Concurso ESA: Edital para a Escola de Sargentos de Armas

Exército Brasileiro publica novo edital para o concurso ESA (Escola de Sargentos de Armas), com ingresso no ano de 2020.

O Exército Brasileiro publicou seu mais novo edital para admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, no âmbito da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Este ano foram abertas 1.100 novas vagas neste concurso ESA, que receberá inscrições de 20 de fevereiro a 20 de março de 2019.

A previsão de início das matrículas nos Cursos de Formação é fevereiro de 2020, com término em dezembro de 2021. 

Vagas

Na área Geral/Aviação são oferecidas 1.000 vagas, 900 delas para candidatos do sexo masculino e 100 para candidatas do sexo feminino. Na área Geral, há chances para as Qualificações Militares de Subtenentes/Sargento (QMS) de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Também há vagas para: Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada e Manutenção de Comunicações (Topografia e Intendência).

Na área da Saúde, são oferecidas 40 vagas e, por fim, na área de Aviação, as QMS disponíveis são: Aviação - Manutenção e Aviação - Apoio. Há ainda 60 oportunidades para as áreas de Músico, nos naipes de Clarineta, Fagote, Flauta transversal, Oboé, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda, Trombone, Trompa, entre outros. 

Alguns requisitos para inscrição no concurso ESA

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário atender, entre outros requisitos, os seguintes: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); ter ensino médio completo; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade ou no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos, conforme a área a ser disputada; se militar da ativa das Forças Armadas (FA) ou das Forças Auxiliares (FAux), deve estar enquadrado nas condições expostas no edital; se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60 m de altura (com exceção dos candidatos com até 16 anos de idade que possuírem altura mínima de 1,57 m); se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m de altura; e não ser portador(a) de doença ou limitação incapacitante para o exercíciodo cargo.

Inscrições ESA: de 20/02 a 20/03

As inscrições devem ser efetuadas no site da ESA (http://concurso.esa.eb.mil.br/site/), ou mediante o envio de documentação impressa, caso o candidato(a) não possa fazê-la pela internet. O valor da inscrição é de R$ 95,00.

Fases do concurso ESA

Os candidatos inscritos passarão pelas seguintes fases neste concurso de admissão da ESA:

  • Primeira fase: exame intelectual, que será uma prova escrita, versando sobre os assuntos relacionados no edital, prevista para 04 de agosto de 2019.

Também haverá, nessa primeira fase, a avaliação de títulos, o exame de habilitação musical e o exame de aptidão física preliminar. 

  • Segunda fase: revisão médica, exame de aptidão física definitivo e comprovação dos requisitos biográficos.

Dicas para as provas da ESA: noções de probablidade

A Probabilidade estuda quais as chances de se obter um resultado esperado em uma ação aleatória, por exemplo, quais as chances de eu conseguir tirar o número 6 lançando um dado.

Para nomear, ou quantificar a possibilidade de um evento acontecer, é atribuído um valor de 0 a 1, onde o mais perto de 1 tem maior possibilidade de acontecer. Também pode se trocar o 0 e 1 por porcentagem onde o 1 equivale a 100%.

Ponto amostral é um conceito bastante usado na Probabilidade, este denomina os resultados possíveis para se obter resultados, por exemplo, para ilustrar melhor, o ponto amostral do lançamento de dados é S = {1, 2, 3, 4, 5,6}.

O espaço amostral é indicado pela letra Ω e serve para denominar o conjunto de todos os resultados possíveis referente ao lançamento de um dado, por exemplo.

Evento é a forma de denominar um resultado dado de um lançamento de 1 dado, em outras palavras, evento é um subconjunto do espaço amostral.

Calculo de Probabilidade

Para o calculo de Probabilidade iremos focar no calculo geral. Em um espaço amostral Ω, a probabilidade de um evento ocorrer é o número de elementos do evento dividido pelo número de elementos do espaço amostral descrito também pela fórmula: P(E) =n(E) / n(Ω).

Quando for requerido o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado acima por 100.

Para calcular a probabilidade de um evento não ocorrer é descrito pela fórmula: P(A-1) = 1 – P(A).

Exercicios de Probabilidade

Abaixo seguem alguns exercícios de probabilidade para você fixar o conhecimento, ao final do artigo sege o gabarito com as respostas:

1- Calcule a probabilidade de, ao lançar uma moeda, o resultado ser coroa. Aplique a primeira fórmula apresentada.

  1. 30%

  2. 40%

  3. 50%

  4. 60%

2- Calcule a probabilidade de, ao lançar 2 moedas e os resultados serem iguais.

  1. 20%

  2. 30%

  3. 40%

  4. 50%

3- Ao lançar um dado, calcule a probabilidade do resultado ser menor que 3.

  1. 1,1%

  2. 22,2%

  3. 33,3%

  4. 44,4%

4- Ao lançar um dado qual a probabilidade de não sair o número 1.

  1. 83,3%

  2. 94,4%

  3. 72,2%

  4. 61,1%

5- Ao lançar 4 moedas, calcule a probabilidade de obter cara em todas as moedas.

  1. 2%

  2. 2,2%

  3. 6,2%

  4. 4%

6- Qual é o número total de resultados no lançamento de 5 moedas.

  1. 32

  2. 5

  3. 10

  4. 24

Gabarito

1- letra c

2- letra d

3- letra c

4- letra a

5- letra c

6- letra a

Saiba mais: - Apostila - SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS) - ESA 2019

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail