Concurso ESA 2020 terá provas em outubro; 1.100 vagas!

Concurso ESA 2020 para admissão à Escola de Sargentos das Armas abre 1.100 vagas na área geral, música e saúde. Provas em outubro!

concurso esa

São 1.100 vagas na Escola de Sargentos das Armas.

As provas intelectuais do concurso ESA 2020 da Escola de Sargentos das Armas (Curso de Formação e Graduação de Sargentos) foram novamente adiadas.

Conforme comunicado nº 034, publicado no site Informex (vinculado ao Exército Brasileiro), devido às adaptações trazidas pelo enfrentamento à pandemia da COVID-19, a data do Exame Intelectual, já adiada anteriormente para 30 de agosto de 2020, foi novamente alterada para o dia 4 de outubro de 2020.

O edital nº 2/2020 referente ao concurso público tem como objetivo selecionar 1.100 candidatos que irão concorrer nas áreas Geral, Música e Saúde. O curso será realizado em 2021.

Vagas no concurso ESA 2020

Na área Geral do concurso ESA 2020 serão oferecidas 1.000 vagas, 900 delas para candidatos do sexo masculino e 100 para candidatas do sexo feminino. Estas vagas são destinadas às seguintes QMS*: Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto; Manutenção de Armamento; Mecânico Operador; Manutenção de Viatura Blindada); Manutenção de Comunicações; Topografia; Intendência; Aviação-Manutenção.

* QMS: Qualificação Militar de Subtenente / Sargento.

Para a área de Músico serão mais 45 vagas. Estas oportunidades são para profissionais de ambos os sexos e serão distribuídas nos naipes de Clarineta; Flauta / Flautim; Saxhorne; Saxofone; Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda; Trombone; Trompa; Trompete - Cornetim / Flueglhorne; e Tuba.

Há ainda 55 vagas na área da Saúde - Técnico em Enfermagem.

O CFGS - Curso de Formação e Graduação de Sargentos

O curso de formação e graduação de Sargentos é composto por três períodos distintos.

O primeiro ano possui duração máxima de 2.000 horas e será realizado nas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) que ficam nas seguintes cidades: Rio de Janeiro - RJ, Juiz de Fora - MG, Natal - RN, Alegrete - RS, Jundiaí - SP, Pirassununga - SP, Pouso Alegre - MG, Fortaleza - CE, Blumenau - SC, Campo Grande - MS, Jataí - GO e Itajubá - MG.

O segundo ano tem duração de mais 2.000 horas e ocorrerá na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), na Escola de Sargento das Armas (ESA) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Estes locais ficam, respectivamente, em Três Corações - MG, Rio de Janeiro - RJ e Taubaté - SP.

Quem for aprovado no segundo ano de curso será convocado para realizar o Estágio Profissional Supervisionado, nas OM (Organização Militar) onde forem classificados. A duração do estágio é de 400 horas.

Os militares que concluírem o CFGS vão receber diploma de graduação de nível superior tecnólogo.

Quem poderá participar do concurso ESA?

Poderão participar do concurso ESA 2020 os candidatos com o ensino médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área geral e entre 17 e 26 anos para as demais áreas e com altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino, entre outras exigências.

Além dos requisitos acima, os candidatos para a área de música deverão comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical para a qual se inscreveu. Os candidatos à área da saúde, deverão ter concluído o curso de Técnico em Enfermagem e apresentar registro no COREN.

Inscrições encerradas no concurso ESA 2020

As inscrições no concurso ESA 2020 puderam ser feitas até o dia 18 de março de 2020, no site da ESA ou mediante o envio de documentação impressa.

O valor da inscrição foi de R$ 95,00 e pôde solicitar a isenção desta taxa, o candidato que se enquadrar em alguma destas situações:

  • Filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, incapacitados em ação;
  • Membro de família de baixa renda, de acordo com a legislação vigente;
  • Candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Doadores de medula óssea cadastrado em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Fases do concurso ESA adiadas por causa do coronavírus

Os candidatos inscritos passarão pelas seguintes fases neste concurso de admissão da ESA:

  • Primeira fase: exame intelectual  é uma prova escrita, que estava prevista para ser realizada em 12 de julho de 2020, das 13h às 17h.

Entretanto, por causa da pandemia de coronavírus (COVID-19), a etapa foi adiada para o dia 04 de outubro de 2020 conforme comunicado oficial.

O exame intelectual será realizado em diversas cidades do Brasil. Os locais serão confirmados com a publicação do cartão de inscrição, a ser disponibilizado na página do candidato. No edital ou no manual do candidato você pode conferir a lista de cidades com realização das provas.

Além do exame intelectual, a primeira fase do concurso terá etapas de prova de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

O exame intelectual (prova escrita)

Esta etapa envolverá uma prova escrita com conteúdos de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês, Redação e Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para a área da saúde e prova de teoria musical para área de música.

A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas (sem contar o título).

Serão aprovados no exame intelectual os candidatos que acertarem, no mínimo, 25% das questões de Inglês e 50% das demais disciplinas da prova.

A prova de títulos

Apenas para a área geral, haverá pontuação para títulos militares, como certificado de reservista de 2ª categoria, curso de formação de soldados, cursos ou estágios de qualificação técnica/profissional realizados por instituições militares, curso de formação de cabos, curso de formação de sargentos e curso de formação de oficiais da reserva da marinha, do exército ou da aeronáutica.

Para todas as áreas (incluindo a geral), haverá pontuação de títulos civis, sendo valorados os cursos de nível superior e de qualificação técnica / profissional.

Exame de habilitação musical

Os candidatos da área de música aprovados no exame intelectual irão realizar uma prova prática, utilizando seus próprios instrumentos, exceto para o naipe de tuba.

Exame de aptidão física

Nesta etapa do concurso ESA, o candidato será considerado apto ou inapto, conforme seu desempenho nos testes. Esta prova será composta pelas seguintes etapas:

  • Abdominal supra;
  • Flexão de braços sobre o solo;
  • Corrida de 12 minutos;
  • Flexão de braços na barra fixa.

Validade

O concurso ESA 2020 será válido apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do edital e encerrando-se 15 dias após a data de publicação do edital do resultado (homologação).

Edital concurso ESA 2020

Outras informações poderão ser obtidas no edital do concurso, publicado na página 19, seção 3, do Diário Oficial da União (DOU), edição de 19 de fevereiro de 2020. Confira também o manual do candidato, disponível no site do Exército.

Dicas de Inglês para as provas ESA 2020: Quantificadores (many, much, few, little, a lotof)

No geral aprendemos que os quantificadores no inglês possuem o significado de muito (s) e muita (s) e que devemos usar cada um deles no momento certo e de acordo com os substantivos a serem usados na frase.

No entanto, isso pode confundir um pouco a cabeça de muitos estudantes do idioma, pois ao invés de receberem uma explicação simples e bem didática dos quantificadores, acabam tendo que aprender por meio dos countable e uncontable nouns (substantivos contáveis e incontáveis).

Os quantificadores são palavras usadas para fazer a indicação da quantidade de objetos, pessoas, animais e outros substantivos em uma frase.

Veja a seguir os principais quantificadores e como usa-los de forma correta.

Uso do Many

Many tem o significado de muitos e muitas. Ele é um quantitativo utilizado para substantivos que sejam contáveis. Algumas pessoas quando começam a estudar a língua inglesa podem confundir um pouco o quantitativo many com o much, porém eles apresentam diferenças quanto ao uso.

Exemplos de uso do quantitativo Many:

  • - Paul took his girlfriend to the cine many times (Paul levou sua namorada para o cinema muitas vezes)
  • - I take care of many animals that appear in my house (Eu cuido de muitos animais que aparecem na minha casa)

Uso do Much

Much é um quantitativo que, ao contrário de many, é usado para substantivos que sejam incontáveis. Much significa algo em uma proporção muito grande, que não pode ser contado como os grãos de areia da praia, por exemplo.

Exemplos de uso do quantitativo Much: 

  • - How much water did you drink every year? (Quanta água você bebe todo ano?)
  • - There isn't much coffee in the box (Não tem muito café na caixa)

Uso do Few

Few é utilizado para quantificar. Mas, diferente de many e much, few é utilizado para poucas quantidades em que seja possível fazer a contagem. Few significa algum, algumas, pouco, poucas.

Exemplos de uso do quantitativo few:

  • - There are few people in the supermarket ( Há poucas pessoas no supermercado)
  • - There are few cars in my town (Há alguns carros na minha cidade)

Uso do Little

Little tem o significado de "um pouco de". Ele é utilizado de forma contrária ao quantitativo few. Se few é usado para substantivos em poucas quantidades e contáveis, little é usado para substantivos, em pouca quantidade, que sejam incontáveis.

Exemplos de uso do quantitativo little:

  • - She has a little money ( Ela tem um pouco de dinheiro)
  • - I love a little bit ice cream and cake ( Eu amo um pouco de sorvete e bolo)

Uso de a lot of

O quantificativo a lot of significa muitos, muitas, bastante e afins. Ele é utilizado para fazer descrição de uma grande quantidade de algo que não é especificada, podendo estes substantivos serem contáveis ou incontáveis.

Exemplos de uso do quantitativo a lot of:

  • - I won a lot of money in the lottery (Eu ganhei muito dinheiro na loteria)
  • - Annie ate a lot of candies today (Annie comeu muitos doces hoje)

Este foi apenas um pequeno resumo de um dos vários assuntos constantes dessa prova. Para estudar todos os temas, adquira a Apostila completa para o concurso ESA.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
ANVISAVárias
CaixaVárias
Veja todos » Concursos Abertos