Prefeitura de Campina Grande do Sul - PR abre vagas para Guarda Civil

Ao menos 15 vagas imediatas serão contempladas no concurso Prefeitura de Campina Grande do Sul - PR. Confira detalhes:

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, no estado de Paraná, anunciou mais um concurso público com 15 vagas imediatas para nível médio. Dessa vez, conforme edital de abertura nº 1, as oportunidades serão destinadas para o cargo de Guarda Civil Municipal.

Os candidatos classificados devem receber remuneração de até R$ 3.734,00 em jornadas de 200 horas mensais. Além disso, o órgão público reservará ao menos 20% das vagas para os candidatos negros e indígenas.

Quer ficar por dentro de todos os detalhes? Acompanhe a matéria completa logo abaixo. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Inscrições no concurso Prefeitura de Campina Grande do Sul - PR

Marque na sua agenda para não perder o prazo previsto: as inscrições poderão ser feitas entre os dias 13 de março e 9 de abril de 2020. Basta acessar o site da EPL Concursos, que é a banca responsável por todas as etapas, e seguir as instruções indicadas.

O edital de abertura informa que será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 100,00.

No entanto, a isenção do pagamento poderá ser solicitada nos casos em que os candidatos:

  • Comprovem doações regulares de sangue;
  • Tenham prestado serviço eleitoral em, no mínimo, dois eventos.

Etapas

O concurso Prefeitura de Campina Grande do Sul - PR será composto pelas seguintes fases:

  1. Provas objetivas para todos os candidatos;
  2. Teste de aptidão física (TAF) para os 130 candidatos com melhor nota nas provas objetivas;
  3. Avaliação psicológica para os 70 candidatos com melhor nota nas provas objetivas e aptos no TAF;
  4. Exame toxicológico para os candidatos classificados na avaliação psicológica;
  5. Investigação de conduta para verificação dos antecedentes pessoais do candidato: somente devem participar os candidatos aptos no exame toxicológico;
  6. Exame médico para os candidatos aptos na investigação de conduta;
  7. Curso de Formação Técnico-Profissional para os 25 candidatos classificados em todas as etapas anteriores.

Provas objetivas

A primeira etapa do concurso, composta pelas provas objetivas, terá duração de três horas.

De acordo com o edital de abertura, a data de aplicação será divulgada em momento oportuno. É necessário ficar atento ao site da organizadora, do órgão público e do Diário Oficial do Município!

Confira a estrutura geral das provas:

DisciplinaNúmero de questõesPesoValor
Língua Portuguesa102,525,0
Matemática52,512,5
Informática52,512,5
Conhecimento Específico202,550,0
Total:40-100,0

Somente serão classificados nesta etapa aqueles que alcançarem pelo menos 50 pontos.

Validade e mais informações

O concurso Campina Grande do Sul - PR terá dois anos de validade, contados a partir de sua homologação. É possível que a Prefeitura Municipal prorrogue por igual período.

Para mais informações, acesse o edital de abertura por aqui! O regulamento sobre as demais etapas classificatórias também está disponível pelo mesmo link.

Sobre a cidade de Campina Grande do Sul - PR

Campina Grande do Sul está localizada no estado de Paraná. Conforme estimativas do IBGE em 2019, a cidade tem 43.288 habitantes. Sua distância em relação à capital, Curitiba - PR, é de 26 km.

Dicas para as provas: Estatuto da Guarda de Campina Grande Do Sul

A Lei Complementar nº 31, instituída no ano de 2017, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul, município localizado no estado do Paraná.

A Guarda Civil de Campina Grande do Sul é uma instituição de natureza civil, em que os membros se apresentam uniformizados, armados e subordinados à Secretaria Municipal com a qual possui vínculo.

Tal instituição possui como valores fundamentais a hierarquia, a disciplina e zela pela proteção dos cidadãos, dos bens, dos serviços e instalações do município.

Além disso, cabe à Guarda a realização de ações preventivas com o intuito de promover a Segurança Pública.

Competências

Nos primeiros capítulos do estatuto é explorado quais são as competências da Guarda Civil Municipal. No exercício das suas competências, a instituição pode colaborar com os demais órgãos de segurança pública.

Estrutura

Em seguida, é exposta a estrutura do órgão e seus respectivas competências. Basicamente, a composição da Guarda Civil de Campina Grande é:

  • Inspetoria (compete o comando do órgão);
  • Subinspetoria (auxiliar o trabalho do órgão sob comando da inspetoria);
  • Supervisão (organização e controle dos serviços executados no cotidiano do órgão); e
  • Diretoria de ensino (formação, treinamento dos Agentes da Guarda Civil Municipal). 

GOTE e serviço de inteligência

Ainda sobre o funcionamento da GCM, o documento informa que é importante valorizar o potencial e o reconhecer de seus servidores. Além disso, traz os princípios e os objetivos pelos quais as atividades cotidianas estão alicerçadas.

O Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), também é criado com o documento, tem o intuito de estabelecer a ordem pública por meio do emprego da força, em casos extremos, e seguindo os protocolos previamente estabelecidos.

Já o Serviço de Inteligência será exercido por agentes treinados e é regulamentado por Decreto Municipal específico.

Planos de carreira

No título 3 do documento é citado sobre os planos de carreira no órgão, basicamente compostos por 4 classes, as quais: inicial, 3º classe, 2º classe e 1º classe, respectivamente.

Os vencimentos para cada um dos cargos e o seu plano de carreira podem ser conferidos no Anexo 1 do documento.

A progressão do servidor pode ser horizontal ou vertical, sendo a primeira categoria relacionado ao aperfeiçoamento ou merecimento e a segunda por tempo de serviço na Guarda.

Para ingressar na Guarda de Campina Grande, a pessoa física deve ser aprovada em concurso público.

O certame é composto pelas seguintes fases: prova de conhecimento, aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico, investigação de conduta e exame médico ocupacional.

Após tais fases, o candidato deve ainda fazer uma formação para que possa exercer a função para o qual fora designado.

Hierarquia

O documento ainda estabelece que a Guarda de Campina Grande do Sul tem uma hierarquia definida, que prima pela disciplina e possui princípios éticos previamente definidos. Ele também aborda direitos e deveres de seus servidores.

Além disso, os servidores que apresentarem desempenho satisfatório poderão receber recompensas, sejam elas condecorações ou elogios.

Já no caso de desempenho insatisfatório, os servidores estarão sujeitos a sanções disciplinares (alta, média ou baixa, especificadas no documento detalhadamente).

Armamentos

Para exercer a função de agente do órgão, o servidor fará uso do porte de arma, dentro das disposições legais e regulamentos pertinentes.

Os tipos de armamento permitidos são: pistola e demais armas calibre 380; espingarda calibre 12; armas e equipamentos menos letais e antimotim; demais armamentos letais ou não, que a legislação assim autorizar.

Preventivamente, sempre que razões de ordem disciplinar ou de segurança recomendarem, as autorizações de porte de arma poderão ser recolhidas.

O armazenamento, controle e distribuição de armamento fica sob responsabilidade do órgão, com a máxima segurança e seguindo todas as recomendações sobre o tema.

Ainda sobre o armamento, o seu uso somente é justificado em casos necessários, respeitando a dignidade humana e a defesa dos direitos humanos de todas as pessoas. Além disso, todo e qualquer disparo deve ser apresentado na forma de relatório aos superiores.

Corregedoria

Caso algum cidadão do município ou até mesmo funcionários do órgão se sentirem prejudicados pela atuação da Guarda, estes devem contactar a Corregedoria ou a Ouvidoria do órgão (a depender da queixa).

Tais setores serão responsáveis por apurar e aplicar as sanções cabíveis.

Recursos

Para gerenciar recursos do órgão, o Estatuto da Guarda de Campina Grande cria o Fundo Municipal de Ordem Pública e Segurança, que possui natureza contábil.

Contudo, as disposições finais do documento apresenta aspectos gerais, como o número de funcionários, gratificações, programas de proteção a saúde do servidores, benefícios, entre outros.

Por fim, em casos omissos no documento serão aplicadas leis empregadas aos demais servidores municipais.

Saiba mais: Apostila Campina Grande do Sul

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Campina Grande do Sul diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de Cantagalo2
Câmara de Nova Esperança do Sudoeste
Todos os níveis de escolaridade
1
CONIMS - Consórcio Intermunicipal de Saúde
Nível Superior
87
CRT 4ª Região
Nível Médio/Técnico
6
Prefeitura de Andirá
Nível Superior
3
Prefeitura de Capanema
Todos os níveis de escolaridade
10
Prefeitura de Colombo
Níveis Médio e Superior
13
Prefeitura de Guaraqueçaba
Todos os níveis de escolaridade
21
Prefeitura de Ivaté
Todos os níveis de escolaridade
6
Prefeitura de Paranapoema
Nível Fundamental
32
Veja todos » Concursos Abertos