Técnico em agropecuária

Prepare-se com questões de Técnico em agropecuária

01

(ACP - 2014 - Prefeitura de Matupá/MT - Técnico em agropecuária) - Técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia­se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra e elevados conhecimentos técnicos. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas. É comum em regiões do sul e sudeste da Ásia, na China e no Japão, e utilizado principalmente na produção de arroz.

O enunciado refere‐se à técnica denominada: 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q50223Ca
Organizadora
ACPI
02

(IESES - 2014 - IF/SC - Técnico em agropecuária) - Segundo a norma legal vigente, a vacância do cargo público decorrerá de:

I. Exoneração.
II. Aposentadoria.
III. Posse em outro cargo inacumulável.
IV. Transferência.

Assinale a alternativa correta

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40312Ca
03

(IF/PB - 2015 - IF/PB - Técnico em agropecuária) - De maneira geral, no Brasil, as instalações devem ser concebidas para o conforto térmico no verão. No caso das regiões frias, devem existir dispositivos que protejam os animais contra o esfriamento ambiental no inverno. Nesse sentido, uma suinocultura deve ser planejada, de modo que atenda a um sistema previamente estabelecido e viabilize a criação com seus equipamentos e utensílios, facilitando o manejo e agilizando a produção e reprodução com eficiência. Com relação aos fatores a serem considerados na construção de um ambiente adequado para criação de suínos, segundo a Recomendação do Centro Nacional de Pesquisas de Suínos e Aves da Embrapa (CNPSA), assinale V, para o que for Verdadeiro, e F, para o que for Falso.

( ) A edificação deve possuir telhados leves, isolantes, de cor clara, para reduzir a incidência de calor, e telhados ventilados com lanternim, para permitir a saída de ar quente e de gases.

( ) As paredes devem ser de cor clara, para evitar ganho de calor nas instalações.

( ) Os prédios devem ter orientação no sentido norte-sul, de acordo com o eixo magnético determinado pela bússola.

( ) A inclinação do telhado e os beirais devem ser projetados de maneira a reduzir os efeitos da insolação e da chuva.

( ) O afastamento entre os galpões deve ser o suficiente para que uns não atuem como barreira à ventilação natural dos demais. Recomenda-se uma distância de duas vezes a altura máxima do galpão.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA para as afirmativas acima é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43896Ca
04

(ACP - 2014 - Prefeitura de Matupá/MT - Técnico em agropecuária) - Ao término da aula em certa faculdade, alguns amigos foram a um “barzinho” bater papo e tomar cerveja. Um deles colocou o copo molhado sobre a mesa, e nela ficou a marca da base circular do copo. Curiosos, acharam a área da marca que foi de 25 π cm2. O diâmetro da base do copo é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q50227Ca
Organizadora
ACPI
05

(IF/PB - 2015 - IF/PB - Técnico em agropecuária) - A água, no contexto da agricultura irrigada, contribui com aproximadamente 38% do custo da produção. Sua aplicação limitada, gerando irrigação com déficit, pode ser um prejuízo óbvio, tendo em vista que a produção não poderá obter o benefício esperado. Por outro lado, a aplicação excessiva é muito mais destrutiva, pois satura o solo, impede a aeração e lixivia nutrientes. Além disso, o excesso de água proporciona microclima favorável ao desenvolvimento de pragas e doenças. Assim, pode-se dizer que o manejo de irrigação abrange os seguintes objetivos básicos:

I. Maximização da produtividade da cultura.
II. Minimização do custo do consumo de água e energia.
III. Diminuição da incidência de pragas e doenças.
IV. Manutenção e melhoria das condições químicas e físicas do solo.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43909Ca
06

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Técnico em agropecuária) - A agricultura é uma atividade complexa que envolve variáveis passíveis de controle, como a escolha da variedade a ser plantada e o uso de fertilizantes, e fatores que estão fora do controle do ser humano como os eventos meteorológicos. Em todo caso, o planejamento meticuloso da atividade agrí- cola tem a capacidade de elucidar os riscos a serem enfrentados e as oportunidades a serem exploradas pelo agricultor.

Assinale a alternativa CORRETA em relação ao tema acima.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43886Ca
07

(UFMA - 2016 - UFMA - Técnico em agropecuária) - A roça de toco, ainda muito utilizada por agricultores familiares no leste maranhense, utiliza a maniva como material propagativo na instalação de novos cultivos de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31120Ca
08

(IESES - 2014 - IF/SC - Técnico em agropecuária) - Quanto ao tema Irrigação e drenagem, assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40327Ca
09

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em agropecuária) - Sobre cooperativa, é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47835Ca
10

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Técnico em agropecuária) - Marque a alternativa que corresponde ao nutriente cuja falta concorre para os seguinte sintomas na bananeira: maturação irregular, frutos verdes junto com maduros, podridão dos frutos, pouco aroma e pouco açúcar. Pode ser uma das causas do empedramento da banana ‘Maçã’.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50190Ca
Organizadora
Conpass