Turismólogo

Prepare-se com questões de Turismólogo

01

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Turismólogo) - O termo técnico “restauração” costumeiramente utilizado pela cadeia produtiva do turismo, diz respeito:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26510Ca
02

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Turismólogo) - Qual a principal missão da EMBRATUR após a criação do Ministério do Turismo no ano de 2003?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26499Ca
03

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Turismólogo) - O comportamento organizacional é avaliado e monitoramento no âmbito empresarial, em especial no setor turístico. Assim sendo, analise as seguintes afirmativas:

I. Comunicação é a transferência e a compreensão de mensagens. As funções básicas da comunicação dentro de um grupo ou organização são de controle, motivação, expressão emocional e informação.

II. Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, para alcançarem os objetivos do líder imediato.

III. A cultura organizacional é o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados, que rege a interação dos elementos de uma organização.

IV. Clima organizacional refere-se à percepção que as pessoas têm da organização em que trabalham. Percepção que pode ser influenciada por fatores internos e externos à organização. Assim, clima e cultura organizacional são sinônimos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26511Ca
04

(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - No tocante ao conceito e à classificação dos roteiros turísticos, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10216Ca
05

(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Considerando a natureza e a estrutura da oferta turística, marque a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18805Ca
06

(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - Acerca dos conceitos de Turismo formulados pelos estudiosos da atividade, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10207Ca
07

(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Turismo pode ser definido como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."Sobre Turismo é INCORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18802Ca
08

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Turismólogo) - Dentre as características do produto turístico estão: sazonalidade, heterogeneidade, perecebilidade, inseparabilidade e intangibilidade. Com base nisso, analise as seguintes definições:

I. Sazonalidade é quando a oferta e a demanda pelos produtos turísticos ocorrem num determinado período de tempo, motivada por diversos fatores, dentre os quais: clima, feriados, férias e eventos.

II. Heterogeneidade é o que permite a segmentação do mercado turístico, que pode estar condicionada pela idade, sexo, estado civil, etnia, perfil socioeconômico e por interesses ou necessidades específicas.

III. Perecibilidade significa que o produto turístico não pode ser estocado, pois tem que ser consumido no mesmo momento em que é produzido, simultaneamente.

IV. Inseparabilidade é a demanda pelos produtos turísticos que ocorre num determinado período de tempo, motivada por diversos fatores, dentre os quais: clima, feriados, férias e eventos.

Estão CORRETAS as definições:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26508Ca
09

(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - O turismo se apresenta, em sua forma mais simples, como uma corrente massiva que se desloca desde um mercado de origem até um núcleo receptor, apresentando dois problemas básicos: sua má distribuição no tempo e sua polarização no espaço. Isto revela a necessidade de um disciplinamento no contexto global onde opera o turismo, visando dotá-lo de uma racionalidade econômica que permita o controle das variáveis envolvidas, possibilitando a obtenção do pleno desenvolvimento das suas potencialidades. Considerando-se que o diagnóstico macroeconômico da atividade turística deve, por meio de ferramentas de análise, buscar interpretaras características do consumo, da produção, dos investimentos e dos impactos do turismo, o que é incorreto afirmar?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18810Ca
10

(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Em relação ao Turismo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Turismo doméstico ou interno – que resulta das deslocações dos residentes de um país quer tenham a nacionalidade ou não desse país, viajando apenas dentro do próprio país.

II. Turismo receptor (inbound tourism) – abrange as visitas a um país por residentes.

III. Turismo emissor (outboun tourism) – resulta das visitas de residentes de um país a outro ou outros países.

IV. Turismo nacional – refere-se aos movimentos dos residentes de um dado país e compreende o turismo doméstico e emissor.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18803Ca