Técnico em assuntos educacionais

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01

(FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em assuntos educacionais) - Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):

1. organização didático-pedagógica
2. corpo discente
3. dirigentes da instituição
4. corpo docente
5. instalações

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14905Ca
02

(COSEAC - 2014 - UFF - Técnico em assuntos educacionais) - A legislação SINAES de 2004 define que cada IES, pública ou privada, deve constituir Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:

I criação de instrumento de avaliação interna análogo ao instrumento de avaliação externa.

II constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

III atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Dentre as diretrizes acima:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41451Ca
03

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em assuntos educacionais) - Assinale a alternativa incorreta em relação à Lei 9394 / 96, capítulo V da educação especial:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39674Ca
04

(COSEAC - 2014 - UFF - Técnico em assuntos educacionais) - Os ataques dirigidos contra as universidades (principalmente públicas), seja na forma das acusações dirigidas a elas por agentes econômicos, seja na avaliação feita por dirigentes políticos e autoridades públicas, constituem a forma de um cerco a que essas instituições sempre estiveram submetidas na história. Muitos são os que afirmam insistentemente que, tendo a sociedade mudado e os tempos sendo outros, a universidade está obrigada a acompanhar essas mudanças. Para isso defendem que a universidade deve, na intenção de atender ao sistema da sociedade vigente, formar profissionais adaptados:

I ao desenvolvimento tecnológico atual.
II aos ditames do mercado.
III às novas realidades e novos tempos.

Dentre os itens acima:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41445Ca
05

(UFSB - 2017 - UFSB - Técnico em assuntos educacionais) - Embora o planejamento, a política e a legislação existam independentemente das ações dos sujeitos particulares, constituem parâmetros para o desenvolvimento dessas ações, sendo por elas influenciados. Há uma relação estreita e, por que não dizer, dialética entre a política, o planejamento e a legislação.

(VIEIRA, 2002).

Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.

( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.

( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.

( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a transparência, a participação popular e o controle social, nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas, deve ser garantida a ampla participação da sociedade, inclusive com utilização de tecnologias digitais.

Assinale a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40714Ca
06

(IFSUL - 2016 - IFSUL - Técnico em assuntos educacionais) - A Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, altera a LDB 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação.

O artigo 62 aponta que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34356Ca
07

(UFSB - 2017 - UFSB - Técnico em assuntos educacionais) - O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40711Ca
08

(COSEAC - 2014 - UFF - Técnico em assuntos educacionais) - As universidades neo-humboldtianas se caracterizam por:

I alto percentual de professores com título de doutor.
II alto percentual de professores com regime de trabalho de tempo integral.
III pós-graduação consolidada.
IV existência efetiva de pesquisa associada à atividade de formação.

Dentre as afirmativas acima descritas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41435Ca
09

(Magnus Concursos - 2014 - INES - Técnico em assuntos educacionais) - Marque a afirmativa incorreta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39664Ca
10

(FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em assuntos educacionais) - De acordo com a Lei Federal no 8.429/92, em sua redação atual, constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14890Ca