Técnico em arquivo

Prepare-se com questões de Técnico em arquivo

01

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - Para efeito de segurança da microfilmagem, é obrigatório que do filme original se extraia

Código da questão
Q43632Ca
02

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - Sabendo-se que a proposição "Antônio é médico, ou João não é engenheiro, ou Maria não é advogada" é falsa, então é verdade que,

Código da questão
Q43602Ca
03

(UFMT - 2013 - IFMT - Técnico em arquivo) - Do ponto de vista da conservação e restauração dos documentos, uma intervenção adequada é:

Código da questão
Q9519Ca
04

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico em arquivo) - Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo alguns critérios.

Relacione os critérios aos tipos de arquivos, numerando os parênteses.

(1) Entidades mantenedora
(2) Estágios de sua evolução
(3) Natureza dos documentos
(4) Extensão de sua atuação

( ) Setorial e Central
( ) Público ou Privado
( ) Especial ou Especializado
( ) Corrente, Intermediário e Permanente

Logo, a sequência CORRETA, de cima para baixo, é a seguinte:

Código da questão
Q34957Ca
05

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico em arquivo) - Na gestão de documentos, o Sistema de Identificação de Tipologia Documental (SITD) é

Código da questão
Q34962Ca
06

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - Considerando os dispositivos da Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, que “dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências”, analise as afirmativas abaixo:

I – É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivos.

II – O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e a Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia (ENARA) foram criados pela Lei 8.159/91.

III – A Lei 8.159/1991 estabelece a Política Nacional de Arquivos e dispõe sobre a adoção da Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

IV – Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.

São CORRETAS as afirmativas:

Código da questão
Q29808Ca
07

(PRÓ MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em arquivo) - O documento cujo a divulgação não prejudica a administração é classificado como:

Código da questão
Q34977Ca
08

(UFMT - 2013 - IFMT - Técnico em arquivo) - As coisas comuns da juventude Livros que narram dramas, paixões e situações do cotidiano de “jovens adultos” ganham leitores e mais espaço nas estantes e nas telas de cinema. Nem sempre mundos de mentirinha e heróis ou vilões fantásticos habitam as páginas mais consumidas por jovens leitores. Dois dos livros young adults (para “jovens adultos”) que chamaram a atenção este ano são, na verdade, “bem deste planeta”. Lidam com medos, dilemas, amores e vontades da adolescência e desenvolvem narrativas escritas do ponto de vista dos próprios personagens. Títulos capazes de gerar essa intimidade com os leitores não são novidade desde que O apanhador no campo de centeio (1951), de J. D. Salinger, é o que é: um clássico sem faixa etária. A culpa é das estrelas, lançado no Brasil este ano, e As vantagens de ser invisível, prensado lá fora em 1999, traduzido aqui em 2007 e reeditado em 2012 por conta da adaptação ao cinema, seguem o mesmo caminho: falam de coisas comuns, das dores de crescer, amar e querer ser alguém. E, por parecerem autênticos, são caros, queridos, próximos como amigos de quem os lê.

[...]

(MORAES, Felipe. In Correio Brasiliense, 06 de dezembro de 2012.)

Em relação ao fragmento, assinale a afirmativa correta.

Código da questão
Q9494Ca
09

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - Para colocar em ordem alfabética os seguintes dossiês de alunos, qual seria o primeiro?

Código da questão
Q43620Ca
10

(PRÓ MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em arquivo) - O conjunto de documentos de uma mesma proveniência é chamado de:

Código da questão
Q34975Ca