Começando do zero: confira dicas de como se preparar para concursos

Vai começar a estudar do zero? Então seja assertivo na hora de planejar seus estudos.

Começar a estudar para concursos é uma rotina diferente, e se adaptar a ela leva tempo. Muitos erros são cometidos por concurseiros de primeira viagem, mas aqui iremos apontar algumas dicas para evitar erros básicos.

Escolher uma área, organizar e planejar os métodos de estudos, fazer revisões, traçar metas e objetivos, buscar uma fonte de motivação, enfim. São várias as atitudes que podem ser tomadas na assertividade do estudo.

Escolha a área que deseja focar

Ter uma direção é uma estratégia importante, pois não adianta atirar para todos os lados sem uma preparação objetiva. Existem concursos para as áreas de tribunal, educação, saúde, bancário, polícia, legislativo, dentre muitos outros. Então, para começar, defina uma área que tenha mais afinidade com você, avalie as disciplinas onde você tem mais facilidade de aprender e comece por ai.

Cada área de concurso vai exigir de você um conhecimento especifico. Por isso não é assertivo focar em todas as áreas. Você pode prestar vários concursos e deve, mas identifique uma área afim e foque nela.

Aprenda a ler o edital

Essa é uma dica valiosa e, infelizmente, o erro persiste em concurseiros experientes. Inclusive pessoas são pagas para destrincharem o edital, mas você não precisa disso.

Aprenda a ler o edital, não foque apenas no cargo e no salário, analise-o como um todo. Verifique as possibilidades de ser chamado, se há cadastro de reserva para algum cargo, as funções, o que será cobrado especificamente.

Leia todo o edital, todas as informações de que precisa estão lá. Além disso, acompanhe todas as retificações na página da banca organizadora ou, se for o caso, nos diários oficiais ou outros meios.

Antecipe-se à publicação do edital

Um erro comum dos iniciantes em concursos públicos é esperar que os editais sejam publicados para dar início aos estudos. Não!

Antecipe os seus estudos à publicação do edital, até porque após a publicação, o tempo para realização do concurso é pequeno, em geral de dois a três meses, e esse tempo não é o suficiente para a sua preparação.

Então, comece antes, pegue editais antigos e veja o que foi cobrado e já comece os seus estudos. Já esteja preparado quando o edital for publicado.

Organize e planeje suas atividades

Após definir a área de concurso que irá focar, trace um plano de estudos. Nele você pode definir os assuntos necessários a serem vistos e o tempo necessário para cada um. Além disso, destine um tempo do seu dia especifico para estudar e não apenas quando der. Faça dos seus estudos uma rotina, uma constância. Destine o tempo também para revisar todo o material e para resolver questões.

Defina o material que irá usar para estudar

Existem várias possibilidades para estudar: livros, apostilas, vídeo aulas, resolução de questões, cursinhos preparatórios etc. Dentre essas opções defina aquelas que são possíveis de serem mantidas e as que representam um maior desenvolvimento seu enquanto estudante.

Conheça-se ao ponto de identificar onde o seu rendimento é maior. Defina o meio dos seus estudos e comece a estudar.

Motive-se

Para iniciar suas atividades nos estudos é importante que esteja motivado e focado, que tenha definido o motivo pelo qual escolheu prestar os concursos públicos e que lembre sempre dele quando a rotina apertar e a vontade for de desistir.

Respire concursos, esteja perto de pessoas que queiram o mesmo que você. Estude em grupo, assista vídeos motivacionais com histórias e sucesso em concurso.

Faça revisões e resolução de questões

Essa é uma dica valiosa que você que está começando ainda não saiba: fazer revisões e resolver questões é a parte fundamental dos estudos. Por isso, é importante definir no seu planejamento os dias destinados a essas atividades.

Consulte provas antigas para o órgão que você pleiteia a vaga, bem como da banca organizadora responsável pela organização do concurso. Todas essas questões te darão um direcionamento de como o assunto pode ser abordado em sua prova.

Trace metas e objetivos

Coloque no papel quais são suas metas e objetivos e reveja-os sempre. É importante ter metas e objetivos, pois são eles que vão te devolver o gás quando algum desânimo bater, ou, quando alguma reprovação acontecer.

Trace suas metas e crie mecanismos para conquistá-las.

Descanse

Assim como a intensificação dos estudos, o descanso também é fundamental. É no bom sono que iremos assimilar e guardar as informações absorvidas ao longo do dia.

Sem o devido descanso a absorção do conteúdo não será eficiente. Tenha um bom sono, invista em chás calmantes, caso necessário, pratique atividades físicas, que também irão auxiliar no processo de bom sono.

Ajuste o seu método

Se acontecer alguma reprovação, melhor que se lamentar, é o candidato examinar o que deu de errado, o que faltou para atingir o objetivo naquele concurso, realizar as correções que são necessárias em sua preparação ou na execução na hora de fazer as provas. É importante ir ao próximo concurso com as antigas falhas corrigidas.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos