Técnico em enfermagem

Prepare-se com questões de Técnico em enfermagem

01

(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Técnico em enfermagem) - De acordo com o Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado de acordo com diretrizes. Uma dessas diretrizes é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43274Ca
02

(UFPR - 2016 - Prefeitura de Curitiba/PR - Técnico em enfermagem) - A Lei do Planejamento Familiar de 1996 e as Portarias 144/97 e 48/99 do Ministério da Saúde normatizam procedimentos, permitindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) os realize em acesso universal. Os critérios legais para a realização da esterilização cirúrgica pelo SUS são: possuir capacidade civil plena, ter filhos vivos ou uma idade mínima, independentemente do número de filhos. Assinale a alternativa que apresenta o número de filhos vivos e a idade mínima da mãe exigidos para a realização de esterilização cirúrgica.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46329Ca
03

(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Técnico em enfermagem) - Para Peduzzi (2001), entre as distinções de equipe-integração e equipe-agrupamento está o seguinte aspecto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43301Ca
04

(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - Lesão por Esforço Repetitivo e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho – LER/Dort – são agravos relacionados ao trabalho decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, sem que haja tempo para sua recuperação fisiológica. É INCORRETO afirmar que seja exemplo de profissional que apresente este agravo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q58233Ca
05

(CONPASS - 2017 - Prefeitura de Monteiro/PB - Técnico em enfermagem) - Baseado na História das Políticas Públicas de Saúde analise as alternativas a seguir e assinale a que se refere a uma doença que não tinha importância epidemiológica no início do Século XX:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49647Ca
06

(CURSIVA - 2017 - Prefeitura de Treze Tílias/SC - Técnico em enfermagem) - Das vacinas presentes no calendário vacinal brasileiro, considere a alternativa que apresente uma vacina administrada exclusivamente por via intramuscular:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49667Ca
07

(UPENET - 2014 - SES/PE - Técnico em enfermagem) - O envelhecimento é um processo dinâmico, progressivo, inevitável, com ritmo e características específicas de cada pessoa. Algumas doenças geriátricas, como as demências, são mais prevalentes.

Sobre elas, é CORRETO afirmar que pode haver disfunção

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37466Ca
08

(UFPR - 2016 - Prefeitura de Curitiba/PR - Técnico em enfermagem) - A pele dos recém-nascidos apresenta diversas características que devem ser observadas pelos técnicos. De acordo com essas características, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Millium.
2. Manchas mongólicas.
3. Petéquias.
4. Icterícia.

( ) Regiões azuladas nos glúteos e lombossacro.
( ) Coloração amarelada da pele que evolui no sentido craniocaudal.
( ) Pequenas regiões arroxeadas decorrentes de fragilidade capilar.
( ) Glândulas sebáceas obstruídas presentes na face, nariz, testa e queixo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46338Ca
09

(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)
A forma destacada em: “Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento.” classifica-se morfologicamente como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q58226Ca
10

(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Técnico em enfermagem) - Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são constituídos por equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais da ESF. Nesse contexto, os NASF têm como objetivo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43298Ca

Especial PRF

Veja mais »