Aprenda a lidar com a frustração

Veja 5 dicas básicas para superar as frustrações.

Comumente traçamos objetivos para as nossas vidas, seja juntar mais dinheiro, fazer dieta, praticar atividade física, focar nos estudos, dentre outras. E quando os planos não saem de acordo com aquilo que foi planejado? Como você lida com os tropeços e as frustrações?

De fato é muito ruim fugir dos planos traçados. A sensação de fracasso é inevitável, mas aprender a recomeçar diante dos tropeços é a maior força que você pode apresentar.

Saiba como fazer isso.

1. Traçando objetivos

Essas promessas a gente costuma fazer quando começa o ano, porque existe a expectativa de que consigamos fazer tudo diferente quando o ano se inicia, mas ele passa rápido. E como andam os planos que você traçou para este ano?

Traçar objetivos são essenciais para a nossa vida, é a partir deles que podemos dar um sentido para as nossas ações. Escreva no papel aquilo que deseja conquistar e, a partir disso coloque as ações que você precisa ter para conquistar o seu objetivo.

Essa é uma conta simples e, traçando seus objetivos será mais fácil de conquistá-los.

2. Mude os rumos

Não sabemos lidar com os tropeços, mas é necessário aprender. Quando, logo após uma prova de concurso público, ao conferir o gabarito, as suas expectativas não são atendidas, é de fato um choque grande, uma frustração e uma realidade com a qual você não gostaria de lidar, mas deve.

Aprenda a mudar os rumos, se aquele concurso não deu, parta para outro, não canse de tentar e de se arriscar. Aprenda a sempre que precisar, a mudar os seus rumos.

3. Aprenda a recomeçar

A vida é feita de recomeços diários, existe sempre a possibilidade de mudar e fazer melhor. Com os erros fica até mais fácil, analise-os mas não seja prisioneiro deles, os erros nada mais são do que oportunidades de fazer diferente e não cometê-los mais.

Tente um novo concurso, uma nova área, tente estudar de maneira diferente, não espere ter outros resultados fazendo tudo sempre igual.

Identifique suas falhas, quais as matérias que o desempenho foi mais fraco e treine, treine muito. É assim que você fica mais forte, corrigindo os erros e, assim chegará mais forte no próximo. Não desanime!

4. Trace novos planos

Se os planos definidos inicialmente não deram certo, o que te impede de fazer novos? A vida é assim mesmo, nem sempre as coisas vão sair da forma como desenhamos e esperamos, ainda que nos esforcemos para isso.

Ao invés de se lamentar pela chance perdida, descubra novas possibilidades e trace novos planos. A partir deles você vai sustentar toda a sua nova rotina, e nem se lembrará do impacto causado pelo tropeço anterior.

5.Tenha novos objetivos

A vida é cíclica e podemos sempre mudar ou pensar diferente ou querer outras coisas. Quando algum objetivo for alcançado, aprenda a não parar.

Tenha novos objetivos na vida quando fracassa ou quando os alcança, a vida precisa de gás, precisa de motivação e ela só tem sentido quando existe algo pelo qual lutar.

Seu objetivo é ter um carro melhor? Ótimo! Ou comprar sua casa própria, ou emagrecer 10 quilos, ou ser juiz, promotor, dançarino. Seja lá o que for, mantenha o foco e lute por aquilo que é importante, abra mão de prazeres temporários por aquilo que você mais quer na vida. Te garanto, vale a pena. E se as coisas não forem como você planejou, aprenda a se levantar.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro

Especial IBGE

Veja mais »