Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q217Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Miguel, civil, brasileiro nato que mora há muito tempo na Suíça, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo é trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razão pela qual optou por não se filiar ao regime próprio daquela organização. Nessa situação, Miguel é segurado obrigatório da previdência social brasileira na qualidade de contribuinte individual.

  2. Código da questão: Q198Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Osvaldo cumpriu pena de reclusão devido à prática de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No período em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdência social. Nessa situação, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdência social por até dezoito meses após o seu livramento.

  3. Código da questão: Q165Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gêmeas recém-nascidas cuja mãe falecera logo após o parto e que não tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situação, Rute terá direito a dois salários-maternidade.

  4. Código da questão: Q12Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma segurada contribuinte individual que tenha sofrido algum acidente que tenha determinado sua incapacidade temporária para a atividade laboral tem direito a receber auxílio-doença, cujo termo inicial deve corresponder à data do início da incapacidade,  desde que o requerimento seja apresentado junto à previdência antes de se esgotar o prazo de 30 dias.

  5. Código da questão: Q223Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A responsabilidade social de uma corporação restringe-se aos funcionários de suas empresas.

  6. Código da questão: Q177Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Dalila, que é empregada doméstica e segurada do regime geral da previdência social, tem três filhos, mas não recebe salário-família. Nessa situação, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila não tem o direito de receber esse benefício.

  7. Código da questão: Q192Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Vagner recebeu o aviso prévio indenizado, entre outras rubricas. Nessa situação, não incide contribuição previdenciária sobre o valor da indenização paga, pela empresa, a Vagner.

  8. Código da questão: Q10Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma segurada empregada que tenha ficado afastada do serviço durante dezoito meses em virtude de um acidente de trabalho não pode ser demitida durante os primeiros doze meses após seu retorno às atividades laborais.

  9. Código da questão: Q182Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Edson é menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdência social. Nessa situação, Coutinho não pode requerer o pagamento do salário-família em relação a Edson, já que este não é seu dependente.

  10. Código da questão: Q179Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Como ficou desempregado por mais de quatro anos, Mauro perdeu a qualidade de segurado. Recentemente, conseguiu emprego em um supermercado, mas ficou impossibilitado de receber o salário-família pelo fato de não poder contar com as contribuições anteriores para efeito de contagem do tempo de carência, que, para este benefício, é de doze meses. Nessa situação, Mauro poderá contar o prazo anterior à perda da qualidade de segurado depois de contribuir por quatro meses no novo emprego, prazo exigido pela legislação.