Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A respeito da inscrição e da filiação dos segurados obrigatórios e facultativos na forma do Decreto n.º 3.048/1999, julgue o item a seguir.

Os dados constantes dos cadastros informatizados da previdência social, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), valem como prova da filiação à previdência social, do tempo de contribuição e dos salários-de-contribuição, desde que acompanhados de outras provas documentais.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52522Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Paulo é, de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano à época do acidente era casado com Raquel. Nessa situação, Paulo e Raquel poderão requerer o benefício de pensão por morte, que deverá ser rateado entre ambos.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q184Ca
03

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gêmeas recém-nascidas cuja mãe falecera logo após o parto e que não tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situação, Rute terá direito a dois salários-maternidade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q165Ca
04

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Consta que, durante o verão, em meio ...... beleza das montanhas dos Alpes, Mahler buscava ...... inspiração necessária para compor sinfonias que, felizmente, foram legadas ...... gerações futuras.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54042Ca
05

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com relação a informática, julgue o item que se segue.

A infecção de um computador por vírus enviado via correio eletrônico pode se dar quando se abre arquivo infectado que porventura esteja anexado à mensagem eletrônica recebida.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52480Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
06

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Ronaldo, afastado de suas atividades laborais, tem recebido auxílio doença. Nessa situação, a condição de segurado de Ronaldo será mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefício, independentemente de contribuição para a previdência social.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q196Ca
07

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Moacir, aposentado por invalidez pelo regime geral de previdência social, recusa-se a submeter-se a tratamento cirúrgico por meio do qual poderá recuperar sua capacidade laborativa. Nessa situação, devido à recusa, Moacir terá seu benefício cancelado imediatamente.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q160Ca
08

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com base no disposto na Lei n.º 8.213/1991, julgue o item a seguir, acerca dos segurados do RGPS.

O pescador que exerça essa atividade como principal meio de vida é considerado segurado especial mesmo que tenha empregados permanentes.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52528Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
09

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Há oito meses, Edna, profissional liberal, fez sua inscrição na previdência social, na qualidade de contribuinte individual, passando a recolher regularmente as suas contribuições mensais. Dois meses depois da inscrição, descobriu que estava grávida de 1 mês, vindo seu filho a nascer, prematuramente, com sete meses. Nessa situação, não há nada que impeça Edna de receber o salário-maternidade, pois a carência do benefício será reduzida na quantidade de meses em que o parto foi antecipado.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q168Ca
10

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Acerca da comunicação institucional, julgue o ítem a seguir.

A comunicação institucional propõe-se a tornar pública a instituição, agregando valores e projetando-a junto ao público desejado, com o intuito direto e específico de vender os produtos e serviços existentes na organização.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q233Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »