Técnico ministerial

Prepare-se com questões de Técnico ministerial

01

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - Os atos administrativos vinculados, quando editados pela Administração pública com vícios,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53231Ca
02

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do PLURAL para integrar adequadamente a frase:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53214Ca
03

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - O princípio do Direito Processual Penal que impede a criação de tribunais de exceção refere-se ao princípio

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53242Ca
04

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - Acerca da formação dos contratos, considere: 

I. A aceitação da proposta fora do prazo, com adições, restrições, ou modificações, não será considerada nova proposta, salvo se expressa e inequívoca essa intenção. II. Se o negócio for daqueles em que não seja costume a aceitação expressa, ou o proponente a tiver dispensado, reputar-se-á concluído o contrato, não chegando a tempo a recusa. III. Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde o momento em que a aceitação é recebida pelo proponente, independentemente de quando tenha sido expedida. IV. Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto. V. Se a aceitação da proposta, por circunstância imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, este não tem o dever de comunicar o fato ao aceitante.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53239Ca
05

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - Há presença de forma verbal na voz passiva e adequada correlação entre os tempos e modos verbais na frase:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53213Ca
06

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - Não há crime quando o agente pratica o fato: 

I. Em estado de necessidade. II. Em estado de embriaguez culposa pelo álcool. III. Em estrito cumprimento de dever legal. IV. No exercício regular de direito. V. Sob o efeito de emoção ou paixão.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53222Ca
07

(FCC - 2018 - MPE-PE - Técnico Ministerial) - Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53212Ca
08

(CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial) - Julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O MRPR prevê somente dois fechos diferentes para as modalidades de comunicação oficial entre autoridades da administração pública: Respeitosamente, caso o destinatário seja autoridade de hierarquia superior à do remetente; e Atenciosamente, caso o destinatário seja autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente. Ficam excluídas dessa norma as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q58308Ca
09

(CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial) - Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

Entre os documentos oficiais, o email é o que apresenta maior flexibilidade formal, uma vez que, nesse tipo de comunicação, se admite o uso de abreviações como vc e pq.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q58304Ca
10

(CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial) - Após ter recebido notícia de fato que indicava grave lesão ao meio ambiente, em razão de construção civil irregular, e ter constatado a existência do referido ato ilícito, o Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação civil pública em desfavor da empresa responsável pela construção, com o objetivo de tutelar direito difuso. Posteriormente, no juízo competente, o magistrado indeferiu a petição inicial da ação civil pública, sob o fundamento de ausência de juntada de cópia da notícia de fato, documento que havia dado início à atuação do Ministério Público e possuía dados relevantes sobre o caso.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

De acordo com a Resolução n.º 36/2016 do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, a notícia de fato deveria instruir a ação civil pública proposta nessa situação.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q58309Ca