Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q1384Ca
    (Cesgranrio 2005) Assinale o único benefício cuja percepção NÃO enseja o pagamento do abono anual.
  2. Código da questão: Q1400Ca
    (Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

    Sobre o abono de férias valor correspondente à conversão em dinheiro de um terço das férias , incide contribuição previdenciária.
  3. Código da questão: Q1398Ca

    (Cespe/UNB 2003)

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Não possui obrigações previdenciárias em relação à faxineira, pois não está configurada a existência, entre esta e a AAJ, de vínculo empregatício.
  4. Código da questão: Q210Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um cidadão belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Moçambique é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado.

  5. Código da questão: Q197Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Alzira, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdência social, passando a contribuir regularmente. Em razão de dificuldades financeiras, Alzira deixou de efetuar esse recolhimento por oito meses. Nessa situação, Alzira não deixou de ser segurada, uma vez que a condição de segurado permanece por até doze meses após a cessação das contribuições.

  6. Código da questão: Q229Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A reforma do Estado restringe-se ao ajuste fiscal, que deverá devolver ao Estado a capacidade de definir e implementar políticas públicas.

  7. Código da questão: Q240Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Considere a seguinte situação hipotética.
    João, por ter constatado erros em sua ficha hospitalar, dirigiu-se ao setor de registros do hospital e solicitou ao atendente que lhe mostrasse a ficha. Inicialmente, o atendente dificultou-lhe o acesso aos dados e, somente depois de muita insistência, João conseguiu convencê-lo da necessidade de alterar alguns dados no referido documento. Entretanto, passada uma semana, João constatou que as alterações solicitadas não haviam sido efetuadas. Nessa situação, do ponto de vista do Código de Defesa do
    Consumidor, João nada poderá fazer, pois o código é omisso com relação a esse tipo de problema.

  8. Código da questão: Q1395Ca

    (Cespe/UNB 2003)

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Não é empresa, pois não possui fins lucrativos.
  9. Código da questão: Q165Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gêmeas recém-nascidas cuja mãe falecera logo após o parto e que não tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situação, Rute terá direito a dois salários-maternidade.

  10. Código da questão: Q270Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A grande preocupação com os hipossuficientes tem sido característica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alteração, no texto constitucional, de garantias para inclusão dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho doméstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuição, alíquotas e prazos de carência inferiores.