Técnico em cartografia

Prepare-se com questões de Técnico em cartografia

01

(UFCG - 2012 - UFCG - Técnico em cartografia) - O primeiro PNE vigente após a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional NÃO estabeleceu o prazo de cinco anos para o alcance da meta de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43852Ca
02

(UFRJ - 2006 - IDAF/ES - Técnico em cartografia) - A Base de Dados de Projetos Aerogeofísicos do Brasil, denominada AERO, foi criada pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil em 1995 e seu principal objetivo é prover o usuário de informações técnicas sobre todas as fases dos principais levantamentos aerogeofísicos executados no Brasil desde 1952. Dois mapas temáticos derivados de levantamentos desta natureza são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45152Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(COPEVE/UFV - 2013 - UFV - Técnico em cartografia) - No texto, o autor caracteriza certas palavras. Assinale a alternativa em que o autor NÃO apresenta uma caracterização de palavras:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q17561Ca
04

(COPEVE/UFV - 2013 - UFV - Técnico em cartografia) - Sobre a escala de uma fotografia aérea, é INCORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q17578Ca
05

(UFCG - 2012 - UFCG - Técnico em cartografia) - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), qual das alternativas abaixo NÃO é incumbência da União?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43847Ca
06

(UFCG - 2012 - UFCG - Técnico em cartografia) - A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Diretoria do Serviço Geográfico do Exército Brasileiro são os principais órgão do Governo Brasileiro na confecção das Cartas Topográficas do território Nacional. Indique abaixo o sistema de Projeção adotado por esses órgãos como padrão para o mapeamento sistemático do país.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43861Ca
07

(COMPROV - 2016 - UFCG - Técnico em cartografia) - No projeto topográfico de uma estrada, o traçado em planta é composto de trechos retos e curvas horizontais, sendo muito utilizado a curva circular simples, devido a sua simplicidade para ser projetada e locada. Desta maneira, pode-se afirmar sobre seus elementos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36322Ca
08

(COMPROV - 2016 - UFCG - Técnico em cartografia) - Em relação ao levantamento topográfico, é INCORRETA a afirmação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36319Ca
09

(UFSC - 2012 - UFSC - Técnico em cartografia) - Com base na integração de métodos e técnicas para os levantamentos topográficos, recomendado pela legislação e normas técnicas em vigor, e os equipamentos disponíveis no mercado, marque com F (falso) e V (verdadeiro) as afirmativas abaixo relativas ao levantamento topográfico de uma propriedade imobiliária.

( ) GPS, Nível Topográfico e ETT (Estação Total Topográfica).

( ) Teodolito, Nível topográfico, Bússola.

( ) Transporte de Coordenadas (E,N), utilizando a técnica de rastreio de sinais de receptores GPS no modo Estático e o método Diferencial, a partir de Redes Geodésicas de Referência (Nacional, Estadual, Municipal), no mínimo dois pontos a serem materializados no terreno para o georreferenciamento no local do levantamento.

( ) Transporte da Referência de Nível, utilizando o método taqueométrico pelo princípio da estadimetria.

( ) Transporte da Referência de Nível (RN), utilizando nível, a partir de pontos da rede geodésica, através do nivelamento geométrico composto pelo método das visadas iguais para os dois pontos materializados no terreno.

( ) Implantação de uma poligonal na área do levantamento pelo método do caminhamento por coordenadas polares utilizando ETT, e ocupação dos vértices desta poligonal pelo método da irradiação para levantamento de detalhes e do relevo, também utilizando ETT.

( ) Implantação da poligonal na área do levantamento pelo método do caminhamento por coordenadas polares e ocupação dos vértices desta poligonal pelo método da irradiação para levantamento de detalhes e do relevo, utilizando trena, teodolito e bússola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36334Ca
10

(UFSC - 2012 - UFSC - Técnico em cartografia) - Sobre os itens da Lei e Normas Técnicas empregadas nos levantamentos topográficos, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

Coluna 1

I. NBR13133/1994
II. NBR14166/1998
III. Lei n. 10.267/2001 e a Norma do INCRA

Coluna 2

( ) Rede de Referência Cadastral Municipal.
( ) Georreferenciamento de imóveis rurais.
( ) Apresenta cinco classes de poligonais planimétricas e três classes de estações totais.
( ) Execução de Levantamento Topográfico.
( ) Precisão posicional melhor que 0,50 m nos vértices limite da propriedade.
( ) Serve para referenciar todos os serviços topográficos de demarcação, de anteprojetos, projetos, etc... e de Cadastros imobiliários para os registros públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45123Ca