Você sabe ler o edital?

Entender do que o edital se trata é de suma importância para conhecer o concurso público que irá prestar.

Este é o primeiro passo para a sua aprovação. O edital nada mais é do que o documento que rege o seu concurso público. Nele estão todas as informações de que você precisa para a realização dele.

Fazer uma leitura incompleta ou incorreta pode amargar uma reprovação. Existem detalhes que fazer a diferença e, neste artigo, você aprender a analisar este documento.

O que é o edital?

O edital é um documento oficial que rege o seu concurso público. O documento é lançado, no mínimo 45 dias antes da realização das provas e nele estão as informações do cronograma do concurso, as regras, os métodos de avaliação, enfim.

É o documento mais importante feito pela empresa contratante ou, a depender do caso, pelo próprio órgão, destinado aos candidatos que irão pleitear as vagas. É a comunicação direta entre o órgão e o estudante.

Conteúdo do edital

No edital o estudante vai encontrar as informações sobre as vagas disponíveis, os locais de atuação, o salário e benefícios ofertados, a validade do concurso, datas de provas, prazos para inscrição etc.

Uma infinidade de informações que precisa ser assimilada pelo candidato. Além de ler todo o edital, é preciso estar atento ao site da empresa organizadora, ao Diário Oficial (conforme a esfera do concurso) ou mesmo ao site do próprio órgão, porque, após a publicação do edital, pode haver retificações, que pode mudar conteúdos chave do edital.

Seja bem informado e fique atento. A sugestão aqui é olhar duas vezes por semana o site da organizadora do concurso.

Quais são os conteúdos mais importantes do edital?

Não existe algo que seja mais importante no edital, porque é necessário saber do que ele se trata como um todo. Os iniciantes em concursos costumam olhar apenas as vagas, o salário, o valor e prazo da inscrição.

Mas não é só isso que o edital vem te informar, ele é importante como um todo, leia-o pelo menos uma vez por inteiro. Esse é o manual para o seu concurso e dominar o edital é o primeiro passo rumo à sua aprovação.

Sites especializados

Uma alternativa excelente que o concurseiro pode contar são os sites especializados em concursos públicos. Eles estão sempre atualizados com os novos concursos disponíveis por região, vaga, remuneração, entre outras informações sempre úteis.

Além disso, ajudam o concurseiro a estar atento a prazos e informações especificas que podem passar despercebidos pelo candidato.

O Concursos no Brasil te deixa informado sobre os novos concursos do país, fique ligado!

Assim, a recomendação é leitura. Não adianta passar por cima das informações do edital, pois você corre o risco de ficar para trás. Então leia com atenção e organize seu tempo conforme as cobranças do edital. Bom estudo!

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro

Especial Concurso BB

Veja mais »