Técnico em arquivo

Prepare-se com questões de Técnico em arquivo

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - Considerando os dispositivos do Decreto Federal nº 4.073, de 03 de janeiro de 2002, que “regulamenta a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, analise as afirmativas abaixo:

I – O CONARQ poderá constituir câmaras técnicas e comissões especiais, com a finalidade de elaborar estudos, normas e outros instrumentos necessários à implementação da política nacional de arquivos públicos e privados.

II – O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados.

III – A perda acidental, total ou parcial, de arquivos privados declarados de interesse público e social ou de quaisquer de seus documentos deverá ser comunicada ao CONARQ, por seus proprietários ou detentores.

IV – O Arquivo Nacional é um órgão colegiado, vinculado ao CONARQ.

São CORRETAS as afirmativas:

Código da questão
Q29809Ca

(UFMT - 2013 - IFMT - Técnico em arquivo) - As coisas comuns da juventude Livros que narram dramas, paixões e situações do cotidiano de “jovens adultos” ganham leitores e mais espaço nas estantes e nas telas de cinema. Nem sempre mundos de mentirinha e heróis ou vilões fantásticos habitam as páginas mais consumidas por jovens leitores. Dois dos livros young adults (para “jovens adultos”) que chamaram a atenção este ano são, na verdade, “bem deste planeta”. Lidam com medos, dilemas, amores e vontades da adolescência e desenvolvem narrativas escritas do ponto de vista dos próprios personagens. Títulos capazes de gerar essa intimidade com os leitores não são novidade desde que O apanhador no campo de centeio (1951), de J. D. Salinger, é o que é: um clássico sem faixa etária. A culpa é das estrelas, lançado no Brasil este ano, e As vantagens de ser invisível, prensado lá fora em 1999, traduzido aqui em 2007 e reeditado em 2012 por conta da adaptação ao cinema, seguem o mesmo caminho: falam de coisas comuns, das dores de crescer, amar e querer ser alguém. E, por parecerem autênticos, são caros, queridos, próximos como amigos de quem os lê.

[...]

(MORAES, Felipe. In Correio Brasiliense, 06 de dezembro de 2012.)

Em relação ao fragmento, assinale a afirmativa correta.

Código da questão
Q9494Ca

(PRÓ MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em arquivo) - Assuntos que requeiram excepcional grau de segurança e cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo e manuseio são classificadas, quanto ao grau de sigilo, como sendo:

Código da questão
Q34978Ca

(UNIFAP - 2016 - UNIFAP - Técnico em arquivo) - Atente para as afirmações: reduz os espaços físicos destinados aos arquivos; diminui os custos e aumenta a eficiência na gestão dos processos; contribui para a conservação do meio ambiente porque diminui o uso de papel; garante a imutabilidade dos documentos; e, mantém a privacidade dos documentos.

Assinale a alternativa a que se referem todas as afirmações.

Código da questão
Q29786Ca

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - Acerca das vedações ao servidor público, previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco proibições:

I. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

II. utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

III. prejudicar culposamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

IV. ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a esse Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

V. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

Está correto apenas o que se afirma em

Código da questão
Q43613Ca

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - De acordo com o art. 37 da Constituição Federal, configura-se acumulação lícita de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários, a acumulação de

Código da questão
Q43607Ca

(UNIFAP - 2016 - UNIFAP - Técnico em arquivo) - É o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos (artigo 2º, Lei n. 8.159/1991).

Assinale a alternativa que se refere à conceituação descrita acima.

Código da questão
Q29784Ca

(FUMARC - 2014 - Câmara de Mariana/MG - Técnico em arquivo) - A licitação destina-se a, EXCETO:

Código da questão
Q21284Ca

(PRÓ MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em arquivo) - A atividade de conservação de arquivos pressupõe:

Código da questão
Q34986Ca
10ª

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

A autonomia _______________________________ dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público que tenha por objeto________________________ para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: o prazo de duração do contrato; ______________________________________, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes; a remuneração de pessoal.

Código da questão
Q29794Ca