Corpo de Bombeiros Militar - RS abre vagas para Guarda Vidas

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul abre 600 vagas para Guarda Vidas Temporários para atuar na temporada de verão 2019/2020.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul torna público a abertura das inscrições para o processo seletivo, regido pelo edital DA/DRH/SRS GVCT nº 01 – 2019/2020, visando à contratação temporária de 600 Guarda Vidas Civis temporários para atuarem entre os meses de novembro de 2019 e abril de 2020.

Vagas

São 600 vagas em disputa, sendo 500 destinadas para salvamento aquático em águas de mar e 100 destinadas a salvamento em águas internas.

Estas oportunidades serão distribuídas entre os seguintes municípios:

  • Salvamento aquático em águas de mar: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí;
  • Salvamento aquático em águas internas: Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi. São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo Vale Verde, Serafina Corrêa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.

Durante a contratação, o candidato receberá R$ 2.000,00, com acréscimo de 100% a título de risco de vida, além de 30 vales-refeição, mais auxílio transporte.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre os dias 01 e 15 de outubro de 2019, no endereço eletrônico www.cbm.rs.gov.br.

Para se inscrever, o candidato deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
  • Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade;
  • Ter concluído o ensino fundamental;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso;
  • Não ter sido desligado em edições anteriores por motivo disciplinar.

Provas

O processo seletivo para Guarda-Vidas será composto pelas seguintes etapas:

  • Exame de Saúde e Mental: serão avaliados peso*, altura**, pressão arterial, frequência cardíaca e exame clínico;
  • Exame de Aptidão Física: corrida de 50 metros carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 segundos, e nadar 200 metros, sem tocar os pés no chão, durante cinco minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa.
  • Capacitação Técnica.

* É necessário que o candidato possua IMC (Índice de Massa Corporal) entre 18,5 e 29,9.

** Serão eliminados do processo seletivo os candidatos do sexo masculino com altura inferior a 1,65m e as candidatas do sexo feminino com altura inferior a 1,60m.

A Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CTGVCT) terá duração total de 200 horas/aula, sendo que deste total, 80 horas serão de Estágio Supervisionado. Serão aprovados, nesta fase, o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7 pontos.

Em caso de empate na nota entre dois ou mais candidatos, serão adotados os seguintes critérios:

  1. Maior número de participações na Operação Verão;
  2. Maior Escolaridade;
  3. Maior Idade.
  4. Sorteio.

Edital

O edital foi publicado na página 94 da edição de 30 de setembro de 2019 do Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio Grande do Sul diretamente no seu e-mail