Técnico judiciário

Prepare-se com questões de Técnico judiciário

01

(FGV - 2018 - TJ-SC - Técnico Judiciário) - Texto 1 - Garoto das Meias Vermelhas (Carlos Heitor Cony)

Ele era um garoto triste. Procurava estudar muito.

Na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa.

Todos os outros meninos zombavam dele, por causa das suas meias vermelhas. Um dia, o cercaram e lhe perguntaram porque ele só usava meias vermelhas.

Ele falou, com simplicidade: "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Colocou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei. Comecei a chorar. Disse que todo mundo ia rir de mim, por causa das meias vermelhas.

Mas ela disse que tinha um motivo muito forte para me colocar as meias vermelhas. Disse que se eu me perdesse, bastaria ela olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas, saberia que o filho era dela."

"Ora", disseram os garotos, "mas você não está num circo. Por que não tira essas meias vermelhas e as joga fora?"

O menino das meias vermelhas olhou para os próprios pés, talvez para disfarçar o olhar lacrimoso e explicou:

"É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim, em qualquer lugar em que eu esteja, ela vai me encontrar e me levará com ela."

Carlos Heitor Cony, Crônicas (adaptado)

Sobre a estrutura narrativa do texto 1, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q52939Ca
02

(FGV - 2018 - TJ-SC - Técnico Judiciário) - Texto 3 - O discurso da separação amorosa

Flávio Gikovate em 16/03/2015

Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando. Esse interesse raras vezes resulta de uma genuína solidariedade. Decorre, na maioria dos casos, de uma situação ambivalente que lembra o mecanismo da gangorra. Por um lado, ver o sofrimento de uma pessoa tão íntima nos deixa tristes; por outro, satisfaz a vaidade. Num certo sentido, é gratificante saber que o ex-companheiro vive mal longe de nós e teve prejuízos com a separação. Esse aspecto menos nobre da personalidade humana, infelizmente, costuma predominar.

O texto 3 deve ser visto como argumentativo; os argumentos apresentados pelo autor se fundamentam nos(na):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q52932Ca
03

(VUNESP - 2018 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário) - Considere os trechos do texto:

• Há quem discorde. (3° parágrafo)

• Para enfeitar uma crônica, não tem coisa melhor. (3° parágrafo)

• Vou até mais longe: vida é pontuação. (5° parágrafo)

De acordo com o sentido do texto e com a norma-padrão, os enunciados podem ser ampliados, respectivamente, com as reescritas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53116Ca
04

(FGV - 2018 - TJ-SC - Técnico Judiciário) - “Na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa”.

A forma de reescrever esse segmento do texto 1 que altera o seu significado original é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q52944Ca
05

(CESPE - 2014 - TJ-CE - Técnico Judiciário) - Lei processual penal

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53852Ca
06

(CESPE - 2014 - TJ-CE - Técnico Judiciário) - No que diz respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53827Ca
07

(FGV - 2018 - TJ-SC - Técnico Judiciário) - Vitor atua como servidor de determinado cartório judicial de Tribunal de Justiça. Surpreso, ao verificar que o computador do cartório era avaliado em R$5.000,00, decide subtrair o bem, na parte da noite, utilizando-se, para tanto, da chave do cartório que permanecia em sua posse. Precisando de ajuda para impedir que as câmeras de segurança captassem sua ação, narra o seu plano criminoso para seu vizinho Caio, e este, sabendo que Vitor, em razão de sua função, tinha acesso ao local, confia na empreitada delitiva e aceita dela participar.

Após a subtração do computador da forma arquitetada, já do lado de fora do Fórum, Vitor e Caio são abordados e presos em flagrante.

A conduta de Vitor tipifica o crime de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q52994Ca
08

(VUNESP - 2018 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário) - Observe as passagens do texto: 

• O que a gente deve aos professores! (1° parágrafo) • ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4° parágrafo)
Observando-se o contexto em que ocorrem e a pontuação nelas presentes, conclui-se que as frases apontam, correta e respectivamente, para os seguintes sentidos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53118Ca
09

(FCC - 2019 - TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário) - No dia 20 de Janeiro de 2019, durante a madrugada, um hipermercado situado na cidade de Curitiba foi roubado por cinco indivíduos armados. No curso da investigação a autoridade policial identificou Manuel e Joaquim, ambos atualmente em local incerto e não sabido, como sendo dois dos cinco roubadores. Imediatamente a Autoridade Policial encaminhou representação ao juízo competente para decretação das prisões temporárias de Manuel e Joaquim, alegando ser imprescindível para as investigações do inquérito policial. Nesse caso, o Magistrado, ao se defrontar com a representação veiculada pela autoridade policial,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54442Ca
10

(VUNESP - 2018 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário) - No sistema operacional Windows 10, uma das maneiras de encontrar algum programa ou aplicativo disponível no computador é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53184Ca