Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A respeito do recolhimento de contribuição previdenciária fora do prazo, julgue o item subsequente.

As contribuições sociais incluídas ou não em notificação fiscal de lançamento ou inscritas em dívida ativa que forem pagas com atraso estarão sujeitas a atualização monetária, juros de mora e multa, a qual varia entre 8% e 20% sobre o crédito devido.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52497Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Dalila, que é empregada doméstica e segurada do regime geral da previdência social, tem três filhos, mas não recebe salário-família. Nessa situação, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila não tem o direito de receber esse benefício.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q177Ca
03

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - No próximo item, é apresentada uma situação hipotética acerca de salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Bruna, empregada da empresa Vargas & Vargas Cia. Ltda., entrou em gozo de licença-maternidade. Nessa situação, haverá incidência da contribuição previdenciária sobre o valor recebido por Bruna a título de salário-maternidade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52505Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
04

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Roberto, produtor rural, é segurado especial e não faz recolhimento para a previdência social como contribuinte individual. Nessa situação, para recebimento dos benefícios a que Roberto tem direito, não é necessário o recolhimento para a contagem dos prazos de carência, sendo suficiente a comprovação da atividade rural por igual período.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q180Ca
05

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Há oito meses, Edna, profissional liberal, fez sua inscrição na previdência social, na qualidade de contribuinte individual, passando a recolher regularmente as suas contribuições mensais. Dois meses depois da inscrição, descobriu que estava grávida de 1 mês, vindo seu filho a nascer, prematuramente, com sete meses. Nessa situação, não há nada que impeça Edna de receber o salário-maternidade, pois a carência do benefício será reduzida na quantidade de meses em que o parto foi antecipado.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q168Ca
06

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - com base no disposto na Lei n.º 8.213/1991, que trata dos planos de benefícios da previdência social e dá outras providências, julgue o item seguinte.

Não é considerada doença do trabalho a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, mesmo que essa doença seja resultante de contato direto determinado pela natureza do trabalho.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52490Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
07

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A interpretação da legislação previdenciária deve observar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54077Ca
08

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - José foi segurado da Previdência Social até janeiro de 2010 e recebia a título de auxílio-doença R$ 580,00 (quinhentos e oitenta) reais. Nessa ocasião, envolveu-se com drogas e foi recolhido à prisão em regime fechado, fugindo em julho de 2011. Ele foi casado com Lídia com quem teve dois filhos, menores de 21 anos, na data do recolhimento à prisão. Posteriormente à prisão, Lídia separou-se de José e casou-se com João, em janeiro de 2011. Nessa situação,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54052Ca
09

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Considerando que determinado servidor público federal tenha sido removido para outra sede, situada em outro município, para acompanhar sua esposa, que também é servidora pública federal e foi removida no interesse da administração, julgue o item seguinte à luz do disposto na Lei n.º 8.112/1990.

É correto inferir que houve interesse da administração na remoção do servidor, pois esse é um dos requisitos para sua concessão.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52472Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
10

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Entre as obrigações previdenciárias da empresa, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54054Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »