Como criar o hábito de estudar todos dias

7 dicas para você começar a jornada no mundo dos concursos.

Quem decide entrar no mundo dos concursos tem que estar preparado para dar o melhor de si para alcançar o êxito que almeja: aprovação no concurso público. Para isso, é necessário num primeiro momento, fazer o plano de estudos. Não há outro caminho para a aprovação que não passe pelo estudo.

Estudar tem que virar um hábito na vida do concurseiro, tem que fazer parte da rotina de todos os dias. E, para isso, é preciso de força de vontade, pois criar novos hábitos pode ser uma tarefa nada fácil. Pensando nisso, o portal Concursos no Brasil trouxe dicas de como tornar o estudo um hábito, confira:

1 – Defina horários

Para todas as atividades que realizamos durante o dia, temos horários a cumprir, com o estudo não deve ser diferente, é necessário que você comece estipulando um período do dia que será dedicado aos estudos. Nessa fase de testes, procure se conhecer, quais os horários em que o rendimento é melhor, qual a quantidade de horas seguidas consegue estudar.

Enfim, coloque o seu planejamento em evidência e cumpra os horários estabelecidos, de acordo com suas limitações.

2 – Desafie-se

Não desista nos primeiros fracassos, porque eles vão acontecer. O sono vai falar mais alto, os amigos vão chamar para sair, a namorada pra assistir um filme, enfim.

Se você procurar uma desculpa para desistir haverão milhares e podemos até te ensinar algumas bem convincentes, mas enganar a si próprio não vai te fazer alcançar o seu objetivo.

Então, desafie-se. Coloque metas aos seus dias e cumpra-as, se fracassar, tente novamente. Pois uma hora você consegue pegar o ritmo e vai desejar ter começado antes.

3 – Comece já!

Quantas vezes já tentou focar no estudo para concursos públicos e desistiu pela metade? Lembre-se de como vem procrastinando esse caminho, como já devia estar craque na rotina de estudos e fazendo dele um hábito.

Procrastinar não te fará passar no concurso, tomar o primeiro passo e começar a estudar, sim. Comece hoje, comece agora. Tire duas, três horas do seu dia e vá estudar, se atualizar. Veja os concursos que estão abertos, respire concurso público.

4 – Fique perto de amigos que tenham um mesmo objetivo

Existe um ditado popular que nos serve muito bem neste caso: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Quando estamos perto de pessoas com o mesmo objetivo que o nosso, a caminhada pode ser mais fácil e motivada.

Então, procure seus amigos que estão estudando para concurso público, pode procurar que sempre tem. A motivação não vai vir andando com a turma do happy hour que começa na sexta à noite e só termina na segunda de manhã.

O caminho é difícil, mas o destino vale a pena.

5 - Experimente recompensas interessantes

Faça um trabalho psicológico na sua mente. Estudos revelam que nossas limitações começam sempre nos pensamentos, quando negamos a nossa competência em executar determinadas atividades.

Foque sempre nas recompensas futuras “se eu passar em determinado concurso poderei fazer a tão sonhada viagem”, ou “poderei comprar meu primeiro carro”.

Coloque objetivos aos seus planos, lembre-se do porquê de ter seguido esse caminho. Foque nas recompensas futuras todas as vezes que pensar em furar sua rotina.

6 – Estude mesmo quando não tiver concurso em vista

Após a realização de um concurso não pode bater o desânimo e parar de estudar porque não tem nenhum concurso em vista. Lembre-se que estudar tem que ser um hábito, o segredo do sucesso será a constância.

Então, mesmo que não haja nenhum concurso em vista, lembre-se que sempre há matérias em comum a todos os concursos que podem sempre ser revisadas.

Dica: português é uma delas, treinar redação também. E, mesmo que não tenha nenhum edital a vista, lembre-se do seu concurso dos sonhos, você pode estudar para ele mesmo sem edital eminente.

7 – Lembre dos seus objetivos

Todos os dias ao acordar, lembre-se sempre dos seus objetivos. Pense nos planos feitos para quando tiver passado no concurso público, antes de dormir faça a mesma coisa. Isso vai te fazer lembrar que não pode desistir no meio do processo. Que procrastinar trará consequências que você mesmo terá que arcar.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro