Concurso USCS: Edital e Inscrição

Em São Paulo, concurso USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abre 50 vagas para Auxiliar Administrativo.

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, em São Paulo, tornou público o edital n.º 03/2018, fazendo saber que realizará concurso público, visando a seleção de profissionais de nível médio. O Concurso USCS será organizado pela CAIP - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas.

Há 50 vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo I. A jornada de trabalho consiste em 44 horas semanais, com salário de R$ 1.694,94 acrescido de benefícios.

Requisitos e inscrição

Os interessados em participar do concurso USCS poderão efetuar as inscrições via internet até o dia 29 de julho de 2018, no endereço eletrônico www.caipimes.com.br. Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá encaixar-se em alguns requisitos, tais como: ter formação completo em ensino médio; ser brasileiro nato ou naturalizado; exercer plenamente os seus direitos civis e políticos; ter idade mínima de 18 anos completos; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); não haver registros de antecedentes criminais, e no caso destes, ter cumprido integralmente as penas cominadas; não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade no serviço público (federal, estadual ou municipal); e não ter sido exonerado a bem do serviço público, mediante decisão transitada em julgado.

Provas concurso USCS

A avaliação será composta de duas fases, sendo: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com questões de português, matemática, conhecimentos específicos e conhecimentos de informática; e prova prática de digitação, de caráter eliminatório e classificatório, a qual visa avaliar a experiência e os conhecimentos práticos ou específicos do candidato, para o desempenho das atribuições inerentes ao exercício do cargo pretendido.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 26 de agosto de 2018, com locais e horários a serem divulgados posteriormente mediante Edital de Convocação.

Atribuições do cargo

São atribuições do Auxiliar Administrativo: Acompanhar, conferir, estudar e analisar os processos de interesse administrativo, acadêmico, geral ou específico. Atender pessoalmente e por telefone, alunos, funcionários e público externo. Realizar registros de processos e documentos, além de emitir certidões, atestados, declarações, expedir documentos em geral e verificar os seus tramites. Executar pesquisas de dados na Internet e e-mail, emitir relatórios, fazer arquivo, ter conhecimento do regimento interno, normas, procedimentos, súmulas e ter conhecimento amplo na área de informática.

Validade

A validade do Concurso USCS é de um ano, contado a partir da data de sua homologação, havendo possibilidade de ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo período.

O edital completo foi divulgado no site da organizadora do concurso: CAIP - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas.

Dicas para as provas USCS: Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração

A análise sintática "serve" para examinar o texto, as suas estruturas e os elementos que o compõem. O texto é composto por orações e períodos. A oração é uma frase que possui verbo, enquanto o período é o conjunto de orações. Exemplo:

- A menina caiu da bicicleta quando fez a curva.

Nesse exemplo há duas orações porque há dois verbos (“cair” e “fazer”). Entenda que, cada termo da oração tem uma função específica e é isso que a análise sintática tem como objetivo, determinar essa função. E esses termos podem ser classificados como essenciais, integrantes e acessórios.

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: objeto direto e objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.

Essenciais e integrantes

Observe a frase:

  • A menina pegou a bola.

“A menina” é o sujeito e “pegou a bola” é o predicado. O verbo é o “pegar” que é classificado como transitivo direto e “a bola” é o complemento do verbo, o objeto direto. Uma forma de determinar a classificação dos objetos é perguntando ao verbo. Veja: quem pega, pega alguma coisa. Quando a pergunta não necessita de uma preposição, o verbo é transitivo direto. Observe a diferença nessa frase:

  • Eu preciso de você.

O verbo precisar é transitivo indireto. Faça a pergunta: quem precisa, precisa “de” alguém. O termo “de” é uma preposição, logo, a expressão “de você” é um objeto indireto.

O complemento nominal serve para complementar um termo que não seja verbo dentro da oração. Diferentemente do objeto indireto, o complemento nominal completa um substantivo, adjetivo e advérbio e não um verbo. Por exemplo: A menina teve orgulho do pai. A expressão “do pai” complementa o sentido de “orgulho”.

O agente da passiva sempre está acompanhado de duas preposições, “por” e “de”. Se o verbo estiver na voz passiva, o agente será aquele que praticará a ação do verbo. Veja: O pássaro foi capturado pelos agentes. A expressão “pelos agentes” é o agente da passiva.

Acessórios

Já os termos que são acessórios na oração caracterizam algo. O adjunto adnominal, por exemplo, especifica o substantivo. Não há uma regra específica, pode ser artigos, locuções, pronomes, adjetivos e mais. Exemplo: Seu olhar singelo é lindo. O termo “singelo” é o adjunto adnominal. Veja outro exemplo: O passeio de barco me cansou. A expressão “de barco” é um adjunto adnominal.

Por outro lado, o adjunto adverbial funciona como advérbio dentro da oração. Logo, vamos rever os tipos de advérbios: afirmação, negação, intensidade, dúvida, tempo, companhia, causa, finalidade, lugar, meio e assunto. Exemplo: Isso está muito difícil! O termo “muito” é um adjunto adverbial.

E o aposto explica um termo na oração. Exemplo: A Carol, menina sapeca, entrou na escola. A expressão “menina sapeca” está explicando quem é a Carol. A expressão é o aposto da oração.

Coordenação e Subordinação

Dentro da análise sintática, os períodos podem ser classificados em: composto por coordenação, subordinação ou coordenação e subordinação. O período de coordenação é composto por orações que são autônomas, independentes entre si, mas que juntas complementam o sentido da frase. Exemplo: Eu dormi e sonhei com você. Observe que ambas as orações são independentes, isto é, fazem sentido se fossem separadas. Leia a continuação deste artigo aqui

Estude tudo para as provas USCS nApostila USCS - Auxiliar Administrativo I

Compartilhe