Concurso Campo Grande - MS: novos editais para a Guarda e a AGETEC

Concurso Campo Grande (Prefeitura) com vagas para Guarda Civil Municipal e Analista de TI tem previsão de ser divulgado em breve.

Concurso Campo Grande: a foto mostra a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, à noite

Vagas previstas na Prefeitura de Campo Grande - Foto: Wikimedia Commons

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, abrirá em breve novos certames para o preenchimento de vagas na Guarda Civil Municipal e na AGETEC! Ambos os editais do concurso Campo Grande já estão devidamente autorizados.

O edital da Guarda Municipal deve, provavelmente, ser lançado antes. A previsão dada pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social é de que o documento seja lançado até o final de 2020, porém não há confirmação oficial.

O edital para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, que é inédito, ainda não tem data para sair, mas está dado como certo. Um total de 50 vagas está previsto. 

A lei 6.474/2020 alterou informações sobre esse cargo, que possui lotação na Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC). 

Para que a seleção aconteça, falta a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) viabilizar o processo licitatório que definirá a organizadora.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, "a inédita oferta de um concurso público nessa área vem para tentar amenizar o déficit existente e fomentar um mercado de trabalho que diminui a cada dia em nossa capital e no nosso Estado."

Acompanhe a matéria completa e atualizada logo abaixo. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos.

Situação atual do concurso Campo Grande

O concurso da Guarda Municipal de Campo Grande não deve demorar muito. Estava previsto desde setembro de 2019, mas, na época, a questão orçamentária foi o fator impeditivo.

Em 2020 surgiu um outro fator que, além de inesperado, pode ser o impeditivo da vez: a pandemia da COVID-19. Dessa forma, é provável que as tramitações necessárias para a execução do concurso atrasem mais do que o anteriormente esperado.

A mesma situação de saúde pública poderá atrasar os preparativos do concurso para Analista de Tecnologia da Informação da AGETEC.

Concurso Campo Grande: atribuições básicas dos cargos

Os Guardas Civis Municipais exercem um papel importante na manutenção da segurança pública e patrimonial no âmbito municipal.

Esses servidores vão atuar em áreas de proteção de bens, serviços e instalações públicas e atividades de segurança preventiva.

Os Analistas de Tecnologia da Informação, conforme a lei sancionada, deverão ser capazes de executar atribuições importantes para a consolidação das arquiteturas tecnológicas adotadas pela administração municipal.

Entre essas atribuições, citamos as seguintes:

  • Desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados;
  • Dimensionamento de requisitos e funcionalidades de sistemas;
  • Projetar e documentar a arquitetura e a estrutura de sistemas e aplicações, utilizando ferramentas, diagramas e linguagem apropriados;
  • Especificação e codificação de aplicativos;
  • Administração de ambientes informatizados;
  • Executar técnicas para garantir a segurança da informação em banco de dados;
  • Instalar e configurar redes de computadores, viabilizar meios de proteção, detecção e extinção de ameaças ao ambiente de Tecnologia da Informação, além de desempenharem uma série de outras atividades afins.

Principais requisitos no concurso Campo Grande

As 350 vagas para Guarda Civil Municipal exigem dos candidatos nível médio completo, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias AB.

Para mulheres, a altura mínima exigida para concorrer ao cargo é de 1,60 m. Já para homens é de 1,65 m. O limite de idade para participar do concurso, fator importante para o cargo, deverá ser indicado no edital.

Quem quiser disputar uma das futuras 50 vagas de Analista de Tecnologia da informação, por sua vez, deverá ter diploma de graduação em Ciências da Computação, Informática ou áreas afins. 

Concurso Campo Grande: remuneração

Os Analistas de TI ingressarão no cargo recebendo remuneração inicial de R$ 5.513,09.

O vencimento básico de um Guarda Civil Municipal em Campo Grande é de R$ 1.622,36. Contudo, com a aprovação do novo plano de carreira, o valor passará por um significativo aumento até o lançamento do edital. 

Etapas do concurso Campo Grande

Não há, na lei 6.474/2020, informações detalhadas sobre quais serão as etapas do concurso para Analista de Tecnologia da Informação. Provavelmente serão aplicadas provas objetivas escritas e avaliação de títulos.

Já as etapas básicas do concurso para Guarda Municipal de Campo Grande são conhecidas:

  • Prova objetiva escrita;
  • Exame de saúde;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Exame médico;
  • Investigação social; e
  • Curso de formação técnico-profissional.

A prova de conhecimento do concurso de 2009 (prova objetiva) teve duração de quatro horas e foi composta por 40 questões, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática.

Para obter aprovação nessa etapa, o candidato deveria acertar um mínimo de seis questões, desde que não obtivesse nota zero em nenhuma das disciplinas.

O teste de aptidão física foi composto por corrida de 12 minutos, na qual os candidatos do sexo masculino deveriam cumprir um percurso que variava de 1.500 a 2.300 metros.

As candidatas do sexo feminino deveriam cumprir um percurso que variava de 1.200 a 1.800 metros. A distância a ser percorrida dependia da idade do candidato.

Último concurso Campo Grande 

Como ressaltamos, o concurso para Analista de TI será o primeiro promovido pela administração de Campo Grande. Logo, não há último concurso.

Quanto ao cargo de Guarda Civil de Campo Grande, o último concurso foi realizado em 2009 pela FADEMS - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul.

Na época, foram 683 vagas em disputa, sendo 614 para candidatos do sexo masculino e 69 para candidatas do sexo feminino. Para concorrer, o candidato tinha que ter o ensino fundamental completo.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Campo Grande diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Bandeirantes
Todos os níveis de escolaridade
126
Veja todos » Concursos Abertos