Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte.

 

A Lei Eloy Chaves, que criou em cada uma das empresas de estradas de ferro existentes no país uma caixa de aposentadoria e pensões para os respectivos empregados, foi o primeiro ato normativo a tratar de seguridade social no Brasil.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52564Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A responsabilidade social de uma corporação restringe-se aos funcionários de suas empresas.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q223Ca
03

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - No próximo item, é apresentada uma situação hipotética acerca de salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 

O contrato de trabalho de Carlos, empregado da empresa L & M Ltda., foi rescindido antes que ele pudesse usufruir de férias vencidas. Nessa situação, haverá a incidência de contribuição previdenciária sobre a importância paga a título de indenização das férias vencidas e sobre o respectivo adicional constitucional.

 

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52502Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
04

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tereza encontra-se afastada de suas atividades laborais e recebe o auxílio-doença. Nessa situação, caso engravide e tenha um filho, Tereza não poderá receber, ao mesmo tempo, o auxílio-doença e o salário-maternidade.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q3Ca
05

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com referência a arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social, julgue o item que se segue.

 

A isenção de contribuição previdenciária concedida às pessoas jurídicas de direito privado estende-se aos seus empregados e aos trabalhadores avulsos a seu serviço.

 

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52500Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
06

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Visando-se ao fortalecimento da regulação coordenada pelo Estado, é importante reforçar a governança, que diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econômicos de um país, e que engloba, desse modo, as técnicas de governo.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q230Ca
07
(Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

Um trabalhador que tenha sido contratado como  escrevente por titular de serviços notariais em 2/1/1995 é segurado obrigatório da previdência social como empregado.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1407Ca
08

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros permanecem a cargo do INSS.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q254Ca
09

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse  caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q241Ca
10
(Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

Sobre férias normais usufruídas na vigência do contrato de trabalho, excetuado o terço constitucional, incide contribuição previdenciária.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q1403Ca