Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A respeito da inscrição e da filiação dos segurados obrigatórios e facultativos na forma do Decreto n.º 3.048/1999, julgue o item a seguir.

A filiação ao RGPS na qualidade de segurado facultativo pode retroagir, permitindo-se o recolhimento das contribuições relativas a competências anteriores à data da inscrição.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52523Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Getúlio julga-se na condição de requerer aposentadoria especial. Nessa situação, ele deverá instruir seu pedido com o perfil profissiográfico previdenciário, documento emitido pela empresa em que trabalha e embasado no laudo técnico das condições ambientais do trabalho que comprove as condições para habilitação de benefícios previdenciários especiais.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q157Ca
03

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Sérgio, servidor público federal, teve ciência de irregularidades ocorridas no âmbito da Administração Pública Federal, em razão do cargo que ocupa. Por medo de retaliação, não relatou os fatos de que teve conhecimento.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, Sérgio

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54038Ca
04

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Durval, inscrito na previdência social na qualidade de contribuinte individual, trabalha por conta própria, recolhendo 11% do valor mínimo mensal do salário de contribuição. Nessa situação, para Durval fazer jus ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, deverá recolher mais 9% daquele valor, acrescidos de juros.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q175Ca
05

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com base no disposto na Lei n.º 8.213/1991, julgue o item a seguir, acerca dos segurados do RGPS.

Situação hipotética: Pedro trabalha como professor remunerado de uma escola particular e, concomitantemente, explora atividade econômica agropecuária em regime de economia familiar em uma chácara de dois módulos fiscais. Assertiva: Nessa situação, Pedro é segurado obrigatório do RGPS em relação a cada uma das atividades realizadas.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52560Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
06

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse  caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q241Ca
07

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Julgue o item subsecutivo conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990.

Em conformidade com a Lei n.º 8.112/1990, o servidor público poderá ser afastado do Brasil para missão oficial por tempo indeterminado.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52468Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
08

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - No próximo item, é apresentada uma situação hipotética acerca de salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Bruna, empregada da empresa Vargas & Vargas Cia. Ltda., entrou em gozo de licença-maternidade. Nessa situação, haverá incidência da contribuição previdenciária sobre o valor recebido por Bruna a título de salário-maternidade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52505Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
09

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Suponha-se que uma fábrica de roupas tenha distribuído um folheto que estimulava seus funcionários a participar, em seus dias de descanso, em locais próximos às suas moradias, de mutirões comunitários destinados a produzir roupas de frio para serem distribuídas para as famílias economicamente carentes. Nessa situação, ao interagir com a comunidade local e apoiar projetos de inclusão social, a fábrica demonstra assumir suas responsabilidades com a sociedade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q236Ca
10

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tereza encontra-se afastada de suas atividades laborais e recebe o auxílio-doença. Nessa situação, caso engravide e tenha um filho, Tereza não poderá receber, ao mesmo tempo, o auxílio-doença e o salário-maternidade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q3Ca