10 dicas para não perder o foco nos estudos

Manter o foco nos estudos é uma tarefa difícil, aqui a gente traz algumas dicas para não deixar que isso aconteça.

Estudar para concursos demanda um gasto de energia e é necessário muita força de vontade para chegar ao objetivo estipulado.

Estar atento aos concursos que tem edital lançado, organizar cronograma de estudo, se exercitar e alimentar-se bem, fazer exercícios... Aqui você confere 10 dicas para melhorar o rendimento nos seus estudos.

1 - Cronograma de estudo

Faça um cronograma com os assuntos que precisam ser estudados e programe os dias em que irá estudar cada assunto. Além do conteúdo, programe o tempo para resolução de questões e revisão.

Leitura de apostilas e assistir a vídeo aulas são excelentes para fixar o assunto. E não esqueça de deixar o tempo para fazer a revisão de todo o assunto.

2 - Estude sempre

Mantenha o hábito de estudar. Tem matérias que são comuns a maioria dos concursos como Português, matemática, informática... então foque nessas matérias quando não tiver nenhum concurso em vista.

E, caso o edital do seu concurso dos sonhos não tiver saído ainda, aproveite o momento para estudar ainda mais. Pegue editais anteriores e estude através deles, as chances de os mesmos assuntos serem cobrados é enorme.

A constância é o segredo do êxito. Não pare de estudar.

3 – Rotina

Tenha a sua rotina definida com todas as atividades que você precisa desenvolver ao longo do dia. Trabalho, tarefas de casa, levar as crianças na escola. Enfim, seja quais as atividades você tem ao longo do dia, enumere-as e estabeleça de acordo com elas, quando que o estudo vai entrar e faça acontecer.

Não permita que coisas supérfluas te desviem do seu foco. Lembre-se: o seu horário de estudo é o seu compromisso com seu futuro.

4 – Fique atento ao edital e retificações

Nele você vai encontrar tudo aquilo que precisa: os assuntos, datas e dias de prova retificações. Estar atento a essas mudanças, bem como destrinchar o edital é de suma importância para ser assertivo nos estudos: as datas do dia da prova podem mudar, assuntos podem ser excluídos então manter-se informado é fundamental.

5 - Foque em um concurso por vez 

Você pode e deve se inscrever para vários concursos, só não se perca nesse caminho de tentar estudar para todos e acabar não conseguindo focar de fato em nenhum.

É muito comum que os estudantes de concurso estejam ávidos a conseguir o êxito no concurso público, por isso acabam se inscrevendo em vários e tentam dar conta de todos os conteúdos.

Em curto prazo isso é humanamente impossível, então foque no concurso que você tenha mais afinidade ou que seja o cargo que de fato almeja, estude todos os conteúdos de forma satisfatória.

Lembre-se: você pode fazer vários concursos em curto espaço de tempo, mas focar em todos é mais difícil. Com a bagagem que você acumula ao longo do tempo, é possível dar conta de alguns assuntos que estão nos editais de quase todos os concursos, quanto aos demais específicos você pode fazer uma revisão rápida quando não há muito tempo.

 6 - Resolva questões 

Sim, destinamos um tópico apenas para isso pela importância que fazer questões terá no seu desempenho. As questões podem ser de concursos anteriores, ou da banca especifica que irá desenvolver o seu concurso público.

Conhecer a banca através de suas questões é fundamental para o seu sucesso: elas costumam ter uma metodologia do que e como cobrar determinados assuntos. Sendo assim, faça questões e identifique os seus erros, assim você terá chances de se sair bem no seu concurso.

 7 - Resumos

Durante o estudo faça pequenos resumos com palavras chave sobre os assuntos mais importantes do seu conteúdo. Escreva ou mesmo grife nas apostilas e livros esses assuntos. O resumo vai te ajudar e muito na hora da revisão a não ‘perder tempo’ com outros assuntos menos importantes.

Além disso, os resumos são dinâmicos e podem ser levados tranquilamente para qualquer lugar. É uma ótima forma de destacar os assuntos que você tem mais dificuldade e estar sempre em contato com ele.

8 - Exercite-se

Sim, o sedentarismo não vai ser seu aliado no desemprenho nos estudos e na hora da prova. Como tudo na vida, é necessário ter uma rotina pré-estabelecida, então inclua alguma atividade física a ela.

Faça uma caminhada, academia, jogue bola, qualquer coisa, mas mexa-se! A atividade física irá te ajudar a ter mais disposição ao longo do dia, te manterá mais alerta e motivado para o estudo. Além de trazer outros tantos benefícios para sua saúde.

9 - Alimente-se bem

Faça uma alimentação equilibrada ao longo do dia e prefira alimentos naturais como frutas, verduras, saladas, ovos e carnes. Quanto melhor você se alimentar, melhor será o seu rendimentos nos estudos. Evite comidas açucaradas e cheias de gordura e terá um excelente benefício para sua estrutura emocional nos estudos e na hora da prova. Tenha sempre a mão lanches rápidos e saudáveis.

10 - Bons exemplos

Talvez você tenha um amigo ou parente que conseguiu a tão sonhada estabilidade financeira através de um concurso público. Se não, procure alguns dos milhares casos que são compartilhados na internet.

Pessoas que trabalham, fazem faculdade ou não tem tantos recursos para investir em estudo e ainda assim conseguiram se dedicar aos concursos. Afaste-se de pessoas que te desviam do seu objetivo, lembre-se que as renúncias são passageiras, mas os frutos serão colhidos por toda a vida com a estabilidade do seu emprego público.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro