Dicas de Informática para o Concurso da UCSC

A fim de concorrer a vaga, o candidato precisa ter uma noção básica de alguns conceitos da informática envolvendo o sistema operacional Windows 10 e o Pacote Office.

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) está com nova seleção aberta (edital nº 04/2019) para preencher cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, para cargos da área administrativa e de docente para o Colégio Universitário. O concurso USCS será realizado pela CAIPIMES, novamente.

Para a área administrativa, haverá vagas de nível médio completo no cargo de Agente de Organização Escolar.

Características da CAIPIMES

Como se trata de um concurso público oferecido pela CAIPIMES, o candidato deverá conhecer o procedimento de correção e de autuação da banca, principalmente o modelo da prova, para que tenha uma noção do que será pedido. Por exemplo, sabe-se que a interpretação de texto do candidato é menos exigida, quando comparada às teorias da gramática normativa. Além disso, o fator concentração deve ser levado em conta, uma vez que os textos que fundamentam as questões tendem a ser longos. Entretanto, a complexidade da prova em si é considerada de baixa para média.

Já quando se fala da prova de Matemática, por exemplo, é comum serem apresentadas questões relacionadas a porcentagens, números decimais e proporção. Há também as cobranças sobre Legislação, nas quais o candidato precisará compreender o essencial sobre as leis municipais e federais, a fim de escolher a alternativa certa (no entanto, não é o caso deste concurso da UCSC, que não cobrará leis!)

Por fim, a prova da UCSC também trará questões relacionadas à matéria de informática, principalmente noções básicas. Confira alguns detalhes a seguir.

Conteúdo de informática que será abordado

A fim de concorrer a vaga na Universidade Municipal, o candidato precisa ter uma noção básica de alguns conceitos da Informática envolvendo o sistema operacional Windows 10 e o Pacote Office.

Windows 10

O Windows 10 foi recentemente lançado, causando alvoroço por parte de muitos fãs (tanto nos que gostaram, quando nos que detestaram). O que mudou de um sistema operacional para o outro (do 8 para o 10) é o layout do menu Iniciar e a possibilidade de se ter diversas áreas de trabalho. Alguns aspectos mais gerais que possuem possibilidade de serem cobrados são:

 - organização de pastas de download;

- configuração da rede wi-fi;

- configurar a área de trabalho;

- instalar e desinstalar programas;

- saber utilizar o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Delete);

- configurar a barra de tarefas para melhorar a produtividade, por exemplo.

Pacote Office

O Pacote Office tem como principais programas o Word, Power Point e o Excel, justamente os três que serão cobrados nas provas deste concurso. Assim, em cada um deles, é necessário que os candidatos assimilem as noções básicas. Apenas para informação, sabemos que o Office, dependendo da versão, traz outros programas, tais como o Access, o Publisher, o Outlook e o OneNote.

No caso do Word, saber editar um documento e utilizar a barra de ferramentas, desde configurar o parágrafo, a página, gráficos, corretor ortográfico e a aba de revisão, além de inclusão de tabelas são tarefas essenciais. Para o Power Point, necessita-se saber criar slides, modificar, incluir animações e imagens, e também criar apresentações padronizadas.

O Excel, por sua vez, é um programa muito conhecido, principalmente porque ajuda a executar planilhas, realiza operações matemáticas, como os cálculos de subtração e adição. É possível armazenar dados e montar tabelas.

Você irá concorrer à vaga? Desejamos sucesso na preparação e nos resultados!

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos