Técnico em agropecuária

Prepare-se com questões de Técnico em agropecuária

01

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Técnico em agropecuária) - O maracujazeiro é uma planta tropical bastante difundida pelo território brasileiro. Sua exploração econômica gera renda e empregos no meio rural e gera divisas através da exportação de produtos industrializados.

Assinale a alternativa CORRETA a respeito do manejo dessa cultura.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43895Ca
02

(OBJETIVA - 2016 - Prefeitura de Encruzilhada do Sul/RS - Técnico em agropecuária) - A brucelose é uma zoonose de distribuição mundial causada por bactérias gram-negativas, intracelulares facultativas pertencentes ao gênero Brucella. Essa doença pode causar grandes prejuízos se não for controlada. Em relação à brucelose nos bovinos de leite, analisar os itens abaixo:

I - Os sinais clínicos predominantes em vacas gestantes são o aborto ou o nascimento de animais mortos ou fracos. Geralmente o aborto ocorre na segunda metade da gestação causando retenção de placenta, metrite e, ocasionalmente, esterilidade permanente. Estima-se que a brucelose cause perdas de 20-25% na produção de leite, devido aos abortos e aos problemas decorrentes da infertilidade.

II - As fontes de infecções mais comuns são os fetos abortados, a placenta e as descargas uterinas, pois no útero prenhe a bactéria atinge altas concentrações. Nos machos a Brucella abortus causa orquite e, às vezes, sinovite não supurativa. Pode também ocorrer transmissão vertical, mas a principal forma de transmissão é a horizontal por contaminação direta, via alimentar, conjuntival ou através da pele íntegra ou lesada. Quando a inseminação artificial é usada, o sêmen contaminado também é importante fonte de transmissão da brucelose.

III - Após a ocorrência de 1 ou 2 abortos algumas vacas podem não apresentar sinais clínicos, mas continuam a secretar brucelas contaminando assim o ambiente e sendo a origem da infecção de novilhas. O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) para controlar a doença e visar à erradicação. Dentre as normas do PNCEBT estão a vacinação obrigatória e sistemática de fêmeas bovinas e bubalinas com idades entre dois a quatro anos e o diagnóstico sorológico dos animais, com eliminação dos reagentes.

Estão CORRETOS:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31113Ca
03

(IESES - 2014 - IF/SC - Técnico em agropecuária) - Considerando a atividade de fruticultura na região do Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro, assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40322Ca
04

(UFG - 2015 - UFG - Técnico em agropecuária) - O problema da salinização dos solos submetidos à irriga- ção está relacionado principalmente à

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11571Ca
05

(IF/PB - 2015 - IF/PB - Técnico em agropecuária) - Atualmente, há uma extensa gama de práticas e técnicas disponíveis (que variam tanto em energia quanto em valor estratégico) para restaurar a diversidade agrícola no tempo e no espaço. Porém, as melhores práticas são de natureza preventiva, multifuncionais e que atuam reforçando a imunidade do agroecossistema. Sobre os mecanismos para melhoria da imunidade do agroecossistema, é CORRETO afirmar que estes:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43906Ca
06

(IESES - 2014 - IF/SC - Técnico em agropecuária) - Assinale a alternativa correta. Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40308Ca
07

(IESES - 2014 - IF/SC - Técnico em agropecuária) - Assinale a alternativa apresenta corretamente uma forma de classificação dos Agrotóxicos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40331Ca
08

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Técnico em agropecuária) - A cana-de-açúcar (Sacharum officinarum) foi introduzida no Brasil durante o período colonial e desde então esta cultura desempenha um papel importante para a economia deste país, responsável por mais da metade da produção do açúcar comercializado no mundo. Devido a uma série de particularidades, o cultivo da cana-de-açúcar exige conhecimentos técnicos tanto na produção a campo quanto no gerenciamento da atividade agroindustrial, de maneira a sincronizar a produção com a demanda das usinas de açúcar e álcool. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do manejo da cana-deaçúcar e dos aspectos que determinam a qualidade do material colhido.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43893Ca
09

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Técnico em agropecuária) - Na instalação de pomares, as técnicas de manejo da matéria orgânica atuam de forma a propiciar constante fornecimento de materiais orgânicos para o solo e a minimizar suas perdas por erosão e por oxidação. Assim, a cobertura do solo com resíduos vegetais promove benefícios em diversos aspectos, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50204Ca
Organizadora
Conpass
10

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Técnico em agropecuária) - Dentre os métodos de irrigação, a fertirrigação consiste na aplicação de fertilizantes simultaneamente com a água de irrigação nas culturas agrícolas. Das alternativas abaixo, escolha aquela referente a uma vantagem da fertirrigação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50206Ca
Organizadora
Conpass