Técnico em edificações

Prepare-se com questões de Técnico em edificações

01

(IAUPE - 2014 - Prefeitura de Paulista/PE - Técnico em edificações) - Sobre o poluente aquático metais, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

(01) Os metais podem ser solubilizados pela água, podendo gerar danos à saúde em função da quantidade ingerida, devido a sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos.

(02) Exemplos de metais tóxicos no meio aquático: arsênico, bário, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e radônio.

(03) Um organismo aquático pode apresentar dois tipos básicos de comportamento em relação aos metais: ou é sensível à ação tóxica de um determinado metal ou não é sensível, mas o bioacumula, potencializando seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, colocando em risco organismos situados no topo dessa cadeia.

(04) Exemplo de problema relacionado com metais em meio aquático: Mal de Minamata, detectado em 1953 na baía de Minamata, Japão. Houve acúmulo de compostos organomercuriais no sistema nervoso humano, principalmente no cérebro e na medula. A presença de metilmercúrio nas águas, com o lançamento de efluentes industriais, atingiu a população local que consumiu peixes, causando grande número de mortes e deformações genéticas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43364Ca
02

(MSCONCURSOS - 2014 - IF SERTÃO-PE - Técnico em edificações) - Nos projetos arquitetônicos, a seção obtida por um plano vertical que intercepta elementos como paredes, janelas, portas e lajes, com a finalidade de permitir esclarecimentos que venham a facilitar a execução da obra, é representada por meio de um desenho chamado de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42827Ca
03

(UFMA - 2014 - UFMA - Técnico em edificações) - O termo previsão de enchentes aplica-se ao cálculo de uma enchente de projeto por extrapolação dos dados históricos para condições mais críticas. Dessa forma, pode-se ter, por exemplo, 30 anos de dados de vazão de um rio em um certo local. A maior vazão medida nesses 30 anos tem a probabilidade aproximada de acontecer ou ser superada uma vez em cada 30 anos. Portanto, previsão de enchentes tratase da extrapolação de dados históricos, de acordo com processos de análises hidrológicas. Quanto à previsão de enchentes, julgue os itens a seguir.

I. Período de retorno é o mesmo que período de recorrência.

II. Período de retorno de uma enchente é o tempo médio em anos que essa enchente é igualada ou superada pelo menos uma vez.

III. A fixação do período de retorno de uma enchente é função de critérios econômicos relativos aos custos da obra em estudo.

IV. Em termos de análise de dados, para que um fenômeno seja completamente aleatório, ele deve depender de um número muito grande de fatores, tendo cada fator um peso muito pequeno.

A quantidade de itens certos é igual a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42968Ca
04

(CONSULTEC - 2016 - Prefeitura de Ilhéus/BA - Técnico em edificações) - De acordo com a Lei Federal no 8666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é incorreto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42674Ca
05

(IESES - 2013 - IFC - Técnico em edificações) - De acordo com a NR 18 é INCORRETO afirmar sobre as características da estrutura de concreto armado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47891Ca
06

(UFMA - 2014 - UFMA - Técnico em edificações) - Qual das alternativas abaixo possui somente fundações classificadas como superficiais ou rasas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42969Ca
07

(IAUPE - 2014 - Prefeitura de Paulista/PE - Técnico em edificações) - Um dos grandes problemas da gestão de resíduos sólidos é a sua sustentabilidade econômica, um fator que diz respeito aos catadores de resíduos.

Sobre esses catadores, analise as afirmativas abaixo:

1. Estudos apontam que os catadores são responsáveis por cerca de 90% do material que alimentam as indústrias de reciclagem no Brasil; além disso, eles contribuem para a redução de resíduos a serem tratados pela municipalidade, evitando que os resíduos virem rejeitos.

2. Esses “trabalhadores invisíveis” garimpam, nos resíduos sólidos, os desperdícios de recursos naturais que retornam ao processo produtivo como matérias-primas secundárias.

3. A atividade de catação, em geral, é desenvolvida em condições de trabalho bastante inadequadas, acrescida de exploração dos intermediários da reciclagem, do preconceito da população e da falta de incentivo e apoio do poder público.

4. No Brasil, nos últimos anos, várias cooperativas de catadores foram organizadas e têm atuado em parceria com administrações locais na coleta seletiva para projetos de reciclagem, por exemplo, a Asmare em Belo Horizonte.

Estão CORRETAS

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43369Ca
08

(CONSULTEC - 2016 - Prefeitura de Ilhéus/BA - Técnico em edificações) - O ensaio para a determinação da resistência à compressão do concreto é realizado empregando-se corpos de prova cilíndricos cujas dimensões do diâmetro e da altura são, em cm, respectivamente,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42684Ca
09

(UFMA - 2014 - UFMA - Técnico em edificações) - Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponda a um dos deveres do administrador público.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42957Ca
10

(UFRN - 2016 - UFRN - Técnico em edificações) - O peso específico é uma característica relevante na escolha dos materiais de construção, inclusive de agregados graúdos como brita granítica, brita calcária, argila expandida e seixo rolado. Desses materiais, o que apresenta menor peso específico é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43080Ca