Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Em fevereiro de 2016, Valdemar, que era empregado pelo regime celetista e recebia um salário mínimo de sua empregadora, foi demitido e, 30 dias depois, condenado à pena de prisão em regime fechado. Ele é casado com Idalina, com quem tem dois filhos menores.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, com base nos regramentos previdenciários acerca do auxílio-reclusão.

Como Valdemar é segurado de baixa renda da previdência social, ele e seus dependentes fazem jus ao recebimento do valor correspondente ao auxílio-reclusão, que é de um salário mínimo, a ser rateado entre eles.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52482Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com base no disposto no Decreto n.º 3.048/1999, que aprovou o regulamento da previdência social, julgue o item subsecutivo.

A dona de casa e o estudante podem filiar-se facultativamente ao RGPS mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios da previdência social.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52485Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
03

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A garantia individual adequada para alguém que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54041Ca
04

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Julgue o próximo item, relativos às contribuições dos segurados empregados, dos empregados domésticos e dos segurados facultativos.

A alíquota de contribuição, para custeio da seguridade social, dos segurados facultativos e dos segurados empregados é a mesma e varia segundo o salário-de-contribuição.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52511Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
05

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Dalila, que é empregada doméstica e segurada do regime geral da previdência social, tem três filhos, mas não recebe salário-família. Nessa situação, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila não tem o direito de receber esse benefício.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q177Ca
06
(Cesgranrio 2005) A inscrição do(a) companheiro(a) do segurado no Regime Geral da Previdência Social será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do(a) companheiro(a), é suficiente a apresentação de:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1387Ca
07

 (FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Maria trabalhou de 02 de janeiro de 1990 até 02 de fevereiro de 2005 como empregada de uma empresa, desligando-se do emprego para montar um salão de beleza. Apesar de ter passado à categoria de contribuinte individual, deixou de recolher contribuições para a Previdência Social durante dois anos, até fevereiro de 2007. Nessa situação, o período de graça de Maria é de ,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54057Ca
08

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Considere a seguinte situação hipotética.
João, por ter constatado erros em sua ficha hospitalar, dirigiu-se ao setor de registros do hospital e solicitou ao atendente que lhe mostrasse a ficha. Inicialmente, o atendente dificultou-lhe o acesso aos dados e, somente depois de muita insistência, João conseguiu convencê-lo da necessidade de alterar alguns dados no referido documento. Entretanto, passada uma semana, João constatou que as alterações solicitadas não haviam sido efetuadas. Nessa situação, do ponto de vista do Código de Defesa do
Consumidor, João nada poderá fazer, pois o código é omisso com relação a esse tipo de problema.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q240Ca
09

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Pedro recebe auxílio-acidente decorrente da consolidação de lesões que o deixaram com seqüelas definitivas. Nessa condição, Pedro não poderá cumular o benefício que atualmente recebe com o de aposentadoria por invalidez que eventualmente venha a  receber.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q5Ca
10

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com relação a informática, julgue o item que se segue.

 Para se editar o cabeçalho de um documento no Writer, deve-se clicar o topo da página para abrir o espaço para edição. Por limitações técnicas desse editor de textos, não é possível colar textos ou imagens nesse espaço.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q52477Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe

Especial IBGE

Veja mais »