Técnico legislativo

Prepare-se com questões de Técnico legislativo

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - O memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna a determinado órgão do Governo e tem, como principal característica, a sua

Código da questão
Q35695Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - A Câmara Municipal de Ibiraçu, local onde são realizadas as manifestações do Poder Legislativo Municipal, realizará sessões ordinárias, extraordinárias ou solenes, nos termos da Lei Orgânica Municipal. As sessões extraordinárias devem ocorrer por convocação das pessoas competentes. Assinale a alternativa que apresenta uma pessoa com competência para realizar convocação para uma sessão extraordinária, segundo a legislação vigente:

Código da questão
Q13790Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - As licitações realizadas pelos órgãos públicos serão norteadas pelos princípios previstos na Lei 8.666/93, que trata das regras gerais sobre licitações e contratos, visando selecionar a proposta mais vantajosa para a administração pública e, sempre que possível, o menor dispêndio de recursos financeiros. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um princípio a ser observado nas licitações públicas:

Código da questão
Q13801Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - A proposta orçamentária, que terá vigência de um exercício financeiro, coincidindo com o ano civil, nela constarão todas as receitas e despesas do ente público que elabora a proposta, segundo os parâmetros técnicos e legais. Assinale a alternativa que apresenta as receitas pertencentes ao exercício financeiro conforme a legislação brasileira vigente:

Código da questão
Q13800Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - A despesa pública precisa cumprir algumas formalidades legais para que esteja em perfeita harmonia com a legislação brasileira vigente para os órgãos públicos. Dentre os estágios da despesa pública, temos a liquidação da despesa, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor para posterior pagamento. Como regra geral, antes da despesa ser liquidada o ente público deverá realizar:

Código da questão
Q13799Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - O Poder Legislativo possui competências privativas como forma de efetivar a separação dos Poderes Municipais e o controle sobre atos do Poder Executivo. Assinale a alternativa que apresenta uma competência privativa da Câmara Municipal de Ibiraçu:

Código da questão
Q13788Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - Para realizar suas funções, os entes públicos precisam de recursos financeiros e tais recursos são gerados através da arrecadação das receitas públicas, instituídas e fiscalizadas pelos entes. As receitas públicas são divididas conforme sua natureza econômica. Sobre este tema, assinale a alternativa que apresenta uma receita pública classificada como Receita Corrente:

Código da questão
Q13798Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - A legislação determina que seja observando como limite de remuneração, em qualquer caso, o subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, somente permitida para no caso de:

Código da questão
Q13795Ca

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - Ana possui três recipientes vazios. O recipiente A possui capacidade para 8 cm3 , o recipiente B tem capacidade para 7 cm3 e a capacidade do recipiente C é de 10 cm3 . Ela precisa encher os recipientes A, B e C, transferindo determinada substância líquida contida em outro recipiente, utilizando um tubo graduado em 4 cm3 , 5 cm3 e 6 cm3 . Considerando que ela pode realizar todas as possíveis transferências do líquido entre o tubo e os recipientes e vice versa, é correto afirmar que:

Código da questão
Q13774Ca
10ª

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - A forma de descentralização administrativa em que o Poder Público, ainda que mantendo a titularidade, atribui a uma pessoa jurídica de direito privado a execução de determinado serviço público, se denomina

Código da questão
Q35700Ca