Técnico em arquivo

Prepare-se com questões de Técnico em arquivo

(FUMARC - 2014 - Câmara de Mariana/MG - Técnico em arquivo) - De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mariana, cada legislatura é dividida em

Código da questão
Q21291Ca

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - As afirmativas a seguir estão corretas, exceto:

Código da questão
Q29796Ca

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico em arquivo) - Sobre terminologia arquivística, a relação termo e conceito está CORRETAna seguinte afirmação:

Código da questão
Q34959Ca

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - Considerando os dispositivos da Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, que “dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências”, analise as afirmativas abaixo:

I – É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivos.

II – O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e a Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia (ENARA) foram criados pela Lei 8.159/91.

III – A Lei 8.159/1991 estabelece a Política Nacional de Arquivos e dispõe sobre a adoção da Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

IV – Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.

São CORRETAS as afirmativas:

Código da questão
Q29808Ca

(FUNRIO - 2014 - IF/BA - Técnico em arquivo) - A nova ortografia fez mudanças no emprego do hífen de palavras formadas com prefixo ou com radicais eruditos. Qual das frases abaixo está redigida segundo essas novas regras?

Código da questão
Q43594Ca

(UNIFAP - 2016 - UNIFAP - Técnico em arquivo) - De acordo com Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, o que são Arquivos Públicos?

Código da questão
Q29785Ca

(UNIFAP - 2016 - UNIFAP - Técnico em arquivo) - É o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos (artigo 2º, Lei n. 8.159/1991).

Assinale a alternativa que se refere à conceituação descrita acima.

Código da questão
Q29784Ca

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em arquivo) - O Programa Nacional de Acessibilidade, sob a coordenação _________________________________, por intermédio ___________________________, integrará os planos plurianuais, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.

Preenche corretamente as lacunas:

Código da questão
Q29793Ca

(PRÓ MUNICÍPIO - 2015 - IFTM - Técnico em arquivo) - Os métodos de arquivamento mais comumente utilizados para organizar arquivos se dividem em dois grandes sistemas: direto e indireto. São considerados diretos os seguintes métodos:

Código da questão
Q34984Ca
10ª

(FUMARC - 2014 - Câmara de Mariana/MG - Técnico em arquivo) - São competências do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos,:

I. Definir normas gerais e estabelecer diretrizes para o pleno funcionamento do Sistema nacional de Arquivos (SINAR), visando a gestão, a preservação e o acesso aos documentos de arquivo;

II. Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados, com vistas ao intercâmbio e à integra- ção sistêmica das atividades arquivísticas;

III. Estimular programas de gestão e de preservação de documentos produzidos e recebidos por órgãos e entidades, nos âmbitos federal, estadual e municipal;

IV. Estimular a implantação de sistema de arquivo nos poderes Legislativo e Judiciário, bem como nos estados, no Distrito Federal e nos municípios;

V. Declarar como de interesse público e social os arquivos privados que contenham fontes relevantes para a história e o desenvolvimento nacionais.

Estão CORRETOS os itens:

Código da questão
Q21299Ca