Um lugar ao sol na área fiscal

Concurso para Auditor Fiscal: como ser aprovado nesta empreitada.

Com salário inicial de R$ 13 mil mensais, podendo chegar a R$ 19 mil, no ápice da carreira, fica explicado por que os concursos para auditoria fiscal são tão concorridos. A última maratona na área foi o concurso da Receita Federal (que também ofereceu vagas para analista-tributário), cujas provas foram realizadas em 22 de setembro de 2012.

Apesar de ter acontecido um concurso desse porte para a área fiscal recentemente, e apesar do último ter sido realizado em 2009 (três anos de intervalo), considere já ser a hora de começar a se preparar para o próximo, que ainda não tem data marcada. É isso que todos os guerreiros por uma espaço na área fiscal estão fazendo neste momento, enquanto alguns indecisos ainda estão refletindo se vale à pena entrar no páreo... Embora seja impossível se prever com exatidão qual o ano em que sairá o novo edital para a área, faça de conta que o concurso vai acontecer para daqui a 12 meses!

Quantidade de horas de estudo

Alguns irão dizer que tantas horas assim é exagero, mas não é o que indicam os depoimentos de alguns aprovados no concurso para AFRB de 2009, que já estão em plena atividade. Alguns deles aconselham que o candidato deve estudar pelo menos dez horas por dia, se quiserem se manter na concorrência. Acrescente-se a este cronograma duro de estudos os finais de semana, que não podem ficar de fora de modo algum.

Investimentos

O outro indicador frequente é que estes certames requerem investimentos. É uma má notícia para muita gente, pois os livros dos principais conteúdos das matérias cobradas não são vendidos a preços tão populares assim. Mas o fato é que ninguém pense que vai fazer um concurso para auditor fiscal e ser aprovado sem ter que gastar com muitos livros e mensalidades de cursos preparatórios. Por isso, antes de vender ilusões românticas de um vencedor pobre (claro que algum desfavorecido pode passar também, já que tudo é uma questão de esforço pessoal) é preciso deixar bem claro que entrar nesta empreitada consciente é saber que dispor de capital é uma fator considerável quando se olha para os lados e se enxerga uma concorrência poderosa.

O lazer

Vai ser preciso aprender de verdade a dizer "não" para o lazer e o entretenimento, principalmente durante os fins de semana. Não é que vida do concurseiro irá se limitar a livros, livros, com isenção de 100% das suas horas de lazer, mas é necessário se lembrar que o foco terá que ser mesmo estudar, estudar e estudar, isso por meses e anos. A disciplina deve ser um ingrediente sempre presente, todos os dias, em quem se propõe a fazer um concurso para auditoria fiscal.

Em algo com tanta concorrência, esqueça a premissa de se dedicar mais a algumas matérias e menos a outras. Todas as provas, tanto as de conteúdos específicos quanto gerais, devem ter o máximo em rendimento para uma aprovação. Não dá mesmo para se brincar de estudar. É levar a sério e seguir.

Trabalhar ou não trabalhar? Eis a questão

Alguns auditores fiscais disseram que deixaram o emprego para se dedicar em tempo integral aos estudos, contando então com a ajuda financeira dos pais. Outros aprenderam a conciliar a vida profissional com os livros e os cursinhos. No entanto, sabe o que há em comum entre eles? Foram aprovados independente da decisão que tomaram.

Não importa se você tem como se dedicar integralmente ou não para estudar para este concurso. O que importa é que, dentro das suas possibilidades de tempo e de recursos, seja feito sempre o seu melhor e se obtenha o máximo em produtividade.

Fique atento a detalhes importantes como analisar as provas da banca examinadora deste concurso, a Esaf, que sempre exige uma boa capacidade de raciocínio lógico dos seus concurseiros e não perca o ritmo da sua rotina de estudos. Afinal, estamos falando de uma organizadora que se habituou a cobrar conteúdos extensos em seus concursos para a área fiscal federal, com provas realmente cansativas, de até dois turnos. Mas lembre-se sempre: o que está em jogo é a possibilidade de um futuro completamente novo para a sua vida.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos