser dependentes um do outro junto à previdência social.

Código da questão
Q200Ca
(Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

Incide contribuição previdenciária sobre o saldo de salário recebido na rescisão de contrato de trabalho.
Código da questão
Q1404Ca

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

Código da questão
Q232Ca
10ª
(Cesgranrio 2005) O artigo 201, parágrafo 3° da Constituição Federal de 1988 assim dispõe: É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei .
Tal dispositivo disciplina a manutenção do valor real dos benefícios previdenciários, que consiste em: (A)
Código da questão
Q1391Ca