Dicas para quem vai fazer as provas da EsPCEx

Algumas dicas práticas sobre como passar nas provas da EsPCEx. Comece agora mesmo!

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realiza anualmente seus concursos, com vagas tanto para homens quanto para mulheres. O pedido de inscrição geralmente pode ser feito por meio do sítio eletrônico da EsPCEx

Com salários bem atrativos, a concorrência será mais uma vez bastante acirrada e por isso é mais do que importante se preparar bem. Os candidatos serão testados com relação ao conhecimento em língua portuguesa, redação, física, química, matemática, história e inglês.

Para ajudar você a se preparar para este importante concurso, separamos aqui algumas dicas práticas sobre como passar nas provas da EsPCEx. Comece agora mesmo!

1. Organize seus estudos

O ideal é montar um cronograma separando os dias que tem até a realização da prova e a quantidade de matérias. É preciso focar 100% do seu horário livre para estudar, sem deixar de lado as pausas para descansar, se alimentar bem e mesmo para atividades físicas.

De forma geral indica-se que os candidatos deixem a mesma quantidade de tempo para cada matéria. Porém, se você tem alguma dificuldade em alguma em especial, dedique mais tempo a ela.

2. O que estudar

O conteúdo de cada disciplina está indicado no edital e é bastante extenso. Cai praticamente tudo que foi estudado no ensino médio, por isso não será nada fácil (quem participou com êxito do último ENEM pode ter um estímulo a mais!). Além do mais, não tem como saber, com certeza, quais assuntos "cairão", já que a prova muda bastante todos os anos. Mas de forma geral, alguns conteúdos costumam se repetir:

* Em matemática foque bastante em conjuntos, funções do segundo grau, logaritmos, matrizes e potenciação.

* Em geografia há que aposte sobre as anomalias climáticas como El niño, La niña, Estrutura e dinâmica da terra e geopolítica. Foque bastante nos estudos sobre crescimento populacional, urbanização brasileira e problemas urbanos.

* Com relação ao português, tenha atenção total à nova gramática, semântica, morfologia das palavras e claro, análise sintática. A redação também merece atenção especial: fique de olho nos assuntos do momento, quais são os temas mais discutidos pelas revistas e pela mídia, pratique muito.

* Em física, dedique um bom tempo ao estudo dos conceitos de cinemática, termologia, óptica, ondas e eletricidade.

* Na área de química, dedique tempo às propriedades da matéria, estrutura atômica, reações e ligações químicas, funções orgânicas e inorgânicas e o comportamento dos gases.

* Com relação à história, dê uma boa estudada no período feudal, Absolutismo e Mercantilismo, Renascimento, Iluminismo e dedique-se às revoluções inglesas que marcaram o mundo. Também fique atento a Primeira e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria e a história do Brasil, até os dias atuais.

* Em inglês, foque na interpretação de texto, significado das palavras e claro, funções gramáticas como possessive adjectives, pronouns, determiners e quantifiers.

Lembre-se que português e matemática possuem peso maior, portanto não tem como bobear nestes dois quesitos. Outra dica é se ligar em tudo que está acontecendo no país, que pode surgir em interpretações de texto, como base para questões de outras matérias e até na redação.

3. Resolva provas anteriores

Resolver as provas anteriores é uma das melhores formas de se preparar. Afinal, é possível compreender qual é o ritmo da prova, como as respostas são apresentadas e o tipo de assunto que costuma ser repetido com o passar dos anos.

Para acessar as provas anteriores, acesse este link: http://www.espcex.ensino.eb.br/index.php/provas-anteriores

Saiba mais sobre o ingresso na EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

  • ser brasileiro nato, ambos os sexos;
  • possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22(vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. (Informações do Exército Brasileiro).

Tópico: Exército

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos