Técnico em assuntos educacionais

Prepare-se com questões de Técnico em assuntos educacionais

01

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em assuntos educacionais) - Tendo em vista as disposições referentes ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir:

I - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

II - É vedado ao servidor, retirar da repartição pública, mesmo que legalmente autorizado, qualquer bem pertencente ao patrimônio público.

III - É vedado ao servidor facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.

IV - É dever do servidor público abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39667Ca
02

(FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em assuntos educacionais) - Analise o seguinte texto:

O conceito de mediação pedagógica surgiu no contexto da pedagogia ----------------------------, caracterizada por uma nova relação professor-aluno e pela formação de cidadãos ---------------------------- e preocupados com a transformação e o aperfeiçoamento da sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14915Ca
03

(COSEAC - 2014 - UFF - Técnico em assuntos educacionais) - A transnacionalização do mercado de serviços universitários é um dos pilares do projeto neoliberal para a universidade. Este projeto está articulado com a redução do financiamento público, mas não se limita a ela. Outros fatores igualmente decisivos são:

I desregulação das trocas comerciais em geral.
II defesa da solução mercantil por parte das agências financeiras multilaterais.
III revolução nas tecnologias de informação e de comunicação.
IV polarização das ideias no âmbito das universidades confessionais.

Dentre os fatores acima:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41440Ca
04

(UFSB - 2017 - UFSB - Técnico em assuntos educacionais) - A respeito das metas e estratégias relativas à educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), analise as afirmativas.

I - Elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos.

II - Promover a formação inicial e continuada dos profissionais técnico-administrativos da educação superior.

III - Extinguir progressivamente as matrículas custeadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e ampliar a oferta de vagas por meio da rede de universidades federais, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

IV - Substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a finalidade de apurar o valor agregado dos cursos de graduação.

Está correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40720Ca
05

(IFSUL - 2016 - IFSUL - Técnico em assuntos educacionais) - O planejamento de ensino pode ser compreendido como um elemento integrador entre a escola e o contexto social, como apontado por Marcelo Soares Pereira da Silva.

Diante do caráter integrador, é fundamental que (o planejamento) se paute em alguns elementos no estudo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34377Ca
06

(IFSUL - 2016 - IFSUL - Técnico em assuntos educacionais) - A Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, altera a LDB 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispõe em seu artigo 6º que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34357Ca
07

(COSEAC - 2014 - UFF - Técnico em assuntos educacionais) - Para fins de apuração de comprometimento ético, o Decreto no 1.171/94 entende por servidor público:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41471Ca
08

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em assuntos educacionais) - Tendo em vista as disposições da Lei n. 9.784 de 29.01.99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, analise as afirmativas a seguir:

I - Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de dez dias, salvo motivo de força maior.

II - Não podem ser objeto de delegação: a edição de atos de caráter normativo; a decisão de recursos administrativos; as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

III - A Administração deve anular seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

IV - Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39668Ca
09

(FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em assuntos educacionais) - Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) analisou e decidiu sobre a constitucionalidade de uma importante lei, capaz de influenciar o processo eleitoral.

Assinale a alternativa que indica a lei e a decisão em questão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14884Ca
10

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em assuntos educacionais) - Assinale a alternativa incorreta em relação à avaliação escolar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39693Ca