Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

 

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.

 

Durante o procedimento de apuração da conduta de Bruno, a comissão de ética deverá garantir-lhe proteção à sua honra e à sua imagem.

 

Código da questão
Q52458Ca
02

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Considerando que determinado servidor público federal tenha sido removido para outra sede, situada em outro município, para acompanhar sua esposa, que também é servidora pública federal e foi removida no interesse da administração, julgue o item seguinte à luz do disposto na Lei n.º 8.112/1990.

 

Ainda que o servidor e sua esposa sejam integrantes de órgãos pertencentes a poderes distintos da União, a remoção do servidor poderia ser concedida.

 

Código da questão
Q52473Ca
03

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Suponha-se que uma empresa tenha conseguido a certificação SA 8.000, norma internacional que garante a responsabilidade trabalhista. Nesse caso, é correto afirmar que esse fato não garante que a empresa seja ética, pois a ética não se limita a aspectos isolados da conduta empresarial.

Código da questão
Q220Ca
04

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Decorridos cinco anos de sua posse, Mônica, com o intuito de aperfeiçoar sua qualificação profissional, solicitou licença para terminar curso de pós-graduação que deixara incompleto. Ao receber resposta negativa, Mônica decidiu apresentar recurso, alegando que a licença capacitação é direito subjetivo do servidor e que, em situações como a sua, é dever da administração concedê-la. Nesse caso, a legislação apóia todos os argumentos apresentados por Mônica.

Código da questão
Q246Ca
05 (Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

Incide contribuição previdenciária sobre os valores correspondentes a adicionais de insalubridade, de periculosidade, por trabalho noturno, por tempo de serviço, por transferência de local de trabalho ou função.
Código da questão
Q1402Ca
06

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A Seguridade Social encontra-se inserida no título da Ordem Social da Constituição Federal e tem entre seus objetivos:

Código da questão
Q54081Ca
07 (Cesgranrio 2005) 12 (doze) contribuições mensais, 180 (cento e oitenta) contribuições mensais e nenhuma contribuição são os períodos de carência, respectivamente, dos seguintes benefícios previdenciários:
Código da questão
Q1389Ca
08

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma segurada contribuinte individual que tenha sofrido algum acidente que tenha determinado sua incapacidade temporária para a atividade laboral tem direito a receber auxílio-doença, cujo termo inicial deve corresponder à data do início da incapacidade,  desde que o requerimento seja apresentado junto à previdência antes de se esgotar o prazo de 30 dias.

Código da questão
Q12Ca
09
(Cespe/UNB 2003)

Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

Não possui obrigações previdenciárias em relação à faxineira, pois não está configurada a existência, entre esta e a AAJ, de vínculo empregatício.
Código da questão
Q1398Ca
10
(Cespe/UNB 2003)

Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

Não é empresa, pois não possui fins lucrativos.
Código da questão
Q1395Ca